Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Una construcción en España, por Ardummy

(12-02-2016, 23:28)Ardummy Wrote:  
(12-02-2016, 19:04)Werk_AG Wrote:  
(12-02-2016, 18:00)Ardummy Wrote:  Una cosa entre los pines de la placa entrada Pv Cell hay una tension maxima de 1,71v. ¿ Me podeis indicar que estoy haciendo mal ?

Olá

Olhando na imagem, e pelos valores de tensão que indicas parece-me que estás a ligar à placa uma célula solar que não é a que foi fornecida. A célula fornecida já inclui a Rsh (Resistencia de Shunt), calculada em função dessa mesma célula. Não podes ligar uma qualquer célula solar, à entrada da placa.
Este deve ser o problema.
Os valores de tensão à entrada da placa num dia com bastante sol devem ser da ordem dos mV, nunca mais de 150mV com a célula fornecida.

(12-02-2016, 18:00)Ardummy Wrote:  Adjunto foto del acabado final del receptor WD.

Tal como a montagem do RX, está com muito bom aspecto.
Obrigado pela imagem e por teres colocado o logo do WeatherDuino Pro2. Smile

Gracias por la aclaracion me voy a leer el articulo donde se calcula la resistencia Rsh a ver si soy capaz de allar el valor correcto ..... Si no la otra opcion es pedir la placa + la celula fotovoltaica ya montada y ajustada.
Saludos

Procura ler o artigo com calma e certamente descobrirás como.
Uma das partes difíceis é precisamente determinar a Rsh correcta para manter a celula na zona linear.
Se já tens o circuito feito, e caso precises posso enviar-te só a célula já com a Rsh instalada, e dar-te o valor para o qual deves ajustar a resistencia váriavel do teu circuito.

Reply

(13-02-2016, 02:32)Werk_AG Wrote:  
(12-02-2016, 23:28)Ardummy Wrote:  
(12-02-2016, 19:04)Werk_AG Wrote:  
(12-02-2016, 18:00)Ardummy Wrote:  Una cosa entre los pines de la placa entrada Pv Cell hay una tension maxima de 1,71v. ¿ Me podeis indicar que estoy haciendo mal ?

Olá

Olhando na imagem, e pelos valores de tensão que indicas parece-me que estás a ligar à placa uma célula solar que não é a que foi fornecida. A célula fornecida já inclui a Rsh (Resistencia de Shunt), calculada em função dessa mesma célula. Não podes ligar uma qualquer célula solar, à entrada da placa.
Este deve ser o problema.
Os valores de tensão à entrada da placa num dia com bastante sol devem ser da ordem dos mV, nunca mais de 150mV com a célula fornecida.

(12-02-2016, 18:00)Ardummy Wrote:  Adjunto foto del acabado final del receptor WD.

Tal como a montagem do RX, está com muito bom aspecto.
Obrigado pela imagem e por teres colocado o logo do WeatherDuino Pro2. Smile

Gracias por la aclaracion me voy a leer el articulo donde se calcula la resistencia Rsh a ver si soy capaz de allar el valor correcto ..... Si no la otra opcion es pedir la placa + la celula fotovoltaica ya montada y ajustada.
Saludos

Procura ler o artigo com calma e certamente descobrirás como.
Uma das partes difíceis é precisamente determinar a Rsh correcta para manter a celula na zona linear.
Se já tens o circuito feito, e caso precises posso enviar-te só a célula já com a Rsh instalada, e dar-te o valor para o qual deves ajustar a resistencia váriavel do teu circuito.

Muchas gracias por la ayuda te puedo decir que he calculado la Rsh y para mi celula me da un valor de 44,4 Ohm ahora mismo me esta marcando una potencia solar de unos 100w pero cielo muy nublado y dependiendo de la luminosidad va el valor aumentando o disminuyendo (es un buen comienzo ) ahora solo me falta con un dia soleado a ver que pasa ¡¡¡ Os mantendre informado ¡¡¡

Gracias Werk_AG por tu gran ayuda.
Reply

Eu não sei que célula estas a usar, mas um valor de 44.4 Ohm parece-me muito alto. A célula deve funcionar praticamenete em curto-circuito, pois só nessa zona de funcionamento a corrente produzida é proporcional à radiação solar. Dependendo da célula, normalmente o valor para Rsh deverá situar-se entre 0.75 Ohm e 2 Ohm.

Tenta usar uma célula de no máximo de 2V, e que tenha uma corrente de curto-circuito até 150mA. De preferência monocristalina, têm uma melhor resposta ao nascer e pôr do sol.

Reply

Werk_AG ,tienes toda la razon esa resistencia 44.4 Ohm era de prueba y sin sol , ayer estuve haciendo pruebas y al final de la tarde salio el sol y puede comprobar que esa resistencia de 44,4 Ohm no era correcta .... Ahora tengo colocada una de 5 Ohm y una tension maxima con el sol dando de lleno en la celula de 1v entre ADC0 y GND..... ¿Una pregunta si consigo como bien dices una tension de maxima de 1.1v a la salida (entre ADC0 y GND) se puede decir que esta ajustada mas o menos bien ?.

Gracias por tu ayuda.
Reply

Acho que estás no bom caminho, mas acredito que ainda vais alterar o valor da Rsh.
Quando instalares o sensor, não esqueças que a célula deve ser montada em posição horizontal virada para o céu, não para o sol.

Cumprimentos Cool

Reply

Perfecto muchas gracias por la ayuda, he pedido resistencias de 1,8 Ohm y tambien de 0,33 oHm para poder hacer más pruebas.

Muchas Gracias.
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)