Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Novato - Algumas dúvidas ...

Estou sempre a falar da RX.
O VP1 está aberto pois não instalei o Switch.
Em que parte do código é checado o estado do VP1 ou o reset é por Hardware?
Reply

Todos os Arduino Nano, fazem auto reset sempre que é aberta ou ligada a porta COM (activada a ligação USB). O switch VP1 comuta um pequeno circuito para impedir esse comportamento.
Nada no código checa o estado do switch VP1.

Mas independentemente do estado do switch VP1, depois de fazer o upload do software para o arduino, deverá pelo menos visualizar no LCD uma mensagem inicial, a menos que a falta do modulo BMP esteja a bloquear alguma coisa.
O ideal será começar a testar o sistema quando estiver mesmo completo.

Reply

Ok, obrigado.

Pois o BMP180 é também I2C e não está lá, pode estar a causar algum problema ...

O estranho é que o LCD liga, o display fica iluminado, inclusive quando faço reset no Arduino, ele pisca quando é novamente iniciado (pode ser o corte de alimentação), mas nem um caracter é mostrado.
Estou a ver que tenho um LCD morto à chegada. Tenho por cá um UNO e vou fazer uns testes.
Reply

Na verdade eu nunca testei qualquer sistema sem ter todas as peças montadas. É possível que quando o sistema tenta inicializar o modulo BMP não o encontrando, bloqueie aí. Nunca testei isso.
Se tivesse por aqui à mão uma unidade RX sem o modulo BMP, testava isso agora, mas não tenho.

Reply

Obrigado mais uma vez.

Entretanto novidades:

Fiz um sketch com exemplo para teste no Arduino Mega que tenho para testes, e depois de algumas tentativas, lá consegui ver qualquer coisa no LCD. Tenho ideia que eventualmente possa ter sido o contraste (básico), mas mexi tanto que já não sei.
Agora a melhor parte, voltei a montar o LCD na RX, e lá aparecia a mensagem de boas vindas do sistema. Retirei os coments do update_display e comecei a ter a informação do DTH22 no display.
Entretanto coloquei um jumper no VP1, e iniciei o Cumulus que também já recebe a informação disponivel (Temp e Hum).
Concluindo o sistema funciona mesmo sem o BMP180.

Agora as dúvidas:

Gostava de saber exactamente a função do VP1 (pensei que fosse um On/Off do sistema), e se é possível colocar um switch iluminado. Aparentemente um que cá tinha não fica iluminado quando colocado em ON, não sei se será a tensão.
Quanto à função do PB1, é um Hard Reset?
O LED do RX, serve para apenas para monitorizar o envio de pacotes para o Cumulus, ou tem outra função?

Abraço.
Reply

Acontece que esta coisa funciona mesmo...

Obrigado por referir que a ausencia do BMP não bloqueia a execução do código, como disse anteriormente, nunca tinha feito esse teste. De modo geral só coloco as unidades em funcionamento depois de totalmente concluídas.

Quote:Gostava de saber exactamente a função do VP1 (pensei que fosse um On/Off do sistema), e se é possível colocar um switch iluminado. Aparentemente um que cá tinha não fica iluminado quando colocado em ON, não sei se será a tensão.

Já o disse um ou dois tópicos atrás.
Não aconselho mesmo a que tente colocar um switch iluminado nesse circuito, nem me parece necessário. A maior parte do tempo esse switch estará na posição ON, só sendo necessário colocá-lo em OFF quando se pretende fazer upload do software para o Arduino (com ele em ON, não se consegue enviar software)

Quote:Quanto à função do PB1, é um Hard Reset?
A função deste botão de pressão (este não é um switch) tambem se encontra descrita no fórum em vários tópicos. Ele permite comutar entre diversa informação mostrada nos display's, dependendo do display usado. No caso dos LCD 20x4, comuta apenas entre o display normal e um outro com informação sobre a unidade TX0 (voltagem da bateria, temperatura no interior da caixa de alojamento (TMP36), etc, etc). O mehor é experimentar por si mesmo.

Se pensa colocar a unidade RX numa caixa, seria bom colocar um comutador para o VP1 e um botão de pressão para o PB1. Nas minhas, coloco tambem os led's no painel frontal.

Quote:O LED do RX, serve para apenas para monitorizar o envio de pacotes para o Cumulus, ou tem outra função?

Apenas para isso, mas acredite que é importante poder visualizar que esses pacotes estão a ser enviados.

Uma parte já está quase! Depois vem a TX Smile

Reply

Obrigado pela informação.

Nos meus projectos normalmente ponho sempre switch's iluminados e por isso tenho por aí alguns em stock, mas sendo assim vou colocar um on/off simples.

O TX também está quase, falta-me apenas o L7809 e a resistência 3k que não tenho em stock (só 2.7 e 3.3k), mas este não posso testar enquanto não tiver o regulador de voltagem. Já fiz um RS com pratos de vasos de 15cm e porcas de cravar com 1 cm a fazer de separador, que julgo ter ficado interessante (o sht11 já chegou). Mas falta-me os sensores da fine offset, que não sei ainda se mando vir da Astroradio de quem sou cliente de outro hobbie (RA), ou mando vir da Maplin via ukpostbox.com. No que respeita à Maplin e ao sensor de velocidade de vento eles têm mais que uma versão e não sei qual a compativel. De qualquer forma se vier da Maplin, pelo preço mando vir mais que um para o caso de alguma falha.
Reply

Já começo a ficar curioso por fotos do projecto, que acredito irá ficar interessante...

Quanto ao sensores de velocidade de vento disponiveis na maplin, de facto eles têm três versões, eu creio que tanto o N96GY como o N96FY são compatíveis (já me disseram que diferem apenas na cor do plástico), já em relação ao N25FR, até pode ser que dê, mas pelo menos no aspecto é um pouco diferente dos utilizados nas estações PCE.

Os meus tenho comprado na Astrorádio, mas a última vez que visitei a loja não tinham sensores de velocidade do vento disponiveis para entrega.

Reply

Estive a ler o código e verifiquei que existe uma variável que permite controlar a emissão (relay) por parte da RX, mas essa variavel (TX_relay), não está na area de configuração do software, e pode tomar valores conforme outras configurações.
Existe contudo uma situação que não me parece estar acautelada, que é a de evitar que o modulo TX emita, quando não temos nenhum WD para receber, inclusive quando podemos nem ter nenhuma antena de emissão, correndo o risco de queimar o modulo de TX.

Existe alguma razão para essa variavel não estar na configuração?
Reply

(25-05-2015, 21:28)jomimota Wrote:  Estive a ler o código e verifiquei que existe uma variável que permite controlar a emissão (relay) por parte da RX, mas essa variavel (TX_relay), não está na area de configuração do software, e pode tomar valores conforme outras configurações.
Existe contudo uma situação que não me parece estar acautelada, que é a de evitar que o modulo TX emita, quando não temos nenhum WD para receber, inclusive quando podemos nem ter nenhuma antena de emissão, correndo o risco de queimar o modulo de TX.

Existe alguma razão para essa variavel não estar na configuração?

Devo começar por dizer que tenho toda a disponibilidade para tentar ajudar seja quem for que necessite de qualquer ajuda para colocar o sistema WeatherDuino Pro2 a funcionar, mas por outro lado, não estou minimamente disponível para discutir as opções tomadas na execução deste projecto.
Ainda assim, tentando responder:

Na actual versão existiram sim razões para que não pretendesse que essa opção pudessse ser fácilmente desactivada. Acrescento a info, de que a futura versão do software inclui já nas opções de configuração a opção para activar ou desactivar a função de retransmissão de dados.

Quanto à questão das cautelas:
Eu parto do principio que quem está a montar um sistema destes sabe o que está a fazer, e se instala o modulo TX, irá tambem instalar uma antena, além disso o modulo TX dificilmente irá queimar por não ter uma antena ligada.

Se a questão era eficiência do código... porque há-de o software executar uma rotina (a de envio quando não hà modulo TX) que não produz qualquer resultado... já tem a resposta. Era necessário para fins de teste, que essa rotina fosse sempre executada em todos os sistemas actuais, agora já não é mais, pelo que, e como já disse acima, na proxima versão, será possível desactivá-la.

Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)