Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Novato - Algumas dúvidas ...

(26-05-2015, 01:04)Werk_AG Wrote:  Devo começar por dizer que tenho toda a disponibilidade para tentar ajudar seja quem for que necessite de qualquer ajuda para colocar o sistema WeatherDuino Pro2 a funcionar, mas por outro lado, não estou minimamente disponível para discutir as opções tomadas na execução deste projecto.

O objectivo não era nem é questionar qualquer opção tomada na concepção do projecto mas sim tentar perceber o seu funcionamento.

Fiquei esclarecido. Obrigado.
Reply

Hoje estive mais uma vez de volta do meu Radiation Field e decidi tirar umas fotografias para pedir a vossa opinião:

A câmara:
(ainda falta pensar como colocar o sensor lá dentro sem ser a dançar ...)

[Image: s7oWBap.jpg]

As porcas de separação dos pratos:

[Image: FxyXovh.jpg]

A fan:

[Image: wzyunbZ.jpg]

E por fim uma visão do conjunto:

[Image: pa4mrYw.jpg]

Agradeço comentários, sobretudo sobre o que possa estar mal ou possa vir a ser melhorado.
Reply

De repente até parecia o meu quando estava a ser construido, com os mesmos espaçadores e tudo, mas vendo bem, os seus pratos parecem melhores e não preciam ser pintados. Nunca encontrei pratos brancos, que coisa hein.... SmileSmileSmile

O que usei como câmara para o sensor, foi uma dessas formas plásticas que costumam vir nos queijos frescos. Fiz-lhe apenas mais uns furos na parte inferior, para melhorar o fluxo de ar aspirado. Depois simplesmente envolvi a placa do sensor numa tela plástica de malha muito fina (para evitar que algum bicharoco se fosse aninhar no sensor, as aranhas são terríveis), e coloquei-o dentro dessa forma.

Reply

(28-05-2015, 02:51)Werk_AG Wrote:  De repente até parecia o meu quando estava a ser construido, com os mesmos espaçadores e tudo, mas vendo bem, os seus pratos parecem melhores e não preciam ser pintados. Nunca encontrei pratos brancos, que coisa hein.... SmileSmileSmile

O que usei como câmara para o sensor, foi uma dessas formas plásticas que costumam vir nos queijos frescos. Fiz-lhe apenas mais uns furos na parte inferior, para melhorar o fluxo de ar aspirado. Depois simplesmente envolvi a placa do sensor numa tela plástica de malha muito fina (para evitar que algum bicharoco se fosse aninhar no sensor, as aranhas são terríveis), e coloquei-o dentro dessa forma.

Por cá também tive que usar pratos pintados (diga-se de passagem que a tinta está a dar sinais que vai começar a descascar).
Só me faltou mesmo colocar algo a impedir a entrada de aranhas e respectivos parentes ... bem pensado Werk_AG!
Reply

(28-05-2015, 02:51)Werk_AG Wrote:  De repente até parecia o meu quando estava a ser construido, com os mesmos espaçadores e tudo, mas vendo bem, os seus pratos parecem melhores e não preciam ser pintados. Nunca encontrei pratos brancos, que coisa hein.... SmileSmileSmile

Acho que já pus a "pata na poça"! O ar é aspirado? Quer dizer que a Fan tira ar do RS ou empurra ar para dentro do RS? O meu estar a por ar dentro do RS.

Em relação aos furos da parte de baixo, é no prato de fundo, ou na forma do queijo?
Se for na forma como dá a entender, esta não está colada ao fundo e estará suspensa, certo?

Obrigado.

PS: quanto aos pratos foi super fácil, há nos chineses aqui em Torres Vedras.
Reply

(28-05-2015, 08:49)jomimota Wrote:  Acho que já pus a "pata na poça"! O ar é aspirado? Quer dizer que a Fan tira ar do RS ou empurra ar para dentro do RS? O meu estar a por ar dentro do RS.

Em relação aos furos da parte de baixo, é no prato de fundo, ou na forma do queijo?
Se for na forma como dá a entender, esta não está colada ao fundo e estará suspensa, certo?

Obrigado.

Se a memória não me falha - mais alguém irá certamente dizer algo - o ar deve mesmo ser aspirado, ou seja, a Fan irá "buscar" ar ao exterior sendo que a fan deverá estar em cima e o sensor em baixo.
Os furos que o Werk_AG referiu devem ter sido feitos na forma do queijo pois se for o que penso, será tapado numa das extremidades e daí a "necessidade" de lhe fazer alguns furos para circulação do ar.

Parece que vai ser necessário colocar a fan a andar em modo reverse Big Grin

Se ajudar, na construção do meu RS, baseei-me neste:
http://users.otenet.gr/~meteo/project_ra...hield.html
Reply

Bom Dia,

Esses espaçadores são usados para quê? Isto, como é que se podem encontrar?

Pessoalmente tenho usado porcas de aço zincado. Fica robusto na medida em que cada porta tem o seu próprio aperto mas com o tempo enferrujam.

Quanto ao resto há de facto um certo consenso quanto à ventoinha dever aspirar o ar para fora.

Ainda em relação à aspiração, eu tentaria fazer com que esta fosse feita a partir do fundo, evitando puxar ar lateralmente sobre os pratos aquecidos pelo Sol.

Creio que num escudo aspirado a função dos pratos em redor é sobretudo manter a sombra e menos deixar o ar passar (pelo menos não para a câmara do sensor, quanto muito em redor desta seguindo a tendência ascendente do ar quente).

Uma "moda" que eu adoptei foi embutir a ventoinha dentro da câmara do sensor, sendo esta redonda, através do desgaste da moldura plástica da mesma.
Reply

(28-05-2015, 09:04)meteoestarreja Wrote:  
(28-05-2015, 08:49)jomimota Wrote:  Acho que já pus a "pata na poça"! O ar é aspirado? Quer dizer que a Fan tira ar do RS ou empurra ar para dentro do RS? O meu estar a por ar dentro do RS.

Obrigado.

Se a memória não me falha - mais alguém irá certamente dizer algo - o ar deve mesmo ser aspirado, ou seja, a Fan irá "buscar" ar ao exterior sendo que a fan deverá estar em cima e o sensor em baixo.
Os furos que o Werk_AG referiu devem ter sido feitos na forma do queijo pois se for o que penso, será tapado numa das extremidades e daí a "necessidade" de lhe fazer alguns furos para circulação do ar.

Parece que vai ser necessário colocar a fan a andar em modo reverse Big Grin

Se ajudar, na construção do meu RS, baseei-me neste:
http://users.otenet.gr/~meteo/project_ra...hield.html

A Fan ir buscar ar ao exterior e enviá-lo para a camara é a situação que tenho, pois vi num esquema que o ar é enviado de cima para baixo pela Fan em direcção ao sensor. Contudo pelo senso comum o aspirar deveria ser ao contrario ou seja a fan puxa o ar de dentro da camara do sensor e envia para o exterior. Estou a ficar confuso ... Big Grin

Em relação à forma de queijo a lógica será esta cobrir o sensor e assenta no prato do fundo, sendo por isso necessário abrir buracos para o sensor não ficar isolado, será isso?

Obrigado.
Reply

(28-05-2015, 10:49)hvalentim Wrote:  Bom Dia,

Esses espaçadores são usados para quê? Isto, como é que se podem encontrar?

Pessoalmente tenho usado porcas de aço zincado. Fica robusto na medida em que cada porta tem o seu próprio aperto mas com o tempo enferrujam.

Neste caso usei porcas de cravar M3 / varão roscado M3. No fundo esta porca, tem rosca em cerca de 1/4 do comprimento, sendo que o restante é usado após esta estar enroscada, para apertar, cravando, evitando assim que se desenrosque.
Reply

(28-05-2015, 13:46)jomimota Wrote:  esta porca, tem rosca em cerca de 1/4 do comprimento, sendo que o restante é usado após esta estar enroscada, para apertar, cravando, evitando assim que se desenrosque.

OK. Isso é interessante. Sobretudo porque usando porcas normais o processo de enroscar é moroso e francamente chato (dígamos 3 porcas * 3 varões = 9 * 11 pratos = para cima de uma centena de porcas, a enroscar, de cima para baixo num varão de 20-30cm).
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)