Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Leitura de 19954.3 mm/m2 Pluviómetro FineOffset
#1

Boa tarde,

A unidade RX reverte-me sempre dar uma leitura inicial de 19954.3 mm/m2 de chuva, com um Pluviómetro FineOffset ligado à TX0.

As leituras comunicadas ao Cumulus estão correctas. É só o display que não faz sentido (vai somando a chuva aos 19943,3).

Relativamente ao ajuste das direcções do catavento c/ o potenciómetro. Sem mexer neste (presumo que de fábrica venha a meio) parece estar a funcionar menos mal. Na vossa experiência têm feito algum ajuste? Para mais ou para menos resistência?

Obrigado
Reply
#2

(16-04-2015, 19:10)hvalentim Wrote:  Boa tarde,

A unidade RX reverte-me sempre dar uma leitura inicial de 19954.3 mm/m2 de chuva, com um Pluviómetro FineOffset ligado à TX0.

As leituras comunicadas ao Cumulus estão correctas. É só o display que não faz sentido (vai somando a chuva aos 19943,3).

O display está a indicar a pluvosidade total que caiu na sua localização, arredores e quiça no país, desde o ano zero! Smile

Se já tem o relógio certo (o que deverá acontecer assim que liga com o Culumus) deixe o sistema ligado até passar a meia-noite, verá que a partir daí, não lhe vai aparecer mais esse valor no display.
Depois diga alguma coisa.


(16-04-2015, 19:10)hvalentim Wrote:  Relativamente ao ajuste das direcções do catavento c/ o potenciómetro. Sem mexer neste (presumo que de fábrica venha a meio) parece estar a funcionar menos mal. Na vossa experiência têm feito algum ajuste? Para mais ou para menos resistência?

Obrigado

Pelo sim pelo não, recomendo-lhe que verifique ou ajuste o valor para o mais próximo possível de 10K.

Reply
#3

(16-04-2015, 22:09)Werk_AG Wrote:  deixe o sistema ligado até passar a meia-noite, verá que a partir daí, não lhe vai aparecer mais esse valor no display.

Confirma. C/ a passagem da meia-noite o valor "fantasma" no display desaparece.


Quote:Pelo sim pelo não, recomendo-lhe que verifique ou ajuste o valor para o mais próximo possível de 10K.
Parece-me obter melhores resultados com a ranhura do indicador uma largura (da própria ranhura) antes (i.e., à esquerda) do traço que deve indicar o meio (falamos de um pot de 20K).

Por alguma razão a direcção ENE é a mais problemática.
Reply
#4

(22-04-2015, 00:54)hvalentim Wrote:  Parece-me obter melhores resultados com a ranhura do indicador uma largura (da própria ranhura) antes (i.e., à esquerda) do traço que deve indicar o meio (falamos de um pot de 20K).

Por alguma razão a direcção ENE é a mais problemática.

Um ligeiro ajuste de R8 pode permitir resultados mais precisos, é até um procedimento recomendado, já descrito algures no forum. É exactamente por essa razão que é utilizado em R8 uma resistência váriável em vez de uma fixa de 10K.

Reply




Users browsing this thread: 1 Guest(s)