16-05-2015, 12:57
Novato - Algumas dúvidas ...
Na board o grafismo é simétrico e não ajuda.
Não me lembro qual é qual, lamento.
Não me lembro qual é qual, lamento.
16-05-2015, 14:19
Boas, qual é a placa?
Um dos pinos (placa) estará a fazer contacto com o groud (como que a pista maior/larga que corre toda a placa) e o outro pino terá apenas uma pista bastante fina. A pista "grossa" será o negativo e a fina o positivo.
Isto falando sem saber qual a placa, espero que ajude.
Um dos pinos (placa) estará a fazer contacto com o groud (como que a pista maior/larga que corre toda a placa) e o outro pino terá apenas uma pista bastante fina. A pista "grossa" será o negativo e a fina o positivo.
16-05-2015, 15:06
(16-05-2015, 14:19)meteoestarreja Wrote: Boas, qual é a placa?
A board que estou a falar é a TX, pois vou soldar os LED's directamente.
No caso do LED da FAN, ele vem do positivo da alimentação da FAN e depois o outro pino está ligado à R2, o que confirma, penso eu, a figura que publiquei anteriormente. O TXLED, recebe o positivo do FANLED e liga o negativo ao Condensador 5 (ou seja o que liga ao C5, será o catodo).
Surgiu-me outra dúvida, ao ler o escrito na PCB. A tensão da FAN do RS será de 9V? A FAN a utilizar pode ser de 12V?
Obrigado.
(16-05-2015, 15:06)jomimota Wrote: Surgiu-me outra dúvida, ao ler o escrito na PCB. A tensão da FAN do RS será de 9V? A FAN a utilizar pode ser de 12V?
Sim. Uma Fan de 12v funciona perfeitamente a 9v, gira apenas algo mais devagar e também consome menos (e talvez dure mais).
Prá aí 3V é suficiente para pôr uma ventoinha de 12V a girar.
Em relação aos LEDs pensei que estava a falar da RX. Na TX do que me recordo o pin de fora é o + e o - vem das resistências. Mas não juro, confirme se é consistente com a dica do meteoestarreja ou espere por opinião mais avisada.
Pq é que não aplica uma ficha e depois os liga em painel (dá para fazer um controlo visual à distância)? É que dentro da caixa ninguém os vê.
16-05-2015, 16:15
Ok, obrigado.
A simbologia confirma-se então. A parte recta do símbolo representa o cátodo.
Quanto a ligar os led's diretamente à board, prende-se com o facto que o local onde os vou por (telhado do prédio) ser de díficil acesso e exposto, pelo que prefiro guardar a placa e tudo mais dentro de uma caixa estanque.
A simbologia confirma-se então. A parte recta do símbolo representa o cátodo.
Quanto a ligar os led's diretamente à board, prende-se com o facto que o local onde os vou por (telhado do prédio) ser de díficil acesso e exposto, pelo que prefiro guardar a placa e tudo mais dentro de uma caixa estanque.
16-05-2015, 17:04
(16-05-2015, 16:51)jomimota Wrote: ... o local onde os vou por (telhado do prédio) ser de díficil acesso e exposto, pelo que prefiro guardar a placa e tudo mais dentro de uma caixa estanque.
Atendendo a isto, deixo uma dica... se soldar o Arduino directamente na placa, deixe espaço na caixa para posteriormente poder ligar-lhe um cabo USB, ocasionalmente pode ser necessário actualizar o software da unidade TX. Este vai ser o caso com a futura versão 1.4
(16-05-2015, 17:04)Werk_AG Wrote:(16-05-2015, 16:51)jomimota Wrote: ... o local onde os vou por (telhado do prédio) ser de díficil acesso e exposto, pelo que prefiro guardar a placa e tudo mais dentro de uma caixa estanque.
Atendendo a isto, deixo uma dica... se soldar o Arduino directamente na placa, deixe espaço na caixa para posteriormente poder ligar-lhe um cabo USB, ocasionalmente pode ser necessário actualizar o software da unidade TX. Este vai ser o caso com a futura versão 1.4
Sem saber isso, mas pensando em futuras actualizações, mandei vir uns pin header femea para puder mudar facilmente os arduinos (vou ter um de backup) o que facilita a actualização ...
16-05-2015, 20:50
... não será apenas uma questão de tirar um e colocar o outro com o software actualizado! É que o Arduino em uso, vai guardando o total de clicks do pluviometro na eeprom interna.
De qualquer forma montar o Arduino num socket pode ajudar, pelo menos pode retirá-lo, descer para programá-lo e e voltar a colocá-lo. Evita ter de levar o PC para o telhado, o que eu faço muitas vezes, mas no meu o acesso é fácil.
De qualquer forma montar o Arduino num socket pode ajudar, pelo menos pode retirá-lo, descer para programá-lo e e voltar a colocá-lo. Evita ter de levar o PC para o telhado, o que eu faço muitas vezes, mas no meu o acesso é fácil.
« Next Oldest | Next Newest »
Users browsing this thread: 1 Guest(s)