Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Novato - Algumas dúvidas ...

Em matéria da resistência dos leds posso acrescentar que na unidade exterior acabei por usar resistências de 510 Ohm com leds de aplicação em painel de 12v e a luminosidade resultante é ainda assim francamente satisfatória.

No caso da aplicação em painel chamo a atenção para o facto de que embora seja fácil encontrar suportes para leds de 3V "vazios/sem led" a verdade é que a generalidade dos leds de 3v tem um formato que acaba por fazer com que usando estes apenas a "pontinha" fique visível.

Ou seja, leds em painel de 3v implicam comprar o suporte já com o led ou comprar um led adequado.
Reply

(27-04-2015, 21:51)meteoestarreja Wrote:  
(27-04-2015, 20:56)jomimota Wrote:  http://www.collectmyparcel.com/

E será que compensa ?

Estive a avaliar preços e um pacote 50cmx50cmx50cm e 2Kg custa cerca de 23€.
Reply

Estava a pensar instalar um AC / DC converter como este:

http://www.ebay.com/itm/new-12v-500mA-AC...3aa7c7c90e

quer no TX quer no RX. Para tal precisava de saber os consumos de ambos, para não sub-dimensionar a instalação.

Obrigado.
Reply

O consumo da unidade TX, não considerando o uso de qualquer ventoinha, será no máximo na ordem dos 60mA.
A unidade RX, mesmo considerando o backlight do LCD ligado, nunca irá além de 150 - 200mA (valores muito por excesso).

No caso da unidade RX a forma mais fácil de alimentá-la é usar um vulgar fonte de alimentação 220V - 12V 1A, pois a board dispõe de um conector 2.5mm femea.

[Image: m2ZnPcE3-puM1yQRhwNHFNA.jpg]

Uma destas fontes tambem será apropriada para a unidade TX.

Em relação ao conversor AC / DC referido, eu evitaria montá-lo próximo da unidade TX.

Reply

(29-04-2015, 17:14)Werk_AG Wrote:  O consumo da unidade TX, não considerando o uso de qualquer ventoinha, será no máximo na ordem dos 60mA.
A unidade RX, mesmo considerando o backlight do LCD ligado, nunca irá além de 150 - 200mA (valores muito por excesso).

No caso da unidade RX a forma mais fácil de alimentá-la é usar um vulgar fonte de alimentação 220V - 12V 1A, pois a board dispõe de um conector 2.5mm femea.

[Image: m2ZnPcE3-puM1yQRhwNHFNA.jpg]

Uma destas fontes tambem será apropriada para a unidade TX.

Em relação ao conversor AC / DC referido, eu evitaria montá-lo próximo da unidade TX.

Pois esqueci-me do problema do RF, ainda para mais com transformadores chineses, aquilo deve ser só ruído, embora seja pior na recepção. Qual a melhor solução para alimentar a unidade TX, se tivermos como é o meu caso alimentação a 5 ou 6 metros da estação?

Que tipo de conector 2.5mm femea e que se pode utilizar? PCB? Um exemplo do ebay há?

Quais as dimensões adequadas da project box para a unidade RX? Exemplos?

Obrigado.
Reply

Tentando adjuvar e não substituir o Werk_AG.

(29-04-2015, 18:35)jomimota Wrote:  Que tipo de conector 2.5mm femea e que se pode utilizar? PCB? Um exemplo do ebay há?

É fácil encontrar isso em lojas de electrónica nacionais. E é barato.

Na placa RX há suporte para um conector cujo formato admite ligação directa de qualquer coisa que inclusive queira readaptar (por ex. a fonte de alimentação de um modem etc...). Na placa TX depende da fonte e da sua opção a nível dos conectores e fichas que estes possam aceitar.

Sugeria que comece por consultar as fotos das placas e alguns exemplos já montados.

Quote:Quais as dimensões adequadas da project box para a unidade RX? Exemplos?

Não há dimensão "adequada". Depende da solução que procure implementar e do seu gosto. Vale a pena passar longamente os olhos pelo fórum em inglês. Há bastos exemplos c/ fotos.

Aqui encontra o meu exemplo. Usei uma caixa salvo o erro de 12x7cm
Reply

Mais uma dúvida.
Estou para compar o TFT LCD 1.8'', cujo driver IC deve ser o ST7735.

Contudo no Ebay aparecem duas versões deste driver IC:

1) ST7735B (PCB Azul)
2) ST7735S (PCB Vermelho)

São ambas compativeis? Existem diferenças?

Obrigado.
Reply

(29-04-2015, 23:36)jomimota Wrote:  Mais uma dúvida.
Estou para compar o TFT LCD 1.8'', cujo driver IC deve ser o ST7735.

Embora isto já tenha sido referido em vários tópicos no forum, e apenas para o caso de lhe ter escapado, a utilização de um display TFT irá impossibilitar a utilização da função data logger que será disponibilizada na futura versão do software. Se pretender vir a ter a possibilidade de utilizar esta função deverá optar por um display do tipo LCD (20x4 recomendado, ou mesmo 16x2).

Se apesar do que disse atrás, pretender usar um display TFT, apenas este tipo é suportado:

[Image: %24T2eC16V,!yUE9s6NElygBR6OUKjJYw~~60_12.JPG]

Atenção que existem uns parecidos, tambem com a board azul, mas que não funcionam.

Reply

Bom Dia,

Estou aqui a soldar alguns dos componentes que já me chegaram, e estou com algumas dúvidas sobre a polarização dos led's. Pelo que encontrei na NET a parte recta representa o Catodo e a parte redonda do Anodo, conforme a imagem seguinte:

[Image: LED2.gif]

Estou correcto?

Nota: Como normalmente os rectos representam o pin 1 ou positivo fiquei com duvidas.
Reply

Distinguem-se pelo comprimento.
O mais comprido é o +. Como resulta da imagem.
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)