Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Novato - Algumas dúvidas ...

Parece-me que o aspirado é isto:

[Image: faq-temp2.jpg]

Confirma-se?

PS: Lá vou ter que inverter a FAN, o que vale é que a cola quente é fácil.Smile
Reply

(28-05-2015, 12:44)jomimota Wrote:  A Fan ir buscar ar ao exterior e enviá-lo para a camara é a situação que tenho, pois vi num esquema que o ar é enviado de cima para baixo pela Fan em direcção ao sensor. Contudo pelo senso comum o aspirar deveria ser ao contrario ou seja a fan puxa o ar de dentro da camara do sensor e envia para o exterior. Estou a ficar confuso ... Big Grin

Em relação à forma de queijo a lógica será esta cobrir o sensor e assenta no prato do fundo, sendo por isso necessário abrir buracos para o sensor não ficar isolado, será isso?

Obrigado.

De facto o que parece ser mais consensual, é que a fan deve aspirar o ar do interior da camara onde se encontra o sensor e não enviar ar para cima dele.

No meu caso, e como disse a camara do sensor (a tal forma de queijo) foi colocada quase no topo do RS, com a fan imediatamente por cima. Os buracos são no fundo da forma de queijo, não nos pratos inferirores, que tanto quanto tenho visto na maioria dos RS, não devem ter buracos.

Attached Files Image(s)

Reply

(28-05-2015, 14:44)jomimota Wrote:  Parece-me que o aspirado é isto:
[Image: faq-temp2.jpg]
Confirma-se?

Esse é o design da Davis, cujos detalhes se podem consultar na patente ligada aqui.

A coisa pode ser feita de muitas maneiras mas o essencial da ideia é:

-> que exista uma forma de "cortar" a entrada da luz/radiação. No meu caso fiz uma espécie de antecâmara, no desenho surge uma obstrução central.

-> O ar não vem dos lados/dos pratos, vem do fundo, directamente do exterior. Com quanto mais superfícies contactar mais distorce.

-> É conveniente haver um espaço entre a câmara dos sensores e os pratos/o exterior/o resto do aparato de forma a criar um "buffer" com livre circulação de ar de forma a evitar a transmissão de calor.

Creio que a sua ventoinha é de 8cm. Certo? que tal pegar num tubo de PCV de 8 cm e usá-lo como câmara? Pode sempre meter a ventoinha lá dentro limando-a (se procurar existe aqui no fórum uma foto do resultado pelo uncle_bob).

Se começar a pensar nas maneiras como a água pode chegar à ventoinha percebe que a ideia de a meter dentro da câmara faz sentido. Fica elevada (em função das paredes) e separada.
Reply

Obrigado pelas dicas.

Já tenho uma solução no que respeita à camara alinhavada. Assim que tiver terminada, coloco as fotos. No fundo é um tubo que irá ficar em suspensão no meio do buraco dos pratos, suportado com uma tira de PVC que o atravessa e assenta nos pratos, o topo inferior do tubo já está fechado com uma rede (provavelmente vou por duas cruzadas para diminuir a malha).

Quanto à minha FAN é de 5cm.
Reply

O esquenho apresentado acima é da Davis sem duvida, o curioso é que depois não o utilizam em nenhuma das suas estações. Pelo menos nas que conheço, os pratos inferiores nunca são furados, e o ar é aspirado lateralmente...

[Image: 07747_03.jpg]

[Image: 07747_02.jpg]

[Image: 07747_01.jpg]

[Image: 7710-chamber-dimensions1.jpg]

Reply

No caso das estações que não são aspiradas permanentemente mas apenas em função da disponibilidade da alimentação por painel solar até que faz sentido, porque no desenho do esquema, sem aspiração artificial, o sensor fica excessivamente protegido/insuficientemente ventilado. Foi por isso que acabei por optar pela ventoinha 24/24h.

Imagino que o mais próximo que a Davis chegou da ideia original foi este modelo, entretanto "descontinuado":

[Image: 07750.jpg]

AC-Power Fan-Aspirated Radiation Shield (07750)

Manual aqui. Tem o mesmo esquema supra.
Reply

A coisa não tem nada a ver com a ventilação ser permanente ou temporaria. Mesmo nas Davis que utilizam ventilação permanente (24 horas) os pratos inferiores nunca são furados.
Existe na net muita informação sobre as razões pelas quais os pratos inferiores (pelo menos 2) de um RS devem ser tapados.

Na verdade, creio que será dificil encontrar um RS (comercial ou não) baseado em pratos, nos quais os pratos inferiores sejam furados.

Reply

(28-05-2015, 20:10)hvalentim Wrote:  Imagino que o mais próximo que a Davis chegou da ideia original foi este modelo, entretanto "descontinuado":

Depois de terem percebido que a maioria das pessoas instala os RS por cima de superficies muito radiantes (como telhados, terraços, etc), abandonaram a ideia da aspiração inferior.
Esse é exactamente o motivo porque os pratos inferiores devem ser fechados.

Reply

Certo. Mas é igualmente intuitivo que no modelo 07750, se não for "puxado", o ar dificilmente entra. O vento normalmente não é vertical.
Reply

Não me é dificil aceitar que o desenho do modelo 07750 é mais elaborado e possivelmente será mais eficaz do que os actualmente utilizados, desde que o RS não seja montado sobre uma superficie radiante.

Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)