Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

1.8 TFT 128*160

Boas,
Werk_AG: consegues postar uma foto do tft onde sejam visíveis os pinos ou tens por aí a informação de quais usaste?
Confesso que tenho algumas dúvidas onde conectar pois a informação que encontrei variava consoante o modelo e a designação do tft.
Julgo que o que tenho por cá agora é igual ao teu.

Obrigado
Cumps.
Reply

Olá Smile

Acho que o que tens é igual a este, certo?

[Image: FTF_display_back.jpg]

[Image: FTF_display_front.jpg]

Se assim for, assim que chegar a casa vou ver isso da pinagem, e posto aqui a correspondência dos pinos do TFT com os pinos usados no Arduino do RX.

Reply

Tirando uma pequena diferença no regulador de tensão que é menor no meu e que a malta do oriente que fez a serigrafia uma linha no meu - o pin CS do leitor de cartões ficou de fora - tudo o resto é igual.
Eu diria que este é um clone do teu Big Grin
Fico então a aguardar novidades, pela lógica será o RESET, A0, SDA,SCK e o CS mas como nunca usei nenhum com interface SPI, como acho que ainda assim é capaz de faltar alguma coisa e como a documentação que me enviaram (sim, enviaram documentação!) está em chinês não me parece que sirva de muito ...
Reply

Quote:Tirando uma pequena diferença no regulador de tensão que é menor no meu e que a malta do oriente que fez a serigrafia uma linha no meu - o pin CS do leitor de cartões ficou de fora - tudo o resto é igual.
Eu diria que este é um clone do teu Big Grin

Pois então o meu é exactamente igual ao teu, regulador pequenino, e a linha CS do leitor de cartões fora da chaveta. Chinesisses.

Daqui a pouco já coloco aqui as ligações.

Reply

Quote:Fico então a aguardar novidades, pela lógica será o RESET, A0, SDA,SCK e o CS mas como nunca usei nenhum com interface SPI, como acho que ainda assim é capaz de faltar alguma coisa e como a documentação que me enviaram (sim, enviaram documentação!) está em chinês não me parece que sirva de muito ...

Documentação??? Loja fina! Smile

Sim são essas as linhas a ligar, ora aqui vai:

SCK - Pino 13
SDA - Pino 11
CS - Pino 10
RESET - Pino 7
A0 - Pino 6

GND - GND
VCC - +5V

Led+ - +5V
Led- - GND

Se preferires menos brilho no TFT podes ligar o Led+ aos 3.3V (não recomendo muito está ideia...) ou de preferência uma resistencia em série com VCC.
O meu está a trabalhar à meses ligado nos 5V e parece bem de saude.
(Uso uma boa GND, com terra vegetal e fertilizantes não iónicos SmileSmileSmileSmile )

Depois diz alguma coisa... ou tira uma foto para a gente ver o boneco.

Abraço

Reply

O tft já funciona por cá Cool
Tal como reportado em alguns locais, funciona mesmo sem o VCC ligado, presumo que a corrente que circulará pelas linhas de entrada de sinais, seja o suficiente para o "acordar".

Tenho duas questões:

- Não era suposto em modo Davis haver actualização da data/hora? Mesmo com RTC a funcionar, a data/hora arrancou a zeros quando liguei o sistema.

- Tal como meteste um ajuste para a temperatura interna, não existe para a externa? Calibrei a interna para que fosse apresentado o mesmo valor quer no tft quer no cumulus, mas para a externa, existe uma diferença nos dois locais por motivos óbvios.

Cumps.

ps. ok ok, deixo uma pequena foto com a prova de vida Big Grin

[Image: IMG_20140806_224307.jpg]
Reply

Fantástico!!!!

Quote:Tal como reportado em alguns locais, funciona mesmo sem o VCC ligado, presumo que a corrente que circulará pelas linhas de entrada de sinais, seja o suficiente para o "acordar".

Não sabia dessa! Não será que o VCC está ligado internamente com o Led +?
Por acaso tenho um aqui á mão, já vou cuscar isso com um multimetro.

Quote:- Não era suposto em modo Davis haver actualização da data/hora? Mesmo com RTC a funcionar, a data/hora arrancou a zeros quando liguei o sistema.

Sim, é suposto que ele ajuste a hora com a hora do PC, depois de estabelecer comunicação com o Cumulus. Não o fez, ou não tinhas o Cumulus ligado?

Quote:- Tal como meteste um ajuste para a temperatura interna, não existe para a externa? Calibrei a interna para que fosse apresentado o mesmo valor quer no tft quer no cumulus, mas para a externa, existe uma diferença nos dois locais por motivos óbvios.

Para a temp. externa não hà qualquer calibração.
Queres dizer que a temperatura externa mostrada no Cumulus não é igual à que vês no display? Algo está errado, podes confirmar se não tens qualquer calibração no Cumulus.

Já que estás a experimentar o modo Davis, se puderes faz uma coisa: Coloca uma resistencia de 120R entre os 5V e o Reset do Arduino, isso irá impedir o auto-reset, cada vez que o Cumulus arranca, só que para programar é preciso retirá-la, por isso é que nas novas placas foi incluído um interruptor, mas isso para ti "é canja"... Smile

Obrigado pela foto!

Reply

(06-08-2014, 23:24)Werk_AG Wrote:  Fantástico!!!!

Tal como reportado em alguns locais, funciona mesmo sem o VCC ligado, presumo que a corrente que circulará pelas linhas de entrada de sinais, seja o suficiente para o "acordar".

Não sabia dessa! Não será que o VCC está ligado internamente com o Led +?
Por acaso tenho um aqui á mão, já vou cuscar isso com um multimetro.

Qual foi o resultado da medição?

Quote:- Não era suposto em modo Davis haver actualização da data/hora? Mesmo com RTC a funcionar, a data/hora arrancou a zeros quando liguei o sistema.

Sim, é suposto que ele ajuste a hora com a hora do PC, depois de estabelecer comunicação com o Cumulus. Não o fez, ou não tinhas o Cumulus ligado?

Bem, quanto ao ter perdido os dados quando foi desligado, descobri a causa, a pilha estava quase a 0V! Muito estranho pois foi colocada nova e costuma durar um tempo ...
Quanto ao arranque do sistema, testei tanto com o cumulus já ligado como abrir o cumulus apenas depois do arduino ter feito o boot, nos dois casos a data/hora manteve-se inalterada!

Quote:- Tal como meteste um ajuste para a temperatura interna, não existe para a externa? Calibrei a interna para que fosse apresentado o mesmo valor quer no tft quer no cumulus, mas para a externa, existe uma diferença nos dois locais por motivos óbvios.

Para a temp. externa não hà qualquer calibração.
Queres dizer que a temperatura externa mostrada no Cumulus não é igual à que vês no display? Algo está errado, podes confirmar se não tens qualquer calibração no Cumulus.

Sim, tenho uma calibração no cumulus para a temperatura exterior.
Medi com dois termómetros e existe uma diferença de 1,9 graus. Futuramente vou tentar alterar a visualização no tft.

Quote:Já que estás a experimentar o modo Davis, se puderes faz uma coisa: Coloca uma resistencia de 120R entre os 5V e o Reset do Arduino, isso irá impedir o auto-reset, cada vez que o Cumulus arranca, só que para programar é preciso retirá-la, por isso é que nas novas placas foi incluído um interruptor, mas isso para ti "é canja"... Smile

Obrigado pela foto!

Não tenho cá nada próximo desse valor ... Vou tratar disso!

Abraço
Reply

Já agora que falamos em modo Davis e calibrações.

Estas são as calibrações, dizendo melhor, multiplicadores que devem ser usadas no Cumulus, quando o RX é usado em modo Davis

Wind Speed - 0.1
Wind Gust - 0.1
Temperature - 1.0
Humidity - 1.0
Rainfall - 1.5

ATENÇÂO: No teu, e no meu caso devido ao "pluviometro especial" o valor a usar em Rainfall é de 1.25

Reply

(07-08-2014, 00:00)Werk_AG Wrote:  Já agora que falamos em modo Davis e calibrações.

Estas são as calibrações, dizendo melhor, multiplicadores que devem ser usadas no Cumulus, quando o RX é usado em modo Davis

Wind Speed - 0.1
Wind Gust - 0.1
Temperature - 1.0
Humidity - 1.0
Rainfall - 1.5

ATENÇÂO: No teu, e no meu caso devido ao "pluviometro especial" o valor a usar em Rainfall é de 1.25

É exactamente isso que tenho, além da dita calibração de -1,9 no cumulus para a temp. ext.
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)