1.8 TFT 128*160 -
meteoestarreja - 06-08-2014
Boas,
Werk_AG: consegues postar uma foto do tft onde sejam visíveis os pinos ou tens por aí a informação de quais usaste?
Confesso que tenho algumas dúvidas onde conectar pois a informação que encontrei variava consoante o modelo e a designação do tft.
Julgo que o que tenho por cá agora é igual ao teu.
Obrigado
Cumps.
RE: 1.8 TFT 128*160 -
werk_ag - 06-08-2014
Olá
Acho que o que tens é igual a este, certo?
Se assim for, assim que chegar a casa vou ver isso da pinagem, e posto aqui a correspondência dos pinos do TFT com os pinos usados no Arduino do RX.
RE: 1.8 TFT 128*160 -
meteoestarreja - 06-08-2014
Tirando uma pequena diferença no regulador de tensão que é menor no meu e que a malta do oriente que fez a serigrafia uma linha no meu - o pin CS do leitor de cartões ficou de fora - tudo o resto é igual.
Eu diria que este é um clone do teu

Fico então a aguardar novidades, pela lógica será o RESET, A0, SDA,SCK e o CS mas como nunca usei nenhum com interface SPI, como acho que ainda assim é capaz de faltar alguma coisa e como a documentação que me enviaram (sim, enviaram documentação!) está em chinês não me parece que sirva de muito ...
RE: 1.8 TFT 128*160 -
werk_ag - 06-08-2014
Quote:Tirando uma pequena diferença no regulador de tensão que é menor no meu e que a malta do oriente que fez a serigrafia uma linha no meu - o pin CS do leitor de cartões ficou de fora - tudo o resto é igual.
Eu diria que este é um clone do teu Big Grin
Pois então o meu é exactamente igual ao teu, regulador pequenino, e a linha CS do leitor de cartões fora da chaveta. Chinesisses.
Daqui a pouco já coloco aqui as ligações.
RE: 1.8 TFT 128*160 -
werk_ag - 06-08-2014
Quote:Fico então a aguardar novidades, pela lógica será o RESET, A0, SDA,SCK e o CS mas como nunca usei nenhum com interface SPI, como acho que ainda assim é capaz de faltar alguma coisa e como a documentação que me enviaram (sim, enviaram documentação!) está em chinês não me parece que sirva de muito ...
Documentação??? Loja fina!
Sim são essas as linhas a ligar, ora aqui vai:
SCK - Pino 13
SDA - Pino 11
CS - Pino 10
RESET - Pino 7
A0 - Pino 6
GND - GND
VCC - +5V
Led+ - +5V
Led- - GND
Se preferires menos brilho no TFT podes ligar o Led+ aos 3.3V (não recomendo muito está ideia...) ou de preferência uma resistencia em série com VCC.
O meu está a trabalhar à meses ligado nos 5V e parece bem de saude.
(Uso uma boa GND, com terra vegetal e fertilizantes não iónicos




)
Depois diz alguma coisa... ou tira uma foto para a gente ver o boneco.
Abraço
RE: 1.8 TFT 128*160 -
meteoestarreja - 06-08-2014
O tft já funciona por cá

Tal como reportado em alguns locais, funciona mesmo sem o VCC ligado, presumo que a corrente que circulará pelas linhas de entrada de sinais, seja o suficiente para o "acordar".
Tenho duas questões:
- Não era suposto em modo Davis haver actualização da data/hora? Mesmo com RTC a funcionar, a data/hora arrancou a zeros quando liguei o sistema.
- Tal como meteste um ajuste para a temperatura interna, não existe para a externa? Calibrei a interna para que fosse apresentado o mesmo valor quer no tft quer no cumulus, mas para a externa, existe uma diferença nos dois locais por motivos óbvios.
Cumps.
ps. ok ok, deixo uma pequena foto com a prova de vida
RE: 1.8 TFT 128*160 -
werk_ag - 06-08-2014
Fantástico!!!!
Quote:Tal como reportado em alguns locais, funciona mesmo sem o VCC ligado, presumo que a corrente que circulará pelas linhas de entrada de sinais, seja o suficiente para o "acordar".
Não sabia dessa! Não será que o VCC está ligado internamente com o Led +?
Por acaso tenho um aqui á mão, já vou cuscar isso com um multimetro.
Quote:- Não era suposto em modo Davis haver actualização da data/hora? Mesmo com RTC a funcionar, a data/hora arrancou a zeros quando liguei o sistema.
Sim, é suposto que ele ajuste a hora com a hora do PC, depois de estabelecer comunicação com o Cumulus. Não o fez, ou não tinhas o Cumulus ligado?
Quote:- Tal como meteste um ajuste para a temperatura interna, não existe para a externa? Calibrei a interna para que fosse apresentado o mesmo valor quer no tft quer no cumulus, mas para a externa, existe uma diferença nos dois locais por motivos óbvios.
Para a temp. externa não hà qualquer calibração.
Queres dizer que a temperatura externa mostrada no Cumulus não é igual à que vês no display? Algo está errado, podes confirmar se não tens qualquer calibração no Cumulus.
Já que estás a experimentar o modo Davis, se puderes faz uma coisa: Coloca uma resistencia de 120R entre os 5V e o Reset do Arduino, isso irá impedir o auto-reset, cada vez que o Cumulus arranca, só que para programar é preciso retirá-la, por isso é que nas novas placas foi incluído um interruptor, mas isso para ti "é canja"...
Obrigado pela foto!
RE: 1.8 TFT 128*160 -
meteoestarreja - 06-08-2014
(06-08-2014, 23:24)Werk_AG Wrote: Fantástico!!!!
Tal como reportado em alguns locais, funciona mesmo sem o VCC ligado, presumo que a corrente que circulará pelas linhas de entrada de sinais, seja o suficiente para o "acordar".
Não sabia dessa! Não será que o VCC está ligado internamente com o Led +?
Por acaso tenho um aqui á mão, já vou cuscar isso com um multimetro.
Qual foi o resultado da medição?
Quote:- Não era suposto em modo Davis haver actualização da data/hora? Mesmo com RTC a funcionar, a data/hora arrancou a zeros quando liguei o sistema.
Sim, é suposto que ele ajuste a hora com a hora do PC, depois de estabelecer comunicação com o Cumulus. Não o fez, ou não tinhas o Cumulus ligado?
Bem, quanto ao ter perdido os dados quando foi desligado, descobri a causa, a pilha estava quase a 0V! Muito estranho pois foi colocada nova e costuma durar um tempo ...
Quanto ao arranque do sistema, testei tanto com o cumulus já ligado como abrir o cumulus apenas depois do arduino ter feito o boot, nos dois casos a data/hora manteve-se inalterada!
Quote:- Tal como meteste um ajuste para a temperatura interna, não existe para a externa? Calibrei a interna para que fosse apresentado o mesmo valor quer no tft quer no cumulus, mas para a externa, existe uma diferença nos dois locais por motivos óbvios.
Para a temp. externa não hà qualquer calibração.
Queres dizer que a temperatura externa mostrada no Cumulus não é igual à que vês no display? Algo está errado, podes confirmar se não tens qualquer calibração no Cumulus.
Sim, tenho uma calibração no cumulus para a temperatura exterior.
Medi com dois termómetros e existe uma diferença de 1,9 graus. Futuramente vou tentar alterar a visualização no tft.
Quote:Já que estás a experimentar o modo Davis, se puderes faz uma coisa: Coloca uma resistencia de 120R entre os 5V e o Reset do Arduino, isso irá impedir o auto-reset, cada vez que o Cumulus arranca, só que para programar é preciso retirá-la, por isso é que nas novas placas foi incluído um interruptor, mas isso para ti "é canja"... 
Obrigado pela foto!
Não tenho cá nada próximo desse valor ... Vou tratar disso!
Abraço
RE: 1.8 TFT 128*160 -
werk_ag - 07-08-2014
Já agora que falamos em modo Davis e calibrações.
Estas são as calibrações, dizendo melhor, multiplicadores que devem ser usadas no Cumulus, quando o RX é usado em modo Davis
Wind Speed - 0.1
Wind Gust - 0.1
Temperature - 1.0
Humidity - 1.0
Rainfall - 1.5
ATENÇÂO: No teu, e no meu caso devido ao "pluviometro especial" o valor a usar em Rainfall é de 1.25
RE: 1.8 TFT 128*160 -
meteoestarreja - 07-08-2014
(07-08-2014, 00:00)Werk_AG Wrote: Já agora que falamos em modo Davis e calibrações.
Estas são as calibrações, dizendo melhor, multiplicadores que devem ser usadas no Cumulus, quando o RX é usado em modo Davis
Wind Speed - 0.1
Wind Gust - 0.1
Temperature - 1.0
Humidity - 1.0
Rainfall - 1.5
ATENÇÂO: No teu, e no meu caso devido ao "pluviometro especial" o valor a usar em Rainfall é de 1.25
É exactamente isso que tenho, além da dita calibração de -1,9 no cumulus para a temp. ext.