Não respondi de imediato, para ver se a curiosidade o levava a tentar descobrir a resposta à questão que colocou inicialmente.
Ora vamos lá: O valor minimo detectado pelos sensor da FO, é de 0.3mm
O que choveu às 14:00 não foi suficiente para produzir uma leitura, mas alguma agua ficou acumulada no "balde" do baloiço, agora (às 18:00) bastaram alguns pingos para que tivesse uma contagem.
Se está a usar um pluviometro da Auriol (o que imagino que seja, pela leitura de 0.25mm), a questão é a mesma (só que a leitura minima é de 0,25mm). Às 14:00 o seu pluviometro não recolheu a agua suficiente para fazer balançar o baloiço.
Mesmo perto um do outro, a diferença de altura tem muita influência nas medições de pluviometros. De modo geral os que estão mais baixos (partindo do principio que ambos estão numa área desimpedida e longe de zonas abrigadas) obtêm leituras mais elevadas.
Já agora, assegure-se que o tem o pluviometro perfeitamente nivelado, e fixo a um local onde não esteja sujeito a vibrações.
Outra questão importante: Configurou os multiplicadores no Cumulus de acordo com o seu pluviometro?
(01-07-2015, 15:41)jomimota Wrote: tenho lá 0.6mm registados, mas foi no dia da montagem e não sei qual a origem.
Basta que durante a montagem tenha abanado o sensor o suficiente para o baloiço se mover. Pelo valor indicado, moveu-se duas vezes!