Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Novato - Algumas dúvidas ...

Como já por cá tenho todos os sensores (excepto vento e chuva) e tenho as placas concluidas, decidi colocar em funcionamento, ligando a RX a uma Raspberry Pi 2 com o Cumulus MX instalado e a versão do Weatherduino Pro 2 antiga carregada. Tudo funcionou bem, estando a actualizar o site (meteo.jorgemota.pt), bem como o Wunderground (ILISBOAT7) e o historico no meu servidor de MySql.
Como estava tudo a funcionar bem, decidi fazer o upgrade para a versão 1.4 do Weatherduino, e aqui surgiu-me um problema: passado pouco tempo de estar a correr a unidade RX, bloqueia, não actualiza o display, e deixa de mandar dados para o Cumulus.

Existe alguma alteração na nova versão que possa estar a causar esta situação?
Reply

A nova versão tem imensas alterações!
Para o tentar ajudar preciso de mais algumas informações:

A sua placa RX tem o chip de memoria instalado? Não é obrigatório que tenha, mas não tendo deve desactivar a opção de logger nas configurações.
Correndo o I2C scanner que informações obtem?
Que tipo de display está a usar?

Já agora, após a instalação da versão 1.4, o sistema reinicializou normalmente? Ele deverá ter feito um auto-reboot após dois minutos.

Aqui poderá consultar instruções para o upgrade de qualquer versão para a 1.4:
http://www.meteocercal.info/forum/Thread...X-software

Reply

(14-06-2015, 17:27)Werk_AG Wrote:  A sua placa RX tem o chip de memoria instalado? Não é obrigatório que tenha, mas não tendo deve desactivar a opção de logger nas configurações.

Sim tem, e aparentemente o Cumulus MX lê os dados ao arranque sem problemas.

(14-06-2015, 17:27)Werk_AG Wrote:  Correndo o I2C scanner que informações obtem?

Ainda não voltei a correr o I2C scanner após ter instalado o chip de memória. De qualquer forma vou voltar a instalar a nova versão e corre-lo.

(14-06-2015, 17:27)Werk_AG Wrote:  Que tipo de display está a usar?

Estou a usar um 20x4.

Tenho estado a configurar o template do Cumulus (pode ver o teste em: meteo.jorgemota.pt/wxindex.php), e não tinha voltado aqui. Peço desculpa.

Já tenho o RS numa posição provisória mas alta, pelo que cada vez que tenho de alterar o sw da placa TX, dá um certo trabalho.

Estive a ver o tópico com a configuração do Cumulus e parece-me que a unica e talvez importante coisa que me tinha esquecido fazer era acrescentar a linha:

UseDavisLoop2=0

ao Cumulus.ini. De qualquer forma mesmo sem esta linha na versão anterior não dá problemas.
Reply

Olá, boas

Já que vai actualizar, aproveite para instalar a versão que foi disponibilizada hoje (2015/06/15), não que ela vá corrigir algum dos problemas que relata, mas trás uma nova possibilidade que é poder desligar o backlight do TFT com o botão de pressão. Se já tem o software da TX actualizado para a v1.4 b003, não precisa de actualizar de novo.

Quanto ao problema relatado parece-me relacionado com a escrita na memória, mas não significa necessáriamente que exista algum problema com ela.
Seria interessante ter os dados do I2C scanner.
Verifique se a eeprom existente no modulo RTC está na posição 0x57.

Diga-me uma coisa, por acaso o bloqueio acontece mais ou menos após o tempo que tem definido como o intervalo para o data logger?

Vou dar-lhe uma sugestão que resolve a maioria dos problemas: Apague totalmente a eeprom do Arduino e volte a instalar o software. Se precisar de ajuda para esta operação diga.

Quanto à sua página ainda em testes, está de parabens! Eu sou fã das "Saratoga templates", pelo que não poderia gostar mais. Acho que não me enganarei muito se disser que em breve será umas das mais visitadas na sua região. O aspecto tambem conta!

Que eu tenha conhecimento, contando com a minha, a sua será a quarta estação meteorológica baseada no sistema WeatherDuino Pro2 a ter páginas online em Portugal. É preciso coragem!
Existirá mais uma outra estação, em funcionamento desde já hà algum tempo, mas creio que apenas faz upload para o Wunderground.

Reply

Resultado do Scan I2C:

I2C Scanner
Scanning...
I2C device found at address 0x27 !
I2C device found at address 0x56 !
I2C device found at address 0x68 !
I2C device found at address 0x77 !
done

Parece que não há nada no 0x57!
Reply

(15-06-2015, 19:47)jomimota Wrote:  Resultado do Scan I2C:

I2C Scanner
Scanning...
I2C device found at address 0x27 !
I2C device found at address 0x56 !
I2C device found at address 0x68 !
I2C device found at address 0x77 !
done

Parece que não há nada no 0x57!

Muito bem, o problema não deve andar longe do que eu suspeitava.
A seu modulo RTC não é um ZS-042, e a eeprom está noutro endereço, mas não tem problema.

Nas opções de configuração do software RX, mude o endereço para 0x56

Code:
// ---- Define address of External Eeprom
#define ExtEeprom_CHIP_ADDRESS 0x57  // Don't change this unless you know what you are doing!

Antes de reprogramar a unidade RX, a sugestão anterior de apagar toda a eeprom do Arduino (a externa no RTC não é necessário) mantem-se.

Depois diga alguma coisa...

Reply

Antes demais, obrigado pela atenção dispensada.

Quanto aos testes efectuados, levam-me a concluir que o problema estará na Eeprom / Data Logger.
Mudei o endereço para para 0x56, mas continua a bloquear.
Desliguei o Data Logger no config, e já funciona normalmente.

Defini o BackLight_Timeout para 5, mas o LCD não desliga, este temporizador apenas se aplica ao TFT?

PS: Antes da primeira reinstalação usei o script Eeprom Erase.
Reply

É possível que eu não me tenha explicado bem ou não esteja a comprender o que me estar a dizer.

Quando diz que "Antes da primeira reinstalação usei o script Eeprom Erase", quer dizer que o fez imediatamente antes de reinstalar a ultima versão com o endereço já alterado?

Mudar simplesmente o endereço para 0x56 sem reinicializar totalmente o sistema, não irá resolver o problema, daí ter dito que deve limpar totalmente a eeprom do Arduino antes de fazer o upload do software com o endereço modificado.

O control do backlight para o display LCD funciona apenas a partir da versão que foi publicada hoje (2015/06/15). É essa que está a utilizar? Creio que não, pois parece-me que ainda não fez o download.

Reply

(15-06-2015, 23:08)Werk_AG Wrote:  Quando diz que "Antes da primeira reinstalação usei o script Eeprom Erase", quer dizer que o fez imediatamente antes de reinstalar a ultima versão com o endereço já alterado?

Antes de voltar a instalar a 1.4, fiz o erase da Eeprom. Sem sucesso, como tinha referido.
Diga-me por favor qual o sketch para erase que aconselha a usar.

(15-06-2015, 23:08)Werk_AG Wrote:  O control do backlight para o display LCD funciona apenas a partir da versão que foi publicada hoje (2015/06/15). É essa que está a utilizar? Creio que não, pois parece-me que ainda não fez o download.

Não me tinha apercebido, vou fazer o download e instalar.

Obrigado.
Reply

(16-06-2015, 00:07)jomimota Wrote:  Antes de voltar a instalar a 1.4, fiz o erase da Eeprom. Sem sucesso, como tinha referido.
Diga-me por favor qual o sketch para erase que aconselha a usar.

Pelo que tem descrito o bloqueio acontece quando o sistema tenta escrever para a memória flash. Isto pode acontecer por duas razões: Ou existe um problema com a memória flash (hipótese essa que estou a descartar para já) ou, o mais provável, é que quando o seu sistema se reinicializou pela primeira vez e não encontrou a eeprom externa no local indicado no ficheiro de configuração, não o tenha feito correctamente. Mas adiante...

O proprio software tem uma forma de você provocar uma inicialização total do sistema, que tenho estado a evitar referir, mas aqui vai o procedimento a seguir à risca:

Partindo do principio que está a usar a versão v1.4 b034, vá até à linha 313 e retire o comentário da mesma, isto é, deixe-a assim:

Code:
EEPROM.write(FirstRunCheck_Eeprom_adr, 0);

faça o upload do software, volte imediatamente a colocar as duas barras (//) nessa linha, e antes que passem dois minutos, faça de novo o upload do software.

Após este procedimento o sistema irá reinicar como se fosse usado pela primeira vez. Deverá ver no LCD a mensagem que o sistema irá fazer um auto-boot em dois minutos.

Não se esqueça de ao fazer tudo isto, ter já as configurações como pretende assim como a opção do logger activa.

Já agora uma questão? Está a alimentar a unidade RX apenas por USB ou tambem pela fonte externa de 12V?

Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)