Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Novato - Algumas dúvidas ...

Pois tinha-me esquecido do histórico.Smile
De qualquer forma a opção já está tomada. E é sempre mais fácil trazer o arduino do que levar o PC ...
Reply

Consciente dessa possível dificuldade, faço o possível para que raramente seja necessário actualizar o software da unidade TX. Acontece é que a próxima versão do software, impôs algumas mudanças nos pacotes de dados enviados, pelo que a actualização é inevitável.

Reply

Ok, obrigado pelas dicas.
A minha estação ainda vai demorar a ficar operacional, pelo que quando o equipamento for para o telhado já deve existir a nova versão ...
Reply

Resolvido
Reply

(19-05-2015, 20:10)jomimota Wrote:  Resolvido

Acho que se refere ao anuncio da data de publicação do WeatherDuino Pro2 v1.4 Smile

Se não acontecer nenhum imprevisto, será mesmo na data anunciada. A nova versão tem vindo a ser testada desde à meses, e tem-se apresentado estável.

Reply

Tenho a minha placa RX quase concluída (falta o BMP180 e o L7809), tendo optado pelo LCD 20x4.
Neste fase não seria suposto visualizar alguma info no LCD?
Também não seria suposto conseguir ligar o Cumulus via COM (neste caso 6)? Fica sempre a inicializar e depois dá erro.
Existe algum comando que possa enviar via Monitor Série, para o qual deva ter retorno?

Aqui vai a minha configuração:

// --------------------------------------------------------------------------------------
// User configurable options start here.
// --------------------------------------------------------------------------------------

// --- Station ID, use the same value in your TX unit
const byte StationID = 0xA1;

// --- Define Software Operation Mode
#define Work_Mode 0 // Mode 0= Davis VP2 Emulation Mode, Mode 1= EasyWeather Mode

// --- Define your Display type
#define DisplayType 1 // 0= TFT, 1= LCD 20x4, 2= LCD 16x2

// --- Define Backlight timeOut
// --- With RX boards version <= 3.01 without the TFT backlight control mod, always set this value to 0
byte BackLight_Timeout = 0; // Timeout for TFT backlight in minutes (1 to 255). 0 = Always ON

// --- Define Temperature and Wind Display units
byte Temp_Display_Unit = 0; // 0 for ºC, 1 for ºF
byte Wind_Display_Unit = 0; // 0 for Km/h, 1 for mph, 2 for m/s

// --- Fine adjusts for Inside Temperature and Barometer
const int TemperaturaInt_offset = 0; // Inside Temperature Fine Adjust in Tenths of Degree (-4 = -0,4ºC)
const float pressure_offset = -1.0; // Pressure Fine Adjust in mB

// --- Some Data from your Weather Station location
#define LATITUDE 390 // Put here your Station latitude in tenths of degrees North
#define LONGITUDE -92 // Put here your Station longitude in tenths of degrees East
#define ELEVATION 50 // Put here your Station height above sea level in Meters

// --- Define Starting Hour of your Meteorological Day
#define MeteoDay_HStart 0 // Use values from 0 to 23

// --- Define Wind Speed and Wind Gust resolution
#define VP2_WindRes 2 // If set to 2, set Cumulus Wind Speed and Wind Gust multipliers to 0.448. Wind Resolution 0.72 Km/h
// If set to 1, set Cumulus Wind Speed and Wind Gust multipliers to 0.224. Wind Resolution 0.36 Km/h
// WARNING !!! Setting this variable to 1 allows a better wind speed and gust resolution,
// but also limits both of them, to a maximum reading of just 91.8 Km/h
// This setting only have effect when the software is used in Davis VP2 emulation mode

// --- Define type of outside temperature / humidity sensor
#define TH_OutSensor 1 // 0 for SHT21 or HTU21D sensor, 1 for SHT1x or DHT22 sensor,

// ---- Let's define the source of the sensors we want to receive
// ---- If you have all the sensors connected to only one TX board, always select Unit 0

#define TH_OutUnit 0 // 0 for Temp/Hum sensor connected to TX_Unit 0, 1 for Temp/Hum sensor connected to TX_Unit 1
#define WIND_OutUnit 0 // 0 for Wind instruments connected to TX_Unit 0, 1 for TX_Unit 1, 2 for Auriol RF Odometer
#define RAIN_OutUnit 0 // 0 for Rain Gauge connected to TX_Unit 0, 1 for TX_Unit 1, 2 for Auriol RF Rain Gauge
#define SRUV_OutUnit 0 // 0 for Solar Rad / UV sensors connected to TX_Unit 0, 1 for TX_Unit1

Obrigado.
Reply

Estive a fazer uns testes.

Fiz um scan aos dispositivos I2C existentes e aparece:

0x27 (LCD)
0x56 (RTC)
0x67 (???)

Pelos vistos parece que o LCD é detectado, mas nem o caracter aparece ...
Reply

Olá, boas
Parece-me que está a reportar duas situações distintas, pelo que vou tentar responder em separado.

(22-05-2015, 20:02)jomimota Wrote:  Tenho a minha placa RX quase concluída (falta o BMP180 e o L7809), tendo optado pelo LCD 20x4.

Deixe-me fazer-lhe uma pergunta inicial. O sistema inicia? Isto é, você visualiza o ecran inicial em que aparece a palavra WeatherDuino Pro2 e uns caracteres com um coração?
Se a resposta a esta questão for sim, então o sistema está a arrancar normalmente, e o facto de depois não lhe aparecer mais nada é normal. O LCD só irá mostrar mais dados, quando conseguir receber pacotes de dados válidos da unidade TX.
Para fins de teste, pode contornar isto, descomentando seguinte linha (por volta da linha 445).

Quote: //Update_Display(); // HERE JUST FOR TESTING

depois não se esqueça e a voltar a comentar de novo...

(22-05-2015, 20:02)jomimota Wrote:  Também não seria suposto conseguir ligar o Cumulus via COM (neste caso 6)? Fica sempre a inicializar e depois dá erro.
Existe algum comando que possa enviar via Monitor Série, para o qual deva ter retorno?

Aqui o problema parece ser outro. Como está a usar o comutador VP1?
Após a programação do Arduino ele deve ser imeditamante colocado na posição ON, ou então o sistema estará sempre a reiniciar, quando liga o cabo USB, abre o serial monitor, ou tenta ligar o Cumulus.

Apos um boot deve esperar pelo menos 2 minutos antes de tentar ligar o Cumulus ou outro qualquer software, se tentar antes de decorrido esse tempo a ligação falhará sempre.

Apesar da informação de como utilizar o switch VP1 se encontrar em muitos tópicos no forúm, este é um dos problemas mais comuns.

Reply

(22-05-2015, 22:36)Werk_AG Wrote:  Olá, boas
Parece-me que está a reportar duas situações distintas, pelo que vou tentar responder em separado.

(22-05-2015, 20:02)jomimota Wrote:  Tenho a minha placa RX quase concluída (falta o BMP180 e o L7809), tendo optado pelo LCD 20x4.

Deixe-me fazer-lhe uma pergunta inicial. O sistema inicia? Isto é, você visualiza o ecran inicial em que aparece a palavra WeatherDuino Pro2 e uns caracteres com um coração?
Se a resposta a esta questão for sim, então o sistema está a arrancar normalmente, e o facto de depois não lhe aparecer mais nada é normal. O LCD só irá mostrar mais dados, quando conseguir receber pacotes de dados válidos da unidade TX.
Para fins de teste, pode contornar isto, descomentando seguinte linha (por volta da linha 445).

Quote: //Update_Display(); // HERE JUST FOR TESTING

depois não se esqueça e a voltar a comentar de novo...

(22-05-2015, 20:02)jomimota Wrote:  Também não seria suposto conseguir ligar o Cumulus via COM (neste caso 6)? Fica sempre a inicializar e depois dá erro.

Aqui o problema parece ser outro. Como está a usar o comutador VP1?
Após a programação do Arduino ele deve ser imeditamante colocado na posição ON, ou então o sistema estará sempre a reiniciar, quando liga o cabo USB, abre o serial monitor, ou tenta ligar o Cumulus.

Apos um boot deve esperar pelo menos 2 minutos antes de tentar ligar o Cumulus ou outro qualquer software, se tentar antes de decorrido esse tempo a ligação falhará sempre.

Apesar da informação de como utilizar o switch VP1 se encontrar em muitos tópicos no forúm, este é um dos problemas mais comuns.

Não o sistema não inicia e nada aparece no LCD.
Contudo um pormenor importante o VP1 está aberto pois ainda não instalei o SW. Mea culpa, devia ter lido o código com mais atenção.
Reply

(22-05-2015, 22:46)jomimota Wrote:  Não o sistema não inicia e nada aparece no LCD.
Contudo um pormenor importante o VP1 está aberto pois ainda não instalei o SW. Mea culpa, devia ter lido o código com mais atenção.

Agora fiquei um pouco baralhado...
Qual o software que ainda não instalou? O software no Arduino da unidade RX?

Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)