Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Novato - Algumas dúvidas ...

Uma das minhas caixas, apenas apanha sol directo durante uma parte da manhã, mas mesmo assim já a vi com temperaturas de 35, 36 graus.

Colocar a antena fora da caixa, não lhe será muito dificil. Existem uns pequenos cabos com conector SMA femea e roscados, que poderá instalar fácilmente, fazendo apenas um pequeno buraco na caixa.
Algo assim do género:

Reply

Pois terá que ser ...
A minha antena na emissão é bastante simples: cabo de AWG22 com 167mm. Em termos de alcance não preciso de mais, pois esta a dar pelo menos entre 20 a 30m, com paredes pelo meio.
Vou ter que engendrar uma maneira para a por para fora sem ter água a entrar.
Reply

Acho que nesta matéria, está à vontade. Smile

Reply

Hoje choveu mas a minha estação nada detectou ...
A estação mais perto de mim (cerca de 50m) no Weather Underground registou 0.25mm.

Será normal?
Tenho um pluviometro da PCE (Fine Offset). Qual será o valor mínimo detectado?

Nota: tenho lá 0.6mm registados, mas foi no dia da montagem e não sei qual a origem.
Reply

Como complemento, tenho 0.3mm registados pelas 18:00.
Acontece que apenas caíram alguns borriços a esta hora, enquanto que pelas 14:00 a chuva foi bem perceptível.
A outra estação aqui perto não registou nada pelas 18:00.
Reply

Não respondi de imediato, para ver se a curiosidade o levava a tentar descobrir a resposta à questão que colocou inicialmente. Smile

Ora vamos lá: O valor minimo detectado pelos sensor da FO, é de 0.3mm
O que choveu às 14:00 não foi suficiente para produzir uma leitura, mas alguma agua ficou acumulada no "balde" do baloiço, agora (às 18:00) bastaram alguns pingos para que tivesse uma contagem.

Se está a usar um pluviometro da Auriol (o que imagino que seja, pela leitura de 0.25mm), a questão é a mesma (só que a leitura minima é de 0,25mm). Às 14:00 o seu pluviometro não recolheu a agua suficiente para fazer balançar o baloiço.

Mesmo perto um do outro, a diferença de altura tem muita influência nas medições de pluviometros. De modo geral os que estão mais baixos (partindo do principio que ambos estão numa área desimpedida e longe de zonas abrigadas) obtêm leituras mais elevadas.

Já agora, assegure-se que o tem o pluviometro perfeitamente nivelado, e fixo a um local onde não esteja sujeito a vibrações.

Outra questão importante: Configurou os multiplicadores no Cumulus de acordo com o seu pluviometro?

(01-07-2015, 15:41)jomimota Wrote:  tenho lá 0.6mm registados, mas foi no dia da montagem e não sei qual a origem.

Basta que durante a montagem tenha abanado o sensor o suficiente para o baloiço se mover. Pelo valor indicado, moveu-se duas vezes!

Reply

Mais uma vez tenho de lhe agradecer a disponibilidade e paciência.
Andei à procura do datasheet do pluviometro e não encontrei daí ter perguntado qual o mínimo detectado.
Agora fiquei esclarecido.

O pluviometro que tenho é da PCE FWS 10, que mandei vir juntamente com o sensor de direcção do vento da Alemanha.

Quanto ao multiplicador que tenho no Cumulus: Rainfall = 1.5

Já verifiquei que a minha instalação provisória tem mais um erro, para além daqueles que eu já sabia, que se prende com a colocação do pluviometro, dado que tenho todos os sensores, inclusive o pluviometro, num mastro com 20mm de diâmetro e cerca 1,70m, por sua vez este mastro esta ligado com abraçadeiras a um vulgar mastro de antena com 2.5m. A instalação fica elevada em relação ao telhado, mas em contrapartida vareja com o vento, sendo que quando este tiver maior intensidade poderá dar lugar a falsos registos nomeadamente do pluviometro. Este pormenor será corrigido com a instalação definitiva.
Reply

Quote:Andei à procura do datasheet do pluviometro e não encontrei daí ter perguntado qual o mínimo detectado.
Agora fiquei esclarecido.

Não leve muito a sério as minhas "provocações", é que eu ando sempre a ver levo as pessoas a espiolharem o código.

Quote:Quanto ao multiplicador que tenho no Cumulus: Rainfall = 1.5

Está correcto.

Quote:... num mastro com 20mm de diâmetro e cerca 1,70m, por sua vez este mastro esta ligado com abraçadeiras a um vulgar mastro de antena com 2.5m. A instalação fica elevada em relação ao telhado, mas em contrapartida vareja com o vento, sendo que quando este tiver maior intensidade poderá dar lugar a falsos registos nomeadamente do pluviometro. Este pormenor será corrigido com a instalação definitiva.

Por razões que se compreendem, isto é mais ou menos a instalação comum em meios urbanos. Já me referiu em outra ocasião que a instalação definitiva da sua estação será em outro local. Caso o local o permita, o posicionamento ideal é ter os sensores de vento altos (mastro no telhado) e os sensores de temperatura e pluviometro um pouco acima do solo (1 a 2 metros) em local desobstruído. Se necessário pode usar mais do que uma unidade TX (vento e direcção numa unidade TX, pluviometro e sensor de temp. / hum. ligados a uma segunda unidade TX).

Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)