Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Temperaturas sem módulo de TX

Bons dias Smile

Tenho uma Alecto WS-4500 (mesmo protocolo que a Auriol H13726 e semelhantes) e gostava de conseguir enviar os dados dos sensores para o meu servidor (Domoticz).

Não necessito de muito mais além de saber as condições do exterior sem ter de andar sempre com a base da estação atrás, mas acima de tudo o principal objectivo é ter os valores da temperatura exterior, para com base nisso fazer uma melhor gestão do sistema de aquecimento central.

Depois de vários testes com código daqui e dali, finalmente consegui com a versão mais antiga do AuriolDuino (depois de limpar o código do LCD que só dava erros) obter leituras.

Ora, segundo o meu plano inicial, agora só precisava de colar o código que já uso de outros projectos para fazer chegar as leituras ao Domoticz via Ethernet, mas confesso que depois de ver o Cumulus e toda a informação que de lá se poderia extrair, confesso que fiquei com vontade de montar de perder um pouco mais de tempo e montar um WeatherDuino Pro2.

O meu problema é que segundo percebi do código, ele apenas retira as leituras de chuva e vento dos sensores das Auriol. As temperaturas e humidades vêm de um DTH22 exterior. Não é que não possa também colocar lá fora outro Arduino para fazer essa leitura, mas para o propósito, o sensor da Auriol tem precisão mais do que suficiente, além de que para conseguir apanhar o sinal no local onde se encontra o servidor, os sensores terão de ser colocados no telhado e o acesso para troca de pilhas depois não será nada facilitado, principalmente no inverno.

É possível clarificarem-me se interpretei mal o código ou se de facto a temperatura terá de vir de um DHT22?

Já agora ainda existem placas em stock?

Cumprimentos,
Luís Leonardo.
Reply

Boa tarde chokapick, bem-vindo!

A "história" aqui narrada faz-me lembrar um pouco a minha própria história.
Inicialmente só queria obter dados da Auriol para conseguir trabalhar os dados no pc.
Pouco foi o tempo até evoluir para uma WeatherDuino Pro2 com "extras" e outras ideias existem para futuro.
Também eu inicialmente usava apenas os próprios sensores da Auriol.
Se está a pensar em seguir o caminho da Weatherduino Pro2, certamente não se vai arrepender.

Agora respondendo à pergunta própriamente dita, sim, é possível usar o sensor da própria estação.
A utilização de outro tipo de sensor prende-se com o facto de serem mais fiáveis e precisos.
Alerto para que haja especial atenção aos sensores de temperatura/humidade das Auriol (e "irmãs") pois são conhecidos por precisarem de manutenção extra, a humidade/chuva atacam bastante os mesmos.
Quanto a stock de placas, o Werk_AG é a pessoa certa para responder à pergunta :-)

Cumprimentos,
MeteoEstarreja
Reply

É possível, mas não com o código actual, correcto?

Daquilo que vi parece que ele não está mesmo a usar esses dados no código actual.

O meu maior problema numa solução como o WatherDuino Pro2 é o facto de isto ser uma uma vivenda, os sensores estão no quintal das traseiras e o servidor está junto do segundo piso da entrada da casa. Ainda vou tentar estripar um router velho que ali tenho para fazer uns testes com uma antena decente, mas sinceramente não me acredito muito que consiga apanhar sinal suficiente e sem interferências.

Isso por um lado poderia obrigar-me a levar os sensores para o telhado que aliás seria o local correcto, ainda há pouco o carro quase que se virava com o vento na frente da casa e atrás o sensor apanhava uns míseros 9kms/h. O problema é que o acesso ao telhado não é fácil e pelo que sei aqui (Holanda) é proibido andares no telhado, mesmo que seja o teu. Teria de pedir ao tipo que costuma limpar os vidros para fazer o jeitinho, mas sendo que na altura do frio um conjunto de pilhas às vezes nem 3 meses dura, ia sair cara a brincadeira.

Para já acho que vou limitar-me a enviar os dados por Ethernet para o servidor, ainda vou ver se há alguma forma de os fazer chegar ao Cumulus via Ethernet, mas sendo que em breve poderei trocar de casa, quem sabe não será altura para ter os sensores no local correcto... ou isso ou ir para uma casa onde não tenho onde os meter Smile

Um abraço,
Luís Leonardo.
Reply

Normalmente basta alterar a parametrização, no entanto e como já não uso a versão AuriolDuino faz algum tempo, talvez seja mais facil indicar qual a versão que está a usar.

Quanto a interferências e distâncias no WeatherDuino Pro2, na fase inicial, foi testada exaustivamente com resultados muito melhores que a Auriol por exemplo. Aliás, esse foi um dos motivos pelo qual fiz a mudança.
Como tenho algum equipamento de rádio, alguns deles ligados em permanência, tinha alguns problemas com leituras erradas.
É claro que se a distância for muito grande, não há milagres sendo WeatherDuino Pro2 ou não, ainda que, ideias já existem para melhorar a comunicação em distâncias maiores.
Outra desvantagem das pilhas é precisamente na distância, quanto menos carga têm, mais probabilidade existe de deixarem de ser recebidos os dados a maior distância.

Não conhecendo o local (nem a legislação daí), não há possibilidade de colocar um pequeno mastro que permita ter os sensores num ponto mais elevado mas que não obrigue a ir ao telhado?
Outra possibilidade seria ter uma alimentação alternativa que não a pilhas, com uma pequena bateria e eventualmente um pequeno painel solar por exemplo para evitar a mudança de pilhas.

Utilizar os dados no cumulus via ethernet ... se for preciso e me derem algum pormenor mais em concreto de como pretendem fazer a instalação ou o que é pretendido, posso tentar dar alguma dica.

Cumprimentos

(12-01-2015, 17:46)chokapick Wrote:  É possível, mas não com o código actual, correcto?

Daquilo que vi parece que ele não está mesmo a usar esses dados no código actual.

O meu maior problema numa solução como o WatherDuino Pro2 é o facto de isto ser uma uma vivenda, os sensores estão no quintal das traseiras e o servidor está junto do segundo piso da entrada da casa. Ainda vou tentar estripar um router velho que ali tenho para fazer uns testes com uma antena decente, mas sinceramente não me acredito muito que consiga apanhar sinal suficiente e sem interferências.

Isso por um lado poderia obrigar-me a levar os sensores para o telhado que aliás seria o local correcto, ainda há pouco o carro quase que se virava com o vento na frente da casa e atrás o sensor apanhava uns míseros 9kms/h. O problema é que o acesso ao telhado não é fácil e pelo que sei aqui (Holanda) é proibido andares no telhado, mesmo que seja o teu. Teria de pedir ao tipo que costuma limpar os vidros para fazer o jeitinho, mas sendo que na altura do frio um conjunto de pilhas às vezes nem 3 meses dura, ia sair cara a brincadeira.

Para já acho que vou limitar-me a enviar os dados por Ethernet para o servidor, ainda vou ver se há alguma forma de os fazer chegar ao Cumulus via Ethernet, mas sendo que em breve poderei trocar de casa, quem sabe não será altura para ter os sensores no local correcto... ou isso ou ir para uma casa onde não tenho onde os meter Smile

Um abraço,
Luís Leonardo.
Reply

Painel solar é complicado. Por esta altura do ano na melhor das hipóteses tenho 7 ou 8 horas de luz e isto num dia excelente. Na pior das hipóteses, a neblina é tanta que não chega para acender um led (é o que acontece muitas vezes com a iluminação do quintal).

Entretanto, lembrei-me que posso é colocar os sensores na mesma lá no telhado e depois passar um cabinho decente e bem isolado para a clarabóia do telhado e meter lá umas pilhas ou ligar mesmo um transformador.

De resto, pelo que estou aqui a perceber basicamente o cumulus recebe um ficheiro .dat com os dados. Ora isso é muito simples. Basta criar uma pequena API no meu servidor que vai receber os dados via Ethernet e incrementar o ficheiro.

Vou-me entretendo para já com isto e com o meu BMP085 que sempre que o ligo faz o Arduino fumegar e cheirar a queimado!

PS: Com o AuriolDuino não tenho problema em obter leituras de temperaturas, o problema está com o WeatherDuino Pro2.
Reply

Então se o sol anda desaparecido, existe sempre um gerador eólico Big Grin

Agora falando sério, sim, é possível com um cabo de boa secção colocar a alimentação um pouco mais afastada.
A extensão do cabo deverá ser a mais curta possível e sugiro que em vez de pilhas ou um transformador, pondere em usar uma pequena bateria juntamente com um controlador de carga ou na pior das hipóteses, bateria + transformador.

Quanto aos dados para o cumulus, via Auriolduino efectivamente é utilizado o formato easyweather.dat. Existe utilitário para "descarregar" os dados do auriolduino directamente para um ficheiro .dat limpando o mesmo em intervalos escolhidos pelo utilizador (dentro das possibilidades do utilitário) porque caso contrário, obrigaria a limpeza manual do ficheiro dat de tempos a tempos pois este cresce sempre que é recebido um pacote de dados.

O arduino fumegar e cheirar a esturro não é nada bom sinal ... será que existe para aí alguma anomalia no sensor barométrico ou algum curto?

Sinceramente não percebi a frase de que não tem problemas com o Auriolduino apenas com o WeatherDuino Pro2 ...
Reply

(13-01-2015, 09:54)meteoestarreja Wrote:  Sinceramente não percebi a frase de que não tem problemas com o Auriolduino apenas com o WeatherDuino Pro2 ...

Com o código do Auriolduino (Auriol_RF_Receiver_v098_b002) recebo dados de todos os sensores.

Com o WeatherDuino Pro2 (WeatherDuino_Pro2_v013_20141213), não tenho leituras de temperatura/humidade. Do que percebi do código (e até das variáveis de configuração), os dados de temp/hum não são sequer recolhidos.

Quanto ao cabo de alimentação, não seria superior a 2 a 3 metros. Hoje era para ter lá ido espreitar se seria relativamente fácil prender um mastro, mas tem estado a chover e não me dava muito jeito ir para lá abaixo!

Entretanto o Cumulus tem a opção de ligação via TCP/IP, o que não encontro é informação sobre o formato dos dados e como são feitas as ligações, mas poderia ser uma solução. Se alguém tiver informação sobre isso, seria uma possibilidade emular a ligação por TCP/IP ao cumulus através do Arduino.

Para já, o plano inicial que era o envio dos dados para o Domoticz já está em testes, a expansão virá caso tenha facilidade em colocar o mastro no telhado sem me aleijar ou ir preso Smile

Abraço e obrigado pelo apoio.
Reply

Quote: Com o WeatherDuino Pro2 (WeatherDuino_Pro2_v013_20141213), não tenho leituras de temperatura/humidade. Do que percebi do código (e até das variáveis de configuração), os dados de temp/hum não são sequer recolhidos.

Efectivamente e pelas razões que o Meteoestarreja já referiu hà alguns tópicos atrás, o sistema WeatherDuino Pro2 não utiliza os dados do sensor de Temp / Hum das Auriol e compátiveis.

É possível utilizar uma unidade TX apenas para o envio dos dados de Temp / Hum. De acordo com os padrões, estes sensores, não devem ser montados nas alturas, mas sim a 1 - 1.5 metros do solo em local arejado e protegido da radiação solar directa. Talvez isso possa ajudar a montagem do seu quintal.
A unidade TX pode ser alimentada por qualquer fonte de 12V DC ou sistema solar embora pelo que já disse, esta opção não será a mais adequada para a sua localização.

Reply

Resumo da coisa:

- Código da parte de rede pronto, testado e funcional. Recebe as variáveis e envia para o WU e para o servidor local.
- Código do Aurioldoino (Auriol_RF_Receiver_v098_b002) reduzido ao essencial para extracção dos valores necessários.

Os dois juntos, ocupam cerca de 115% de espaço do Nano! Bora lá tentar reduzir o código ao mínimo, tirar o Bootloader, etc, etc e tal, mas mesmo assim era mais código do que memória Flash.

Como não gosto de me dar por vencido, migrei tudo para um Mega, mas por sorte resolvi testar primeiro em breadboard... sorte a minha, pois ao fim de cerca de 60 segundos o Arduino fica pendurado. Print aqui, print ali, tira daqui tira dali e percebi que pendurava sempre que entrava no IF que ia receber as temperaturas. Já nem me dei ao trabalho de tentar perceber se o problema estava no código ou por exemplo no facto do Mega ter um processador mais rápido. Simplesmente desisti, a roda já está inventada... e eu tenho mais que fazer!

Vamos lá então montar um WeatherDuino Pro2 com TX e RX e arranjar forma do sinal chegar ao local onde se encontra o Cumulus.
Já mandei vir uns conectores, uma antena e como sou dado a cenas estranhas, tive de mandar vir também outro Nano, pois com os Mini o DHT em casa dá-me leituras com mais 10º!

Esta noite já vou montar o circuito de TX numa PCB e ver se depois imprimo uma caixa para meter isto na rua.
Entretanto tenho aqui umas dúvidas, mas vou colocar no local próprio.

Quando estiver tudo a trabalhar logo tiro umas fotos Smile
Reply

Vou ficar a aguardar por essas fotos que vou gostar de ver, acho fantástico sempre que alguem acaba por fazer alterações ao sistema e utilizá-lo para um fim específico.

E como é isso de "depois imprimo uma caixa"? Impressora 3D? Smile

Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)