Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Estação Meteorológica do CRASM
#1

Primeiro uma pequena introdução sobre o que é o CRASM

O CRASM, é um Centro de Recuperação de Animais Selvagens com sede na aldeia de Tojeira, Vilar - Cadaval, localizada numa das encostas da Serra do Montejunto. Faz parte da Rede Nacional de Centros de Recuperação coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Foi fundado a 1 de Setembro de 2007 em resultado de um projeto conjunto da Quercus e da Junta de Freguesia de Vilar, contando tambem com o apoio da Câmara Municipal do Cadaval.

O CRASM funciona fundamentalmente como uma clínica veterinária para fauna selvagem, acolhendo animais que são encontrados debilitados ou feridos por razões acidentais ou devido à acção do homem. No entanto a sua actividade não se esgota nesta desígnio principal, promovendo frequentemente actividades e workshops relacionados com educação ambiental, destinados quer a adultos quer a crianças.

Com a intenção de ter um melhor conhecimento das condições ambientais do local onde se encontram as suas instalações, e tambem a de fornecer às populações locais informação meteorológica relevante em tempo real, os responsáveis pelo CRASM decidiram instalar na sua sede, uma estação meteorológica.

A MeteoCercal, foi convidada a participar neste projecto, convite esse que aceitou de imediato.

A estação meteorológica foi instalada no passado dia 28 Maio de 2016, e embora esteja já em pleno funcionamento, não faz ainda a publicação online dos dados (aguardamos instalação de uma ligação ADSL), o que esperamos venha a acontecer em breve.

Assim que estiver disponível irei actualizar este tópico com o endereço web do site.


Endereço web da estação meteorológica do CRASM: www.crasmontejunto.org


Como hardware a estação utiliza um sistema WeatherDuino Pro2. Os sensores de velocidade e direção do vento são da Fine Offset, e o sensor de temperature de humidade é um Sensirion SHT21 instalado em escudo de radiação. O software utilizado para recolha e registo de dados é o CumulusMX a corer num Raspberry PI equipado com um disco SSD de 32GB. O consumo energético de todo o sistema é inferior a 10 Watts.


[Image: Crasm_weatherstation01.jpg]

Quer more perto ou longe, venha deliciar-se com a deslumbrante paisagem da Serra de Montejunto e visite o CRASM. Conheça por si o o trabalho desenvolvido por toda uma equipa de voluntários dedicados.
Sabia que pode apadrinhar um dos animais recuperados, e ser você próprio a participar na sua libertação? Jamais esquecerá um momento como esse.

[Image: CRASM_locationMap.jpg]


Na estação meteorológica do CRASM está um pouco de todos que têm contribuído e apoiado o projeto WeatherDuino Pro2. Obrigado por isso, e por ter lido.

Reply
#2

Parabéns. Aguardamos o URL.

Como detalhe: parece-me que em dias de vento intenso (que em Montejunto são capazes de não faltar) o pluviómetro vai abanar/inflacionar a leitura.

Sugiro isto porque tenho idêntico problema em mãos.
Reply
#3

(06-06-2016, 18:37)hvalentim Wrote:  Parabéns. Aguardamos o URL.

Como detalhe: parece-me que em dias de vento intenso (que em Montejunto são capazes de não faltar) o pluviómetro vai abanar/inflacionar a leitura.

Sugiro isto porque tenho idêntico problema em mãos.

Obrigado H. Valentim. Sim o que diz é verdade e tenho consciência do problema. O pluviómetro foi colocado ali provisóriamente para poder-mos ir testando o hardware, em breve sera removido do mastro e instalado numa superfície horizontal sólida.

Se tudo correr como esperado, em Julho a estação deverá estar online.

Reply
#4

Os instrumentos já foram reposicionados. Foi verificado o alinhamento a Norte do sensor de direção do vento, nivelamento e establidade do pluviómetro relativamente a vibrações do mastro, continua ainda...

[Image: Crasm_weatherstation02.jpg]

... a fase de testes, que está a correr bem, pelo que, e tal como previsto, lá para o final de Julho deveremos estar online, reportando dados desde o início de Julho.

Esteve quentinho ontem no Montejunto, a 235 metros de altitude uma máxima de 36.8ºC

Reply
#5

(18-07-2016, 00:45)Werk_AG Wrote:  Esteve quentinho ontem no Montejunto, a 235 metros de altitude uma máxima de 36.8ºC

Interessante. Aqui junto ao mar (Caparica) por ex. e contraste esteve espantosamente fresco (atendendo às previsões). Não passou dos 28.5C.
Reply
#6

Aqui na MeteoCercal, no mesmo dia, a uma cota de 124m, mas na parte oriental da Serra de Montejunto (apenas a 10Km da estação do CRASM), a máxima foi de 38.0ºC.

Reply
#7
Thumbs Up 

Heart

Best Regards
Zdenek

[Image: banner.php]
My outdoor AQM-I: here
Reply
#8

(19-07-2016, 20:16)hornychz Wrote:  Heart

Thanks my friend.

Reply
#9

A estação meteorológica do CRASM, iniciou às 00h00 de hoje, e de forma experimental a publicação de dados online, com actualização a cada 3 minutos.

Eis então o endereço: www.crasmontejunto.org

Reply
#10

Quase a celebrar o seu primeiro ano de existência, a estação meteorológica do CRASM foi actualizada com uma nova unidade base / receptor WeatherDuino Pro2 PLUS, e um router 3G/4G Huawei B539.

O software utilizado continua a ser o CumulusMX, instalado num disco externo SSD ligado a um Raspberry Pi.

Todo o equipamento é alimentado através de uma UPS Mustek PRO de 750VA.

[Image: attachment.php?aid=990]


CRASM Weather Station

Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto
Reply




Users browsing this thread: 1 Guest(s)