Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Pluviómetro Auriol
#11

(12-10-2015, 13:01)hvalentim Wrote:  Julgo que se retira daqui uma conclusão em como para conseguir obter a chuva a partir do LOOP c/ o WeeWX ou bem:
a) se modifica o WeatherDuino para enviar também o valor do monthRain
b) se tenta modificar o WeeWX para fazer as contas a partir do yearRain

Eventualmente, uma terceira possibilidade, a mais simples (SE funcionar, provavelmente não*), podia ser definir/tentar forçar no [StdCalibrate] simplesmente algo como

monthRain = yearRain * 1.25

Uma vez que o que está em causa é simplesmente apurar a diferença, é indiferente por qual período ela é calculada. Resta saber como o programa lida com este mapeamento de campos (seja, porque ordem aplica as correcções, se for ex post não adianta nada porque entretanto já calculou o rain a partir do monthRain como sendo 0*).

Presumo (não sei se bem) que actualmente o WeatherDuino envia o valor da monthRain como sendo "0"???


(*)"Because this service is normally run after StdConvert"
fonte: http://www.weewx.com/docs/usersguide.htm#StdCalibrate
Reply
#12

Estas suas duas ultimas mensagens misturam duas questões que convem separar. Vou primeiro à questão do uso do multiplicador.

Para o caso do pluviometro, a necessidade de usar um multiplicador não deriva do sistema ser um WeatherDuino, mas sim de se estar a usar um pluviometro (neste caso um Auriol) cuja medição da pluviosidade correspondente a cada click é diferente dos pluviometros usados nos sistemas Davis que é de 0.2mm (na europa). Se estivesse a usar o Auriol com uma Davis, teria tambem de usar multiplicadores, assim como se usar um pluviometro de 0.2mm com o WeatherDuino Pro2 tambem não precisa usar qualquer multiplicador.
A que variáveis esse multiplicador deve ser aplicado no WeewX, confesso que não sei. No Cumulus o multiplicador é global, e uma vez aplicado, todos os dados, quer os internos quer o que envia para o WU, reflectem qualquer mutiplicador usado.

Quanto ao monthrain, efectivamente o WeatherDuino Pro2 não o reporta, é absolutamente redundante, pois se o software sabe e regista o valor diário da precipitação, calcular o acumulado no mês é bastante fácil.
Mais uma vez não sei se o weewx o faz ou não, sei que o Cumulus deriva todos esses valores (monthRain e yearRain) a partir do valor diário, e nem liga aos outros, e existem muito boas razões para que o faça assim, não é mesmo por acaso.
O WeatherDuino Pro2 reporta o dayRain e o yearRain, e seria bastante fácil adicionar o monthRain, só que os 46 bytes extra necessários são precisosos.
É possível que, conseguindo uma ainda melhor optimização do código (que estou sempre a tentar fazer) possa vir incluir a informação do monthRain no LOOP.

Reply
#13

Parece que a solução b é viável.

Em relação aos multiplicadores, isto parece funcionar:

[StdCalibrate]
[[Corrections]]
windSpeed = windSpeed * 0.448
windGust = windGust * 0.448
rain = rain * 1.25 #usado no registo na base de dados local do valor - no caso do LOOP, calculado a partir da variação do yearRain (após modif. do driver)
rainRate = rainRate * 1.25
yearRain = yearRain * 1.25 #Não parece ter utilidade prática, é uma correcção aplicada a posteriori, o resultado não é à partida usado em lado nenhum
monthRain = monthRain * 1.25 #Na prática não tem uso neste instante (o WeatherDuino não calcula o valor)
dayRain = dayRain * 1.25 #o WeeWX manda directamente este valor para o WU (em modo prefer_hardware).
Reply




Users browsing this thread: 1 Guest(s)