Boa tarde,
A unidade RX reverte-me sempre dar uma leitura inicial de 19954.3 mm/m2 de chuva, com um Pluviómetro FineOffset ligado à TX0.
As leituras comunicadas ao Cumulus estão correctas. É só o display que não faz sentido (vai somando a chuva aos 19943,3).
Relativamente ao ajuste das direcções do catavento c/ o potenciómetro. Sem mexer neste (presumo que de fábrica venha a meio) parece estar a funcionar menos mal. Na vossa experiência têm feito algum ajuste? Para mais ou para menos resistência?
Obrigado
(16-04-2015, 19:10)hvalentim Wrote: [ -> ]Boa tarde,
A unidade RX reverte-me sempre dar uma leitura inicial de 19954.3 mm/m2 de chuva, com um Pluviómetro FineOffset ligado à TX0.
As leituras comunicadas ao Cumulus estão correctas. É só o display que não faz sentido (vai somando a chuva aos 19943,3).
O display está a indicar a pluvosidade total que caiu na sua localização, arredores e quiça no país, desde o ano zero!
Se já tem o relógio certo (o que deverá acontecer assim que liga com o Culumus) deixe o sistema ligado até passar a meia-noite, verá que a partir daí, não lhe vai aparecer mais esse valor no display.
Depois diga alguma coisa.
(16-04-2015, 19:10)hvalentim Wrote: [ -> ]Relativamente ao ajuste das direcções do catavento c/ o potenciómetro. Sem mexer neste (presumo que de fábrica venha a meio) parece estar a funcionar menos mal. Na vossa experiência têm feito algum ajuste? Para mais ou para menos resistência?
Obrigado
Pelo sim pelo não, recomendo-lhe que verifique ou ajuste o valor para o mais próximo possível de 10K.
(16-04-2015, 22:09)Werk_AG Wrote: [ -> ]deixe o sistema ligado até passar a meia-noite, verá que a partir daí, não lhe vai aparecer mais esse valor no display.
Confirma. C/ a passagem da meia-noite o valor "fantasma" no display desaparece.
Quote:Pelo sim pelo não, recomendo-lhe que verifique ou ajuste o valor para o mais próximo possível de 10K.
Parece-me obter melhores resultados com a ranhura do indicador uma largura (da própria ranhura) antes (i.e., à esquerda) do traço que deve indicar o meio (falamos de um pot de 20K).
Por alguma razão a direcção ENE é a mais problemática.
(22-04-2015, 00:54)hvalentim Wrote: [ -> ]Parece-me obter melhores resultados com a ranhura do indicador uma largura (da própria ranhura) antes (i.e., à esquerda) do traço que deve indicar o meio (falamos de um pot de 20K).
Por alguma razão a direcção ENE é a mais problemática.
Um ligeiro ajuste de R8 pode permitir resultados mais precisos, é até um procedimento recomendado, já descrito algures no forum. É exactamente por essa razão que é utilizado em R8 uma resistência váriável em vez de uma fixa de 10K.