Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Acautelar a segurança eléctrica

Há duas questões que do ponto de vista da segurança eléctrica da unidade TX me preocupam:

1) A possibilidade da ventoinha dar problemas, em particular se em certas condições excepcionais de vento e chuva alguma vez chegar a entrar em contacto com água (e desta situação poder ter reflexos na unidade TX, queimar a ventoinha em si não me incomodaria grande coisa).

2) O comportamento em caso de trovoadas e descargas de electricidade estática (ainda há um par de semanas a minha consola FineOffset fez reset sozinha na sucessão de um trovão próximo).

Neste sentido gostava de saber que medidas cautelares são passíveis de ser tomadas.

Ocorreu-me aplicar um fusível de 200mA na linha + da ventoinha mas não sei se este é eficiente em caso do curto-circuito.

Por outro lado, em matéria de ligação à terra, há alguma coisa que se possa/deva fazer?
Reply

(21-04-2015, 13:37)hvalentim Wrote:  Há duas questões que do ponto de vista da segurança eléctrica da unidade TX me preocupam:

1) A possibilidade da ventoinha dar problemas, em particular se em certas condições excepcionais de vento e chuva alguma vez chegar a entrar em contacto com água (e desta situação poder ter reflexos na unidade TX, queimar a ventoinha em si não me incomodaria grande coisa).

2) O comportamento em caso de trovoadas e descargas de electricidade estática (ainda há um par de semanas a minha consola FineOffset fez reset sozinha na sucessão de um trovão próximo).

Neste sentido gostava de saber que medidas cautelares são passíveis de ser tomadas.

Ocorreu-me aplicar um fusível de 200mA na linha + da ventoinha mas não sei se este é eficiente em caso do curto-circuito.

Por outro lado, em matéria de ligação à terra, há alguma coisa que se possa/deva fazer?

Penso que seria fácil adicionar um polyfuse (utilizado por exemplo nos raspberrys) ou supressor de picos.
Faz cerca de dois meses utilizei um num projecto e tem estado a desempenhar bem o seu papel, entretanto se não me esquecer, coloco aqui a referência usada
Reply

(21-04-2015, 13:44)meteoestarreja Wrote:  Penso que seria fácil adicionar um polyfuse (utilizado por exemplo nos raspberrys) ou supressor de picos.
Faz cerca de dois meses utilizei um num projecto e tem estado a desempenhar bem o seu papel, entretanto se não me esquecer, coloco aqui a referência usada

OK. Agradeço a dica. A diferença de um "polyfuse" para um fusível normal é apenas de que ele recupera sozinho (isto é não queima e não precisa substituição)?
Reply

(21-04-2015, 14:14)hvalentim Wrote:  OK. Agradeço a dica. A diferença de um "polyfuse" para um fusível normal é apenas de que ele recupera sozinho (isto é não queima e não precisa substituição)?

Exactamente, embora que não deva ser visto como um componente perfeito.

A ideia é que quando a corrente ultrapassa o valor do fusível, ele aumenta sigificativamente o valor da resistência "cortando" o fluxo da corrente.
Quando se desliga o circuito/"resolve o problema", ele tende a normalizar o valor da resistência voltando a conduzir corrente.
O problema é que em determinadas situações pode acontecer demorar algum tempo a voltar ao normal demorando desde alguns minutos ou até mesmo horas.
Já existiram rumores de fusíveis que não voltaram ao normal.

Pela (pouca) experiência que tenho nesse tipo de componentes, não me posso queixar. Fizeram o trabalho deles e na pior das hipóteses demoraram cerca de 30 segundos a "fazer reset" depois de removida a carga que consumia mais que o fusível permitia.
Em suma, pode ser necessário substituir o componente tal como nos fusíveis normais, mas será uma probabilidade muito reduzida que isso aconteça.

Se eu quisesse testar um componente desse género num arduino, possivelmente faria-o apenas para a parte final do circuito (neste caso o ventilador) e deixava o arduino fora da equação, dessa forma, o arduino continuava o seu trabalho mesmo em caso de falha do ventilador.

Além deste tipo de fusível, existem também circuitos capazes de prover protecção sem estes "riscos" dos polyfuse, no entanto é uma solução mais cara
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)