Thread Rating:
  • 7 Vote(s) - 5 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Medindo a Radiação Solar com base em Células Fotovoltaicas

Olá bom dia,

Obrigado pela rápida resposta,
A ideia é fazer um medidor solar em W/m2
Qual as células que aconselha?
Já que tenho de fazer um trabalho com pelo menos 3 células.
Uma delas é esta;

http://ixapps.ixys.com/DataSheet/KXOB22-...30902-.pdf

Qual a que usou no seu sensor?

Cumprimentos,
Reply

Esta última que refere, já me parece mais viável, no entanto continua a parecer-me ter uma corrente de curto-circuito muito pequena. Dentro da linha de células solares da IXYS, e tentando manter o preço baixo, sugeria-lhe a SLMD121H04L, ou a KXOB22-12X1L, que têm um Isc máx. na ordem dos 50mA.
Devo dizer-lhe que nunca usei ou experimentei qualquer uma delas.

Não sei a referência da célula solar que estou a usar no meu sensor solar, comprei um lote delas faz bastante tempo a um vendedor chines no eBay, que entretanto desapareceu. Sei apenas que são mono cristalinas 1V e Isc máx de 80mA.

Reply

olá,

estava tentando utilizar seu método para medir irradiação, no seu guia você diz que teria um exemplo pro código de arduino no final mas eu não achei.

tem algum link pra esse código??
Reply

Olá

Na verdade não cheguei a publicar nenhum código de exemplo, mas se der uma olhada no código TX do sistema WeatherDuino, irá facilmente ver como é feita a leitura. Pode até usar o codigo sem modificação alguma, e simplesmente ligar o sensor ao pino A0 de um arduino Nano e activar o modo Debug para o sensor solar (ID4)

Reply

(13-07-2016, 22:45)Werk_AG Wrote:  Olá

Na verdade não cheguei a publicar nenhum código de exemplo, mas se der uma olhada no código TX do sistema WeatherDuino, irá facilmente ver como é feita a leitura. Pode até usar o codigo sem modificação alguma, e simplesmente ligar o sensor ao pino A0 de um arduino Nano e activar o modo Debug para o sensor solar (ID4)

Olá.
Você poderia me mandar o link onde se encontra o código TX do sistema WeatherDuino? Pois tive dificuldade em achá-lo. 
Atenciosamente.
Reply

(04-04-2017, 21:29)Higor_ Wrote:  Olá.
Você poderia me mandar o link onde se encontra o código TX do sistema WeatherDuino? Pois tive dificuldade em achá-lo. 
Atenciosamente.

Olá, bem vindo.
Pode encontrá-lo aqui: http://www.meteocercal.info/forum/Thread...31#pid3631

Reply

Estou com algumas dúvidas em relação qual placa fotovoltaica usar, pois aqui na região o valor de radiação solar é 5 kW/m2 , e eu adquiri uma placa com Isc de 80mA, porém ao fazer a Lei de Ohm para encontrar um Rsh resultou em um valor de 6,25Ω (V = 0,5).

A minha pergunta seria se esse valor de Rsh é alto e se tenho que adquirir uma célula com Isc maior, por conta que estou trabalhando com um valor de radiação solar elevado??

Att
Reply

(13-09-2017, 22:26)Higor_ Wrote:  ... pois aqui na região o valor de radiação solar é 5 kW/m2 ...

5kW/m2 = 5000W / m2

Desculpe, mas esse valor deve ser relativo a uma média diária, e não a uma medição instantânea.
Tanto quanto sei, um valor destes não se observa em nenhum lugar na terra e tambem não conheço nenhum piranometro que vá além dos 1600 W/m2.

Average annual solar radiation arriving at the top of the Earth's atmosphere is roughly 1361 W/m2.[6] The radiation is distributed across the electromagnetic spectrum. About half is infrared light.[7] The Sun's rays are attenuated as they pass through the atmosphere, leaving maximum normal surface irradiance at approximately 1000 W /m2 at sea level on a clear day. When 1361 W/m2 is arriving above the atmosphere (when the sun is at the zenith in a cloudless sky), direct sun is about 1050 W/m2, and global radiation on a horizontal surface at ground level is about 1120 W/m2.[8] The latter figure includes radiation scattered or reemitted by atmosphere and surroundings. The actual figure varies with the Sun's angle and atmospheric circumstances. Ignoring clouds, the daily average insolation for the Earth is approximately 6 kWh/m2 = 21.6 MJ/m2.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Solar_irradiance

Reply

Bom dia,

Penso que fala de um valor por dia : Kwh/m2/day.

5kwh/m2/day é lógico:

[Image: Insolation.gif]
Reply

Go here to see insolation levels for your location;

http://www.clearskycalculator.com/

This will give you the Maximum insolation, assuming clear sky, for a given day and time. If your reading is above the number from the calculator then the sensor / interface needs adjusting.

Just enter longitude, Latitude, elevation and day number.

Sorry my Portuguese is poor to non-existent.
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)