Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Temperaturas sem módulo de TX

(17-01-2015, 03:22)Werk_AG Wrote:  E como é isso de "depois imprimo uma caixa"? Impressora 3D? Smile

Sim. Antes da estação o meu hobby nocturno durante uns tempos foi montar uma impressora 3D. Como é óbvio agora aproveito o recurso para provavelmente imprimir as caixas para o módulo de TX e RX e talvez um radiation shield. O único problema é que o plástico que se usa para imprimir é pouco dado a raios UV, mas vou ver se encontro um spray branco que depois resolva isso, até porque o Sol aqui está de férias por uns tempos.

Acabei por não inventar muito. Já tinha perdido tempo mais que suficiente a tentar inventar a roda.
Segui o código e os esquemas existentes no fórum e montei uma unidade de RX e outra de TX.

A de TX está num Tupperware daqueles quase isolados do exterior com um powerbank de 2000mha do chinês. Acredito que aquilo ainda dê pelo menos para uma semana.

A unidade de RX, mesmo longe e cheia de obstáculos pelo caminho apanha o sinal de todos os sensores, mas entretanto assim que a temperatura baixou, deixou de apanhar o vento e chuva, porque as pilhas já devem estar fracas e com o frio perdem logo a potência quase toda.

Agora faltam chegar os sensores que mandei vir e um Nano pois o UNO que está como RX agora faz falta noutro lado. Até lá vou-me entretanto a configurar o software e preparar tudo para depois colocar online.

PS: Está-me a falhar aqui alguma configuração na configuração do Cumulus ou ele regista mesmo tudo o que recebe, mesmo que sejam por exemplo 599º no Indoor?

Attached Files Image(s)

Reply

(17-01-2015, 05:15)chokapick Wrote:  PS: Está-me a falhar aqui alguma configuração na configuração do Cumulus ou ele regista mesmo tudo o que recebe, mesmo que sejam por exemplo 599º no Indoor?

Sim ele regista tudo o que lhe chega. O controlo de spikes funciona apenas comparando a diferença entre a última leitura e a actualmente recebida.
Suponho que na altura desse registo não tinha nenhum DHT22 ligado à unidade RX, certo? Quando é assim, podem aparecer valores estranhos.

Pois muito bem! Estas coisas vistas sim, são uma prova de quanto é simples este sistema. Hardware comum, simples de encontrar e conjugar, e um "pouco de software"... que possivelmente poderia estar escrito de melhor forma, mas não sendo eu um programador profissional, faço o melhor que sei.

Tenho prazer em continuar a acompanhar a implementação deste seu sistema.

Só agora reparei que no seu primeiro "post" perguntava sobre a disponibilidade de boards, bom de momento estão esgotadas, mas espero receber um novo lote durante a próxima semana.

Reply

(17-01-2015, 20:32)Werk_AG Wrote:  Só agora reparei que no seu primeiro "post" perguntava sobre a disponibilidade de boards, bom de momento estão esgotadas, mas espero receber um novo lote durante a próxima semana.

À partida para a unidade de RX talvez compre depois uma board só para não ter tanto trabalho Smile

Para a de TX, como para já irei apenas ligar o DHT, devo-me ficar por uma PCB e meia dúzia de pontos de solda.

Dentro de umas 2 ou 3 semanas irei a Portugal, por isso assim que chegarem sou capaz de encomendar isso para a minha morada dai que sempre poupo nos portes.

Quanto ao código, está óptimo. Bem estruturado e devidamente comentado. Se não houve referência ao não ser programador, bem que poderia passar por tal Wink
Reply

(17-01-2015, 22:09)chokapick Wrote:  Dentro de umas 2 ou 3 semanas irei a Portugal, por isso assim que chegarem sou capaz de encomendar isso para a minha morada dai que sempre poupo nos portes.

Ok. Dependendo do local até poderá ser possível uma entrega em mão. Depois diga-me alguma coisa por PM.

Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)