Por serem de possível interesse geral e de forma a que informação e as respostas que o Werk_AG amavelmente me deu possam ser aproveitadas ao máximo, republico aqui os esclarecimentos que este me prestou relativamente a três dúvidas que recentemente lhe expus. O texto citado corresponde às minhas perguntas, o restante corresponde às suas respostas.
Não sei exactamente qual o comprimento de cabo máximo possível de usar entre o sensor solar e a unidade TX. Nunca testei isso, mas provávelmente não poderá ser muito grande, dado que as tensões em causa são bastante baixas, e uma perca de 0.1v tem um efeito considerável, por outro lado como a corrente em causa tambem é muito baixa, dificilmente causará grande queda de tensão no cabo, pelo que acredito que com um cabo de 0.5mm, distancias até 2 - 3 metros não devem ser problema. O que estou a usar tem perto de 1.5m
Tudo é possível de ser feito alterando o código.
No caso sugerido, embora entenda a finalidade, seria algo ao contrário de uma possivel utilização comum, pois seria activar a fan (led's no seu caso) à noite e desligá-la durante o dia (alguns RS da Davis funcionam só durante o dia).
Quem sabe fazer essa alteração será uma motivação para você estudar o código TX?
Pode e deve! Não recomendo mesmo utilizar as RX v4.xx alimentadas apenas por USB, excepto quando não é instalado o modulo TX para a função de retransmissão de dados.
(...) De facto, comprei a minha no Aki, que pertence ao mesmo grupo. Eles estão a vender essas caixas extremamente baratas, comparando com o preço de uma qualquer vulgar caixa.
Cumprimentos
Caneira
PS: Algumas destas questões poderiam ter sido colocadas no fórum talvez até na secção em Português, quem sabe a resposta ajudaria outros também (...)
hvalentim Wrote:(...)
1-> Qual o comprimento máximo do(s) fio(s) entre o sensor de UV e o sensor solar e a unidade de TX? Idealmente precisava de pelo menos 2-2,5 metros...
Não sei exactamente qual o comprimento de cabo máximo possível de usar entre o sensor solar e a unidade TX. Nunca testei isso, mas provávelmente não poderá ser muito grande, dado que as tensões em causa são bastante baixas, e uma perca de 0.1v tem um efeito considerável, por outro lado como a corrente em causa tambem é muito baixa, dificilmente causará grande queda de tensão no cabo, pelo que acredito que com um cabo de 0.5mm, distancias até 2 - 3 metros não devem ser problema. O que estou a usar tem perto de 1.5m
hvalentim Wrote:2 -> É viável modificar o código infra de modo a fazer depender a activação da saída a 9V do valor da radiação? O interesse está em que estou a construir um escudo ventilado que tenciono alimentar a 12v 24/24h independentemente. Assim, pensei que podia usar antes a saída a 9v para ligar durante a noite uns leds (talvez 3 brancos ligados em série) com fim puramente decorativo (para iluminar o anemómetro e o cata-vento por ex.).
byte fanOn_HiTemp = 32; // RS Fan turn on when outside temperature is >= than this value (ºC)
byte fanOn_LowTemp = 3; // RS Fan turn on when outside temperature is <= than this value (ºC)
byte fanOn_LowWind = 2; // RS Fan turn on when Wind Average is <= than this value (m/s)
Tudo é possível de ser feito alterando o código.
No caso sugerido, embora entenda a finalidade, seria algo ao contrário de uma possivel utilização comum, pois seria activar a fan (led's no seu caso) à noite e desligá-la durante o dia (alguns RS da Davis funcionam só durante o dia).
Quem sabe fazer essa alteração será uma motivação para você estudar o código TX?

hvalentim Wrote:3 - Vou colocar a bateria (porque precisa de manutenção e fica mais facilmente acessível) na floreira de uma varanda, a meio caminho entre a TX e a RX. Como resultado posso alimentar a 12v ambas as unidades (ficam a 3 metros cada uma. mais ou menos), tornando o sistema energicamente autónomo. A minha dúvida neste caso é: a unidade RX pode funcionar com o USB desligado (ficando futuramente, uma vez a nova versão do software fique disponível, a "logar" para a memória), sendo simplesmente alimentada pela entrada a 12v (regulada pelo T7809)?
Pode e deve! Não recomendo mesmo utilizar as RX v4.xx alimentadas apenas por USB, excepto quando não é instalado o modulo TX para a função de retransmissão de dados.
hvalentim Wrote:(...) encontrei uma caixa para colocar no exterior idêntica à sua por 20 euros no Leroy Merlin (no caso no de Alfragide).
(...) De facto, comprei a minha no Aki, que pertence ao mesmo grupo. Eles estão a vender essas caixas extremamente baratas, comparando com o preço de uma qualquer vulgar caixa.
Cumprimentos
Caneira
PS: Algumas destas questões poderiam ter sido colocadas no fórum talvez até na secção em Português, quem sabe a resposta ajudaria outros também (...)