Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Ligação e alojamento dos sensores Sensirion

(08-02-2015, 03:19)Werk_AG Wrote:  lembro-me de ter lido algures que quando se utiliza ventilação num RS ela deve ser aspirada, fazendo o ar exterior passar pelo sensor e não "empurrando" ar para ele.

Reflectindo melhor sobre esta matéria (construção de um escudo de radiação aspirado) tenho algumas dúvidas sobre o desenho e comportamento de um escudo "misto". Isto porque ou bem o escudo é "aberto" e facilita a ventilação natural ou bem se lhe vamos adicionar uma ventoinha acabamos por o "fechar", dificultando a ventilação natural quando a ventoinha está desligada (e se não o fechar-mos vamos estar a aspirar ar quente em contacto com as superfícies laterais do escudo). Parece-me que o resultado é tendencialmente uma oscilação brusca nas leituras quando a ventoinha é ligada e um "efeito estufa" superior ao de um escudo sem ventoinha quando esta está desligada.

Creio por conseguinte que se vamos adicionar uma ventoinha idealmente esta deve estar sempre ligada, assegurando um comportamento uniforme.

Presentemente já tenho disponíveis um painel solar de 85W (5A-12V) e um bateria de ácido de 150Ah (usada, actualmente deve ter para aí a metade da capacidade, obriga ainda a manutenção periódica com verificação do nível do electrólito) que estou a pensar dedicar ao WeatherDuino, de modo que a questão do consumo energético deixou de ser problema. Assim, estou a planear criar um escudo aspirado 24/24 horas.

Olhando para o design da Davis (infra) o melhor será nesse caso colocar um tubo de PVC dentro do escudo de pratos, com a ventoinha por cima, sugando não obstante o ar de baixo, como tinha pensado.

A interpretação permite, parece-me, ressaltar ainda duas dicas:
-> que os pratos sejam furados, de forma a permitir a ascensão/libertação do ar quente.
-> que sejam contemplados mecanismos de deflexão que evitem também uma excessiva exposição dos sensores ao fluxo directo de ar.

[Image: 1210SPARS.jpg]

Descrição detalhada do desenho para efeitos de patente c/ esquema em detalhe >>
Reply

Messages In This Thread

Users browsing this thread: 1 Guest(s)