Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Ligação e alojamento dos sensores Sensirion

Bom Dia,

Estou a planear adquirir dois sensores Sensirion (um SHT11 e um SHT21) para colocar no exterior. Em particular estou a pensar nestes dois:

[Image: mE6MxIKe6r_JGzvjcGfXB3A.jpg]

[Image: mDYq_9N5tsOwyFpRm2gmHFQ.jpg]

Tenho no entanto algumas dúvidas que alguém que já tenha construído uma estação talvez me possa ajudar a esclarecer:

-> como é que estão a a fazer para ligar os módulos à board? Usam "fichas" nos cabos? Nas duas extermidades?

-> o tipo de ligação que se vê nas imagens acima será o mais adequado? (o SHT21 vem com os pins para soldar) Também não vejo muitas alternativas...

-> suponho que não basta "atirar" o componente com o fio para dentro do escudo de radiação, é preciso comprar alguma protecção à parte que o envolva? Como é que têm feito?

Obrigado
Reply

Olá, hvalentim
Bem vindo a bordo, agora em português! Smile

O primeiro sensor é exactamenete igual ao meu, e o segundo será uma variante, mas basicamente o mesmo. Note que o segundo comunica por I2C e terá de usar cabos muito curtos.

Quote:-> como é que estão a a fazer para ligar os módulos à board? Usam "fichas" nos cabos? Nas duas extermidades?

-> o tipo de ligação que se vê nas imagens acima será o mais adequado? (o SHT21 vem com os pins para soldar) Também não vejo muitas alternativas...

Eu optei por usar fichas nos dois extremos do cabo.
Usei no sensor, porque seria mais fácil uma eventual substituição do mesmo, pois soldar na rua e ao vento nem sempre é fácil.
Na ponta do cabo que liga à placa TX usei tambem fichas, tambem pensando numa eventual desmotagem total do RS para manutenção ou outra razão qualquer.
Quote:-> suponho que não basta "atirar" o componente com o fio para dentro do escudo de radiação, é preciso comprar alguma protecção à parte que o envolva? Como é que têm feito?

Sim, "atirar" com o sensor lá para dentro é capaz de não ser a melhor das soluções.
No meu caso, na construção do RS, criei uma especie de câmara para o sensor, que tambem o proteje de uma eventual entrada de água pelo espaço entre os pratos. Nessa câmara está um pequeno suporte para o sensor. Antes de o fixar lá, o sensor foi colocado numa espécie de pequeno saco feito com uma rede plástica muito fina, apenas para evitar a entrada de alguma aranha ou pequeno animal.

Deixo abaixo uma imagem do interior do meu RS quando estava a ser construido, onde se pode ver a dita câmara. O actual RS já foi melhorado (a fan tem uma colocação melhor) mas mantem o mesmo design.

[Image: RS_interior01.jpg]

Reply

Obrigado pelo feedback.

(07-02-2015, 18:17)Werk_AG Wrote:  Note que o segundo comunica por I2C e terá de usar cabos muito curtos.

Tenho noção disso. Pela diferença na quantidade de componentes que se vê em redor relativamente ao seu presumo que não deve dar o tal metro e vinte, talvez a metade...

Algures encontrei uma menção sua a uns I2C extenders. Presumo que está a falar disto? Mais detalhes aqui.

Vi ainda disponível uma versão com a mesma board do seu SHT21 mas com o SHT25. Porém, para além do preço, parece que o homem está de férias.

Quote:Eu optei por usar fichas nos dois extremos do cabo...
OK. Confirma o meu plano.

Quote:na construção do RS, criei uma especie de câmara para o sensor...

No meu caso estou a pensar colocar a ventoinha na base do escudo/pratos, sugando ar de fora para dentro (isto é, de baixo para cima). Ainda tenho que pensar se quero "reformar" completamente a FineOffset ou não. Em caso positivo, acho que posso simplesmente reaproveitar o escudo desta (neste momento tenho o pequeno escudo da FineOffset enfiado dentro de um escudo de pratos de melanina), suspendendo-o aí ao centro com fio de nylon ou coisa que o valha.

A minha dúvida é se valerá a pena comprar algo neste estilo:
[Image: mKert-azPoR3v1qYagQcjHw.jpg]
SHT10 SHT11 Plastic Cover for Digital Humidity & Temperature Sensor Module
Reply

Quote:Algures encontrei uma menção sua a uns I2C extenders. Presumo que está a falar disto? Mais detalhes aqui.

Nem mais!
Tenho em testes desde Janeiro uma unidade TX protótipo que inclui esse chip da Philips. So far so good.
Até agora, sem problemas com um cabo de 5 metros.

Quote:No meu caso estou a pensar colocar a ventoinha na base do escudo/pratos, sugando ar de fora para dentro (isto é, de baixo para cima).

Já não me lembro a razão, mas lembro-me de ter lido algures que quando se utiliza ventilação num RS ela deve ser aspirada, fazendo o ar exterior passar pelo sensor e não "empurrando" ar para ele. Certamente investigará melhor sobre o assunto...

Por acaso já tinha passado os olhos por essas proteções (são iguas às usadas nos DHT21) e pensei que poderiam ser interessantes. Fiquei com a ideia que servem muito bem para os modulo com o SHT21 iguais ao seu, mas só verificando...

Reply

(08-02-2015, 03:19)Werk_AG Wrote:  Tenho em testes desde Janeiro uma unidade TX protótipo que inclui esse chip da Philips. So far so good.

Hum. E isso é coisa fácil de adaptar na Board 2.5?
No imediato e no estádio de entendimento em que estou dos Arduinos parece-me uma grande confusão.

Quote:lembro-me de ter lido algures que quando se utiliza ventilação num RS ela deve ser aspirada

Tenho que ver isso melhor então. A minha lógica seria a de que:
-> puxar o ar pelos pratos tb o aquece à medida que os arrefece.
-> se houver humidade depositada nos pratos é igualmente "aspirada".

Quote:Por acaso já tinha passado os olhos por essas proteções..

Num universo ideal, diz que também há uns filtros que se aplicam directamente sobre o sensor (imagens c/ link):

[Image: 1892485-40.jpg]

Aplicado:
[Image: carefullyepoxytheprotectivecap.jpg?w=300&h=225]
Reply

Peço desculpa por fazer topicjacking, mas reparei que esse radiation shield me parece ser de metal.
Estarei certo? É que estou farto de procurar uma tijelas brancas baratas para fazer o meu e só encontro em metal, mas assumi à partida que o metal, por reter bastante calor, não seria a melhor opção.
Reply

(10-02-2015, 12:10)chokapick Wrote:  Peço desculpa por fazer topicjacking, mas reparei que esse radiation shield me parece ser de metal.

A única coisa de metal no radiation shield são as varas de ligação entre os pratos e os parafusos/anilhas que fazem entre eles o espaçamento.

O material ideal para fazer um escudo de radiação são pratos de melamina.

Encontram-se um pouco por todo o lado. Quando fiz o meu os hipermercados Continente por exemplo tinham uma boa variedade de modelos.
Reply

(10-02-2015, 12:10)chokapick Wrote:  Peço desculpa por fazer topicjacking, mas reparei que esse radiation shield me parece ser de metal.
Estarei certo? É que estou farto de procurar uma tijelas brancas baratas para fazer o meu e só encontro em metal, mas assumi à partida que o metal, por reter bastante calor, não seria a melhor opção.

Como refere o hvalentim o material com melhores caracteristicas para fazer um RS é de facto a melamina, cuja unica desvantagem para uma constução caseira me parece ser apenas a maior dificuldade em fazer as furações.

Os pratos que utilizei no meu RS, são vulgares pratos de plástico normalmente utilizados como bases para vasos. Podem ser encontrados com alguma facilidade em lojas que vendam artigos para jardinagem.

Reply

Sei do que falam, mas só tenho encontrado desses com a Kitty ou o Nody!

Devolvo então o tópico ao autor e se necessário logo crio um para o assunto.

Obrigado Smile
Reply

(08-02-2015, 03:19)Werk_AG Wrote:  lembro-me de ter lido algures que quando se utiliza ventilação num RS ela deve ser aspirada, fazendo o ar exterior passar pelo sensor e não "empurrando" ar para ele.

Reflectindo melhor sobre esta matéria (construção de um escudo de radiação aspirado) tenho algumas dúvidas sobre o desenho e comportamento de um escudo "misto". Isto porque ou bem o escudo é "aberto" e facilita a ventilação natural ou bem se lhe vamos adicionar uma ventoinha acabamos por o "fechar", dificultando a ventilação natural quando a ventoinha está desligada (e se não o fechar-mos vamos estar a aspirar ar quente em contacto com as superfícies laterais do escudo). Parece-me que o resultado é tendencialmente uma oscilação brusca nas leituras quando a ventoinha é ligada e um "efeito estufa" superior ao de um escudo sem ventoinha quando esta está desligada.

Creio por conseguinte que se vamos adicionar uma ventoinha idealmente esta deve estar sempre ligada, assegurando um comportamento uniforme.

Presentemente já tenho disponíveis um painel solar de 85W (5A-12V) e um bateria de ácido de 150Ah (usada, actualmente deve ter para aí a metade da capacidade, obriga ainda a manutenção periódica com verificação do nível do electrólito) que estou a pensar dedicar ao WeatherDuino, de modo que a questão do consumo energético deixou de ser problema. Assim, estou a planear criar um escudo aspirado 24/24 horas.

Olhando para o design da Davis (infra) o melhor será nesse caso colocar um tubo de PVC dentro do escudo de pratos, com a ventoinha por cima, sugando não obstante o ar de baixo, como tinha pensado.

A interpretação permite, parece-me, ressaltar ainda duas dicas:
-> que os pratos sejam furados, de forma a permitir a ascensão/libertação do ar quente.
-> que sejam contemplados mecanismos de deflexão que evitem também uma excessiva exposição dos sensores ao fluxo directo de ar.

[Image: 1210SPARS.jpg]

Descrição detalhada do desenho para efeitos de patente c/ esquema em detalhe >>
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)