Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Problema com os sensores
#1

Boa Noite,

Estou aqui com uma situação estranha.
Hoje por volta das 22:15, fiquei sem os dados do vento (velocidade e direcção), bem como não foi registada qualquer precipitação até ao momento.
Os meus sensores são da Fine Offset, e fisicamente apesar da distância e tanto quanto a minha vista permite parecem-me estar a funcionar bem.
Os dados de temperatura e humidade continuam a chegar.

Existe alguma coisa a fazer antes de tentar aceder aos sensores fisicamente?

Obrigado.

Jorge Mota

PS: tenho a última versão instalada (17/09).
Reply
#2

Uma vez que continua a receber os dados da Temp / Hum a unidade TX está a funcionar.
Alguma possibilidade de que os cabos de ambos os sensores se tenham soltado ou perdido contacto?

Reply
#3

Em relação aos cabos, à vista não parece, mas a esta distância não é fácil de verificar e com este tempo não dá para intervir.
Hoje de manhã tenho aqui uma novidade. O sensor de chuva apresenta uma leitura de 0,3mm (o CumulusMX Dashboard apresenta: 0.3mm, Rate 0.0mm, High 0.6 / 02:29) o que para o que choveu não me parece uma leitura acertada, mas talvez não tenha sido assim tanto.
Reply
#4

Penso que o sensor de chuva esteja a funcionar como devido, pois tive nova actualização hoje pelas 11:48, passou a 0.6mm.
O valor do HIGH apresenta agora: 8980,8 o que não faço a mínima ideia do que representa.

Assim sendo, parece-me que os problemas se limitam aos sensores do Vento.
Reply
#5

Considerando a pluviosidade nas ultimas 24 horas na região Oeste, um valor de 0.6mm parece-me muito baixo.
Certamente irá precisar de verificar o estado dos cabos (se houve imendas pode ter entrado água) e ligações na unidade TX.

Reply
#6

Também pensei isso. Entretanto estive a ver no underground as estações aqui à volta e os valores não diferiam muito. No caso do sensor de chuva não fiz qualquer emenda.
De qualquer forma como vou ter que aceder aos sensores, vou fazer uma vistoria geral.

Obrigado.
Reply
#7

Realmente o que me parece mais provável é estar a haver algum problema com a cablagem ou contactos.
Aqui no lado oriental da Serra do Montejunto tem chuvido bem mais então: 8,0mm no dia 6/10/2015

Reply
#8

Os sensores voltaram à vida ...

Parece-me que o problema está no anemómetro. Desseleccionei a opção de rumo norte para vento zero e a direcção ressuscitou. Entretanto já voltei a ter velocidade novamente, pelo que deveria ser um mau contacto.
Quando o tempo melhorar, vou substituir o anemómetro e refazer a respectiva extensão.

Obrigado.
Reply
#9

Olhando para os dados das duas estações, existe algo que pode perfeitamente explicar a diferença nas leituras de temperatura entre ambas: a exposição do local ao vento.
Se reparar, a estação que dista 200 metros da sua, reporta consistentemente velocidades de vento superiores à sua. Outra coisa que reparei, e achei até extranho é que as direções de vento entre ambas são muito dispares, quase inversas. Talvez fosse bom confirmar a posição do seu cata-vento. Aquilo tem uma marca que deve apontar ao Norte real, não o magnético.

Reply




Users browsing this thread: 1 Guest(s)