This forum uses cookies
This forum makes use of cookies to store your login information if you are registered, and your last visit if you are not. Cookies are small text documents stored on your computer; the cookies set by this forum can only be used on this website and pose no security risk. Cookies on this forum also track the specific topics you have read and when you last read them. Please confirm whether you accept or reject these cookies being set.

A cookie will be stored in your browser regardless of choice to prevent you being asked this question again. You will be able to change your cookie settings at any time using the link in the footer.

Thread Rating:
  • 0 Votes - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Novato - Algumas dúvidas ...
Uma das minhas caixas, apenas apanha sol directo durante uma parte da manhã, mas mesmo assim já a vi com temperaturas de 35, 36 graus.

Colocar a antena fora da caixa, não lhe será muito dificil. Existem uns pequenos cabos com conector SMA femea e roscados, que poderá instalar fácilmente, fazendo apenas um pequeno buraco na caixa.
Algo assim do género:

MeteoCercal - Air Quality Data
Click here to watch at my ThingSpeak channel

Reply
Pois terá que ser ...
A minha antena na emissão é bastante simples: cabo de AWG22 com 167mm. Em termos de alcance não preciso de mais, pois esta a dar pelo menos entre 20 a 30m, com paredes pelo meio.
Vou ter que engendrar uma maneira para a por para fora sem ter água a entrar.
Reply
Acho que nesta matéria, está à vontade. Smile

Reply
Hoje choveu mas a minha estação nada detectou ...
A estação mais perto de mim (cerca de 50m) no Weather Underground registou 0.25mm.

Será normal?
Tenho um pluviometro da PCE (Fine Offset). Qual será o valor mínimo detectado?

Nota: tenho lá 0.6mm registados, mas foi no dia da montagem e não sei qual a origem.
Reply
Como complemento, tenho 0.3mm registados pelas 18:00.
Acontece que apenas caíram alguns borriços a esta hora, enquanto que pelas 14:00 a chuva foi bem perceptível.
A outra estação aqui perto não registou nada pelas 18:00.
Reply
Não respondi de imediato, para ver se a curiosidade o levava a tentar descobrir a resposta à questão que colocou inicialmente. Smile

Ora vamos lá: O valor minimo detectado pelos sensor da FO, é de 0.3mm
O que choveu às 14:00 não foi suficiente para produzir uma leitura, mas alguma agua ficou acumulada no "balde" do baloiço, agora (às 18:00) bastaram alguns pingos para que tivesse uma contagem.

Se está a usar um pluviometro da Auriol (o que imagino que seja, pela leitura de 0.25mm), a questão é a mesma (só que a leitura minima é de 0,25mm). Às 14:00 o seu pluviometro não recolheu a agua suficiente para fazer balançar o baloiço.

Mesmo perto um do outro, a diferença de altura tem muita influência nas medições de pluviometros. De modo geral os que estão mais baixos (partindo do principio que ambos estão numa área desimpedida e longe de zonas abrigadas) obtêm leituras mais elevadas.

Já agora, assegure-se que o tem o pluviometro perfeitamente nivelado, e fixo a um local onde não esteja sujeito a vibrações.

Outra questão importante: Configurou os multiplicadores no Cumulus de acordo com o seu pluviometro?

(01-07-2015, 15:41)jomimota Wrote: tenho lá 0.6mm registados, mas foi no dia da montagem e não sei qual a origem.

Basta que durante a montagem tenha abanado o sensor o suficiente para o baloiço se mover. Pelo valor indicado, moveu-se duas vezes!

Reply
Mais uma vez tenho de lhe agradecer a disponibilidade e paciência.
Andei à procura do datasheet do pluviometro e não encontrei daí ter perguntado qual o mínimo detectado.
Agora fiquei esclarecido.

O pluviometro que tenho é da PCE FWS 10, que mandei vir juntamente com o sensor de direcção do vento da Alemanha.

Quanto ao multiplicador que tenho no Cumulus: Rainfall = 1.5

Já verifiquei que a minha instalação provisória tem mais um erro, para além daqueles que eu já sabia, que se prende com a colocação do pluviometro, dado que tenho todos os sensores, inclusive o pluviometro, num mastro com 20mm de diâmetro e cerca 1,70m, por sua vez este mastro esta ligado com abraçadeiras a um vulgar mastro de antena com 2.5m. A instalação fica elevada em relação ao telhado, mas em contrapartida vareja com o vento, sendo que quando este tiver maior intensidade poderá dar lugar a falsos registos nomeadamente do pluviometro. Este pormenor será corrigido com a instalação definitiva.
Reply
Quote:Andei à procura do datasheet do pluviometro e não encontrei daí ter perguntado qual o mínimo detectado.
Agora fiquei esclarecido.

Não leve muito a sério as minhas "provocações", é que eu ando sempre a ver levo as pessoas a espiolharem o código.

Quote:Quanto ao multiplicador que tenho no Cumulus: Rainfall = 1.5

Está correcto.

Quote:... num mastro com 20mm de diâmetro e cerca 1,70m, por sua vez este mastro esta ligado com abraçadeiras a um vulgar mastro de antena com 2.5m. A instalação fica elevada em relação ao telhado, mas em contrapartida vareja com o vento, sendo que quando este tiver maior intensidade poderá dar lugar a falsos registos nomeadamente do pluviometro. Este pormenor será corrigido com a instalação definitiva.

Por razões que se compreendem, isto é mais ou menos a instalação comum em meios urbanos. Já me referiu em outra ocasião que a instalação definitiva da sua estação será em outro local. Caso o local o permita, o posicionamento ideal é ter os sensores de vento altos (mastro no telhado) e os sensores de temperatura e pluviometro um pouco acima do solo (1 a 2 metros) em local desobstruído. Se necessário pode usar mais do que uma unidade TX (vento e direcção numa unidade TX, pluviometro e sensor de temp. / hum. ligados a uma segunda unidade TX).

Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)