Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Instalação WeeWX num RPi3

Olá a todos,

Já tenho a minha estação a funcionar mas em bancada, já configurei o cumulos no PC e a descarregar para o wheatherunderground (ISANTIAG202), tudo ok.

Peço ajuda no sentido de instalar o cumulos mx no raspberry pi3 e por a comunicar com a unidade RX e enviar os dados para o wheatherunderground, nunca trabalhei em linux nem com o raspberry.
Vão ter que ter paciencia porque para mim é tudo novidade Smile

Obrigado.

Nélio Simões
Reply

Olá,

É bom saber que já tem o hardware WeatherDuino a funcionar.

Apesar de existir aqui no forum alguma informação sobre aspectos específicos da instalação do CumulusMX num raspberry, o local onde poderá obter mais e melhor informação sobre a instalação do CumulusMX é no forum de suporte do CumulusMX: http://sandaysoft.com/forum/viewforum.php?f=27

O facto de se estar a começar do zero com um sistema Linux, pode fazer com que demore mais algum tempo até entender as particularidades do sistema e como trabalhar com ele a partir da linha de comandos (shell access). No final verá que não é assim tão dificil, eu próprio pouco ou nada sei de Linux.

Reply

Bom dia,

Obrigado pela resposta, pelo que já li diga-me se estou errado os passos a dar são:

1º- Instalar o NOODS no cartão sd do PI3
2º- Instalar a ultima versão do MONO
3º-Instalar o cumulos mx
4º-Configurar o cumulos mx

Existe mais alguma coisa a fazer?

Obrigado.

Nélio Simões
Reply

(18-10-2016, 13:17)CT7AEB Wrote:  Peço ajuda no sentido de instalar o cumulos mx no raspberry pi3

Em alternativa pode considerar usar o WeeWX.

Passou recentemente a disponibilizar um repositório que lhe deve permitir instalar e actualizar o programa com um par de comandos (inclusive no Raspbian):

http://weewx.com/docs/apt-get.htm

(20-10-2016, 12:46)CT7AEB Wrote:  1º- Instalar o NOODS no cartão sd do PI3
2º- Instalar a ultima versão do MONO
3º-Instalar o cumulos mx

Eu não tenho nem uso Raspberry. Porém, se tivesse que optar por uma distribuição para correr nele tentaria uma que estivesse o mais próximo possível do Debian (de preferência um "puro" Debian mesmo, como já existem opções para o Raspberry 2 e pelo menos uma para o 3).

Porquê?

Porque aumenta em muito a disponibilidade e facilidade de instalação do software.

Por outro lado o WeeWX dispensa o MONO e usa o Python que para além de ter muito mais software disponível é bastante mais versátil, permitindo a edição do código e a alteração dos drivers directamente pelo utilizador final.

O Mono é simplesmente uma forma fácil (para não dizer preguiçosa) de portar para Linux código escrito para Windows.
Reply

Olá,

Obrigado pela explicação, a opção do raspberry é para não ter que utilizar o PC 24h por dia a actualizar o weatherunderground, não sei se existe mais alguma alternativa?

Há pouco tempo que ando nestas lides do raspberry e linux (não percebo nada de nada) Vou tentar instalar esse software depois digo alguma coisa.

Obrigado.
Reply

O Raspberry e para mais se já o comprou é uma boa opção. Não pense mais nisso.

Na condição de alguém que está a ter um primeiro contacto com Linux, procure primeiro a solução mais simples. De preferência algo com uma interface gráfica. Para tal e para administração do Raspberry, com acesso a partir de um browser num computador de secretária na sua rede local, considere por exemplo a opção Webmin*.

*Este guia de instalação parece actual: http://blog.technotesdesk.com/install-we...a-apt-get/

Quanto a redes, para além do WeatherUnderground, como radioamador, deve provavelmente querer marcar presença e mandar os dados para o CWOP (confere ainda acesso a um sistema de controlo de qualidade, seja facilitando a comparação dos dados com estações vizinhas seja mediante o mecanismo MADIS). Tanto com o Cumulus com o WeeWX o permitem.

Se optar pelo WeeWX substitua o driver original (normalmente localizado em /usr/share/weewx/weewx/drivers/vantage.py) pelo ficheiro no zip em anexo (WeeWX v3.6.1-1) de forma a assegurar o bom funcionamento da taxa de precipitação.

Na configuração do WeeWX deve definir como driver o "vantage" (o weatherduino emula o protocolo Davis).

Attached Files
.zip vantage.zip Size: 23,46 KB  Downloads: 168
Reply

Boas,

Agradeço a sua ajuda e vou seguir os seus conselhos vou optar por instalar o WeeWX como propôs e substituir o ficheiro.
Estou à espera da encomenda com o RPI3 assim que começar a instalação dos softw vão começar a surgir as duvidas. Smile
Comprei um cartão Micro SD 8Gb classe 10 penso que seja suficiente para já. Também já li nos forums que com as faltas de energia o RPI queima os cartões, existe alguma forma de contornar isso?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Bom-fim-semana

Cumprimentos.
Reply

Olá,

Já instalei o Weewx mas não tenho permissão para substituir o ficheiro vantage.py como pode ver no anexo.
Como é que obtenho permissão no raspberry para alterar este ficheiro?

Cumprimentos.

Nélio Simões

Attached Files Image(s)

Reply

Bom Dia,

Desconheço o ambiente de trabalho e o gestor de ficheiros que exactamente está a usar no Raspberry, para poder ser mais concreto.

Como principio geral, admito que o problema reside em estar a utilizar/fazer login com um utilizador que não tem privilégios de administração do sistema (por definição, um utilizador não privilegiado só pode modificar os ficheiros que estão dentro sua "home"/pasta pessoal - ex.: /home/nelio)

Para os adquirir (e poder alterar ficheiros noutras localizações) dispõe de várias estratégias, que por ordem de facilidade me parecem ser estas:

- fazer login como utilizador "root".
- iniciar o gestor de ficheiros a partir de um terminal usando como prefixo "su" ou "sudo" (por ex. "sudo pcmanfm" ou "sudo Thunar").
- conferir privilégios de administração ao utilizador que está a usar.

Tenha ainda presente que depois de substituir o ficheiro deve reiniciar o WeeWX para a nova versão ser assumida (tipicamente "sudo service weewx restart")

NB: As "" não fazem parte do comando. Servem apenas para que na minha explicação eu o delimite.

Já agora. Lembre-se igualmente, que tal como nas instruções fornecidas para o Cumulus, tem de alterar os factores de correcção da precipitação e do vento consoante o material/sensores que esteja a usar.

Assim, no ficheiro /etc/weewx/weewx.conf
deverá ter algo como (mero exemplo):

Code:
#   This section can adjust data using calibration expressions.
[StdCalibrate]

[[Corrections]]
        # For each type, an arbitrary calibration expression can be given.
        # It should be in the units defined in the StdConvert section.
        # For example:
        # outTemp = outTemp - 0.2
        # radiation = radiation * 0.827906977
        windSpeed = windSpeed * 0.448
        windGust = windGust * 0.448
        # FINEOFFSET RAINMETER
        #rain = rain * 1.50
        #rainRate = rainRate * 1.50
        #yearRain = yearRain * 1.50
        #monthRain = monthRain * 1.50
        #dayRain = dayRain * 1.50
        # AURIOL RAINMETER
        rain = rain * 1.25
        rainRate = rainRate * 1.25
        yearRain = yearRain * 1.25
        monthRain = monthRain * 1.25
        dayRain = dayRain * 1.25
        # outHumidity = (outHumidity * 0.5)

NB: O prefixo "#" indica uma anotação (um parâmetro que está a servir como comentário/exemplo/lembrete e não está de facto a ser usado/assumido).

Consulte o Manual com as opções de configuração do WeeWX: http://weewx.com/docs/usersguide.htm#weewxconf
Reply

Olá,

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

O SO que instalei foi o raspbian jessie.

Já entrei como root e já consegui substituir o ficheiro vantage.py. Configurei o Weewx no ficheiro weewx.conf com os dados Lat;Long;Alt; as portas usb deixei como estava; O ID e passw do weatherunderground;registo da estação activei para true.
O resto não alterei mais nada, falta mais alguma coisa???

Os sensores que tenho são:
Vento e direção (davis 7911)
Humidade e temp. (SHT31 + SHT11)
Sensor de chuva ainda não tenho mas estou a pensar adquirir Davis.

As minhas duvidas sei que são basicas mas é muita informação para ler dos foruns o tempo é pouco e os conhecimentos de informática são na óptica do utilizador. Smile

As duvidas são:
Onde vou ver a informação dos dados enviados pelo wheatherduino pro2 no weewx? No weatherunderground por exemplo ou numa pagina WEB criada pelo weewx??

Porque é que o cumulus mx precisa do Weewx e qual é o relacionamento entre os dois softwares???

Ainda não instalei o cumulus mx, pode dar-me algumas dicas?

Obrigado

Cumprimentos.

Nélio Simões
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)