Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Weatheruino 1.5

Ora viva,

Quase um ano depois de comprar os PCB é que tive o tempo, recentemente, para montar o projeto.

Neste momento possuo uma board Pro2 RX V4.03 e Pro2 TX V2.50 e em ambos carreguei o software 1.5. A nova versão 2 não é opção porque só adquiri um TFT 1.8", atualmente não suportado (pelo que li).

Ambas as versões RX e TX queixam-se da falta da libraria LCD, apesar de estar no seu lugar, mesmo substituindo com a que vem no ZIP. Resolvi a questão eliminando a referencia a esta libraria nos ficheiros de configuração. Estou a utilizar o ambiente de programação Arduino recomendado, que neste momento está na versão 1.7.9.

Em termos de sensores, ambas as boards têm DHT22 e instalei a opção TMP36 para leituras de temperatura do sistema e sensor barométrico.

Pelo que vejo, a board TX aparenta estar de boa saúde e a transmitir dados mas tenho tido bastantes poblemas com a RX.

Para além de não escutar a TX (recetor instalado no RX2 e com antena externa), a pressão barométrica está sempre a 1. Tentei mudar a referencia dos sensores para a TX 1, no ficheiro de configuração, já que não tenho um recetor em RX1 mas sem sucesso.

Por outro lado, o Cumulus não encontra a board na porta com indicada, apesar de todos os paramentros se encontrarem definidos tal como nas instruções.

Adicionalmente, quando ligada a uma fonte de 12V e à porta USB do PC de mesa, o TFT tem excesso de luminosidade, algo que não acontece quando ligado à porta USB do portátil.

Como estou a utilizar um Arduino Nano com Ch340, instalei o condensador de 1uf, como está descrito nas instruções. Já verifiquei tudo à lupa e não encontro nenhum problema de pontes ou soldaduras falhadas.

Apesar destes problemas, a placa RX aparenta estar a ler devidamente a DHT22 local e o RTC.

Ora bem, alguém me poderia dar umas dicas ou indicações onde isto poderá ter corrido mal?

Agradecido,

Paulo
Reply

Olá Paulo, boa tarde

A situação descrita parece resultar de várias possiveis situações, vamos tentar ir por partes para diagnosticar o que está a acontecer:

Vou deixar para depois a questão da livraria LCD, uma vez que por agora pretende por o sistema a funcionar com o TFT (recomendo-lhe vivamente que tente obter um display LCD, ajuda muito a perceber o que se passa na inicilaização).

Quote:Para além de não escutar a TX (recetor instalado no RX2 e com antena externa), a pressão barométrica está sempre a 1. Tentei mudar a referencia dos sensores para a TX 1, no ficheiro de configuração, já que não tenho um recetor em RX1 mas sem sucesso.

A leitura da pressão atmosférica provem do sensor BMP085 ou BMP180 instalado na propria placa RX. Por favour utilize o utilitário I2C_Scanner e verifique se o sensor é detectado. Ele deverá ser detectado no endereço 0x77.
Se não for detectado, verifique se está ligado correctamente ligado.

Quote:Por outro lado, o Cumulus não encontra a board na porta com indicada, apesar de todos os paramentros se encontrarem definidos tal como nas instruções.

Quando diz não encontra, quer dizer que não estabelece comunicação, certo?
A porta USB é detectada no PC?
A porta detectada no pC é a que está indicada no Cumulus?

Mesmo que ambas as condições acima se verifiquem, o software só irá permitir a comunicação com o Cumulus, quando a unidade RX consegue receber dados da Temperatura / humidade exterior, velocidade e direção do vento e Pluviosidade.
Para fins de teste e mesmo que não tenha esses sensores ligados na placa TX, deverá sempre no ficheiro de configuração habilitar o envio desses dados.
É importante tambem que após programar o Arduino coloque o comutador VP1 na posição fechada, caso contrario a unidade irá fazer reboot cada vez que iniciar o Cumulus, e nunca irá comunicar.
O display LCD é uma grande ajuda nesta fase, pois irá indicar-lhe quando o sistema está pronto para poder ser ligado ao Cumulus.

Fico a aguardar por algumas respostas suas a depois avançaremos. Estou certo que em menos de nada terá o sistema a funcionar.

Cumprimentos

Reply

Obrigado por tão pronta resposta.

Como diz, o LCD é importante e acabei de mandar vir um 16x2, que deverá cá estar a meio da próxima semana. Nesse caso, vou aguardar até que o tenha instalado para retomar o "troubleshooting" do sistema.

Cumprimentos,

Paulo
Reply

O LCD recomendado é um 20x4, embora o sistema funcione perfeitamente com um 16x2, no entanto neste ultimo não são mostradas informações importantes durante a inicialização do sistema.
Em qualquer caso, certifique-se que o LCD que encomendou tem incluido o modulo I2C que permite a comunicação com apenas 4 fios.
No entanto mesmo sem ele pode ir fazendo a verificação do que se passa com modulo da pressão atmosférica.

Já agora quanto às livrarias o melhor local para as instalar é C:/Documents/Arduino/libraries
desta forma estarão sempre instaladas mesmo quando faz upgrades das versões do Arduino IDE.

Cumprimentos

Reply

Ora viva,

Enquanto espero pelo LCD (mudei a ordem e mandei vir um 20x4 com chip I2C), dei mais uns retoques na board RX. Por alguma razão não notei que o próprio BMP180 tem duas entradas de voltagem, uma VCC, que imagino ser 5V e outra claramente marcada 3.3V. Ambas estavam soldadas e não sei até que ponto poderei já ter frito o dito cujo. Cortei a linha de 3.3V e selecionei 5V no jumper ao lado. Ao passar o scanner I2C, acusa dois endereços: 0x57 e 0x68. Não mostra o 0x77 como imaginava. Acho que, em princípio, deveria mudar o BMP para um novo (mandei vir um par) mas aguardo pela sua opinião.

Também dei uma volta pelo ficheiro inicial e experimentei gravar o firmware em modo de teste. Nesse modo, o Cumulus consegue efetuar a ligação e ler dados "imaginários".

Cumps,

Paulo
Reply

(04-04-2016, 19:34)Paulo Wrote:  Ora viva,

Enquanto espero pelo LCD (mudei a ordem e mandei vir um 20x4 com chip I2C), dei mais uns retoques na board RX. Por alguma razão não notei que o próprio BMP180 tem duas entradas de voltagem, uma VCC, que imagino ser 5V e outra claramente marcada 3.3V. Ambas estavam soldadas e não sei até que ponto poderei já ter frito o dito cujo. Cortei a linha de 3.3V e selecionei 5V no jumper ao lado. Ao passar o scanner I2C, acusa dois endereços: 0x57 e 0x68. Não mostra o 0x77 como imaginava. Acho que, em princípio, deveria mudar o BMP para um novo (mandei vir um par) mas aguardo pela sua opinião.

Também dei uma volta pelo ficheiro inicial e experimentei gravar o firmware em modo de teste. Nesse modo, o Cumulus consegue efetuar a ligação e ler dados "imaginários".

Cumps,

Paulo

Depois de mais uma sessão de ferro de soldar, já consigo receber dados da placa TX (temp e humidade) e do sensor barométrico. Este último BMP180 foi substituído por um novo, alimentado a 3.3V e devidamente soldado no seu lugar.

Já agora, qual a funcionalidade de RX1 e RX2? Acabei por instalar um recetor em cada slot já que tinha aqui dois. Sinceramente, não sei qual deles recebe a placa TX mas já estou satisfeito por ver finalmente o projeto a dar mais um passo.

Cumps,

Paulo
Reply

(04-04-2016, 21:45)Paulo Wrote:  Já agora, qual a funcionalidade de RX1 e RX2? Acabei por instalar um recetor em cada slot já que tinha aqui dois. Sinceramente, não sei qual deles recebe a placa TX mas já estou satisfeito por ver finalmente o projeto a dar mais um passo.

Apenas é necessário um modulo receptor que deverá ser do tipo indicado na lista de peças. Outros podem aparentemente funcionar, mas quando começar a aumentar a distancia entre a unidade TX e o receptor os resultados serão certamente diferentes.

Veja aqui a lista de peças para a sua placa RX:
http://www.meteocercal.info/forum/Thread...Parts-List

Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)