Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Sensores de temp./humid. e vento

Boa tarde,

Venho submeter três matérias à vossa consideração.

Sobre o SHT15

Depois de oito meses a trabalhar impecavelmente o meu SHT15, directo de Pequim, desenvolveu um offset na leitura da humidade que não parece desaparecer (está a subestima-la em graus variáveis estimo eu até um máximo de 20%, o problema é sobretudo evidente acima dos 70%). A temperatura continua precisa.

Alguém tem experiência em recondicionar um Sensirion nestas condições? Sei que há dois procedimentos possíveis: submeter a ambiente seco e quente (há neste fórum um relato que tal, porém nesse caso claramente foi uma situação de condensação, o que não parece ser o meu) ou submeter a ambiente húmido. Por qual dois optar?

Sobre o SHT75

Encontrei um conector de um portátil avariado que me deve permitir ligar o SHT75 (c/ o seu pitch "manhoso" de 1,27, provavelmente em substituição do SHT15). Tal com os SHT1x ele precisa da aplicação de uma resistência na ligação ao Arduino. Refresquem-me p.f. a memória: ela já é aplicada na board TX ou vou ter que a aplicar eu (com o SHT15 a questão não se colocava porque ele vinha numa board própria)?

Sobre os sensores de vento FineOffset

Tenho razões para acreditar que as minhas leituras da velocidade do vento estão bastante inflacionadas. Atendendo à experiência e comparação com o material InSpeed, o que é que o Werk_AG acha disso?

Obrigado
Reply

Olá

Quote:Alguém tem experiência em recondicionar um Sensirion nestas condições? Sei que há dois procedimentos possíveis: submeter a ambiente seco e quente (há neste fórum um relato que tal, porém nesse caso claramente foi uma situação de condensação, o que não parece ser o meu) ou submeter a ambiente húmido. Por qual dois optar?

Só ouvi falar do método ambiente quente e seco. Não tenho qualquer experiência pessoal nisso para poder dizer algo mais.

Quote:Tal com os SHT1x ele precisa da aplicação de uma resistência na ligação ao Arduino. Refresquem-me p.f. a memória: ela já é aplicada na board TX ou vou ter que a aplicar eu (com o SHT15 a questão não se colocava porque ele vinha numa board própria)?

A resistência já se encontra na placa TX.

Quote:Tenho razões para acreditar que as minhas leituras da velocidade do vento estão bastante inflacionadas. Atendendo à experiência e comparação com o material InSpeed, o que é que o Werk_AG acha disso?

As ultimas versões do software TX incluem já uma correcção para as leituras um pouco sobrevalorizadas dos anemómetros FO.

Reply

Obrigado pelas respostas.
O melhor mesmo será desmontar tudo e submeter o sensor a ambiente húmido a ver como ele reage antes de decidir se o submeto ao método do estágio em forno ventilado a baixa temperatura. Se resultar, de futuro é melhor aplicar-lhe o filtro/cap., o que só não fiz antes porque achei que com a ventoinha permanentemente ligada não se formaria condensação (admitindo que foi esse o caso).
Reply

Infelizmente o procedimento de recuperação do SHT15 não resultou.

Acabei por instalar o SHT75.

[Image: sht75.jpg]

[Image: sensirion-humidity-sensors-diagram-sht7x-rh-6cd92.png]
[Image: sensirion-humidity-sensors-diagram-sht7x-t-9677d.png]
Reply

Obrigado pelo reporte.
Conforma-se então que o SHT75 pode ser lido pela mesma livraria que a restante família SHT1X?

Reply

Sim. Limitei-me a mudar o sensor.
Não toquei no software e estou a usar o mesmo comprimento do cabo (aprox. 3 m).
Reply

Smile Obrigado.

Reply

Hum... Sou capaz de ter falado cedo de mais.

Esta noite tenho valores em branco para a humidade (não para a temperatura) durante um curto período (entre leituras de 100%) que me levam a pensar que o sensor leu então mais de 100% (tendo o valor sido descartado pelo "controlo de qualidade" do Weewx).

Isso leva-me a admitir a hipótese de eventualmente ter por ex. um sensor v3 e não v4, com base nesta discussão. O que de facto deveria dar leituras numa escala de até uns quase 103% (com base nos diferentes valores das constantes C).

Por outro lado, no código demo que disponibiliza, é a própria Sensirion que inclui uma rotina para limitar programaticamente o máximo a 100, o que me leva a admitir que também é possível que seja um comportamento "normal"/possível em certas circunstâncias:

if(rh_true>100)rh_true=100; //cut if the value is outside of
if(rh_true<0.1)rh_true=0.1; //the physical possible range

Isto não parece fazer parte do código do Arduino (?).

Para já retirei os 100% na "recepção" como limite, para de futuro ver exactamente até onde ele vai.

EDITADO: Vi entretanto aqui que a v4 anda por aí desde pelo menos 2010. Seria estranho que um sensor comprado em 2015 fosse v3....
Reply

(05-06-2016, 13:30)hvalentim Wrote:  if(rh_true>100)rh_true=100; //cut if the value is outside of
if(rh_true<0.1)rh_true=0.1; //the physical possible range

Isto não parece fazer parte do código do Arduino (?).

Para já retirei os 100% na "recepção" como limite, para de futuro ver exactamente até onde ele vai.

Não irá a mais de 100%, porque o software WeatherDuino Pro2 tambem implementa essa limitação.

Reply

Ainda estou a usar a versão RX 1.5_b008 e de facto parece que chegou aos 100,5% e 101% (máx.) :/

Poderá ter que ver com a minha alteração, conforme discutida?

Code:
loopData.outsideHumidity = (Unit[TH_OutUnit].HumidadeExt[MainOutTH_Sensor] + 5) * 0.2;    // Round the reading

O "+ 5" por si pode acrescentar 0,5º em que (1000+5)*0,2=201 (*0,5=100,5)

Editado:
Não querendo mudar para a v2, penso que acrescentar isto ao TX v.1.5 (código original da v.2) resolve o problema:

Code:
if (H_ExtS0 > 9990) H_ExtS0 = 9990;
if (H_ExtS1 > 9990) H_ExtS1 = 9990;

Ainda assim dará um máx. além de 100%. Pelo que devo igualmente remover o + 0.5 do TX..?

9990 / 10 = 999 + 5 = 1004 * 0,2 = 200,8 * 0,5 = 100,4%

Do ponto de vista do protocolo de comunicação, há algum problema em definir a leitura máxima no TX para 10000?

Assim 10000 /10 = 1000 *0,2 = 200 * 0,5 = 100%

Porventura este sensor é de facto um bocado mais sensível e atinge mais facilmente o espectro todo. Por outro lado, 100,4 arredondado para a unidade dá 100 enquanto com uma resolução de 0,5 dá 100,5. Ainda assim, o facto de chegar a 101 significa que do lado do TX também está a atingir com alguma facilidade mais de 100 (pelo menos 10025, seja 100,25% - o que não é assim tão estranho, pois é consistente com o máximo erro, que parece ser de 4% a 100% com uma temp. de 25º).

Pela mesma altura as estações vizinhas dão 99%, mas esse é o limite delas (Accurite e Fine Offset).
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)