Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Orange PI / Cumulus MX

Boa Noite,

Depois de por mais de 6 meses ter tido o Cumulus MX a correr numa Rpi 2 com sucesso, e como decidi montar uma nova estação noutro local, decidi arriscar e mandar vir uma Orange Pi PC, que custa menos de metade do preço da Rpi2 e tem uma performance igual ou superior. O único senão tem a ver com o suporte que obviamente não se compara com o da Raspberry.

Neste momento tenho a Orange a correr 24hr sobre 24hr aparentemente sem problemas, tendo instalado o Debian Jessie como sistema operativo. Depois deste estar a funcionar o procedimento de instalação do Cumulus MX é igual ao da Rpi2.

Site da Orange: www.orangepi.org
Loja Online: http://pt.aliexpress.com/store/1553371

Preço: cerca de $20 já com portes.

Existem várias outras versões com preços diferentes, estando neste momento a sair duas novas versões com menos ram (apenas 512Mb) e menos portas USB ainda mais baratas que a PC.

Até mais.

Jorge Mota
Reply

(09-02-2016, 20:57)jomimota Wrote:  Boa Noite,

Depois de por mais de 6 meses ter tido o Cumulus MX a correr numa Rpi 2 com sucesso, e como decidi montar uma nova estação noutro local, ...

Pelos motivos obvios, é com grande satisfação que vejo alguem que utiliza uma estação WeatherDuino Pro2 hà mais de 6 meses, decidir avançar para uma segunda estação com base no mesmo sistema. Obrigado.

(09-02-2016, 20:57)jomimota Wrote:  Neste momento tenho a Orange a correr 24hr sobre 24hr aparentemente sem problemas, tendo instalado o Debian Jessie como sistema operativo. Depois deste estar a funcionar o procedimento de instalação do Cumulus MX é igual ao da Rpi2.

Eu não grande "espingarda" com Linux, mas suponho que o processo de instalação será o mesmo que num Rpi.
Seria interessante que nos mantesses ao corrente dos teus progressos com o Orange PI, pode muito bem ser uma boa alternativa e significativamente mais económica, para corer o CumulusMX.

Desde hà algum que apenas para testes tenho o CumulusMX a corer num Rpi B+ que tem menos RAM e é mais lento e mesmo assim tem funcionado bem.
Acredito que esse Orange PC se porte bem tambem.

Vai dando noticias...

Reply

Boas,

A diferença para a Rpi talvez esteja na instalação do S.O., que é ligeiramente mais complicada, pois após isso será praticamente igual à Rpi. Existe também algum problema com os drivers para os periféricos, mas o CH340 está lá, pelo menos no Jessie, pelo que a integração com o Arduino estará assegurada. Eu tive alguns problemas com uma placa wireless que quis instalar, mas para além disso sem problemas, excepto com o transformador que queimou, mas julgo que mesmo poderá acontecer com a Rpi. Tal como na actual estação em que a Rpi serve igualmente de receptor ADSB (radar virtual), para além do Cumulus MX, a Orange Pi tem estado a funcionar como receptor ADSB (Dump1090) à duas semanas com excelentes resultados.
Assim que a nova estação estiver a funcionar (O ano novo chinês complicou um pouco), vai ser possível ver com mais rigor, mas já liguei a placa RX da actual estação sem problemas.

Até mais.

Jorge Mota
Reply

Boas,

Finalmente tenho a estação a funcionar ainda que parcialmente devido ao atraso dos sensores de chuva e vento.

Então é assim. A OrangePI porta-se muito bem. Instalei a versão do Armbian para OrangePI PC, cujo processo de instalação é para mim tão fácil quanto por exemplo o Raspbian no Rpi e instalei o CumusMX tal seguindo tal e qual os passos que estão no fórum para a Rpi e aparentemente funciona tudo na perfeição.

Inclusive o site já está no ar e é alimentado sem problemas pela OrangePI. Pode ser visto em:

http://meteo.espadaneira.pt

Quem tiver alguma dificuldade ou precisar de dicas disponha.

Até mais.

Jorge Mota
Reply

Obrigado pela informação. Não conheço o Armbian, mas assim que puder vou dar uma olhada. Este tipo de dispositivos (OranjePI, RPi, etc.) na minha opinião são de facto uma das melhores opções para usar com uma estação meteorológica. Pequenos, baixo consumo, e fiáveis.

Aproveito para lhe dar os parabens pela sua segunda WeatherDuino Pro2 já online.

Reply

Bom Dia,

O Armbian é uma adaptação da distribuição Debian para dispositivos ARM, tal como a OrangePI e a RPI, entre outros. A instalação é tão simples como:

1) Download do Armbian indicado para a board no formato raw;
2) Escrever para o SDcard a imagem por exemplo com Win32diskimager;
3) Colocar o cartão na OrangePI e ligar a alimentação.

Já está.

Até mais.
Reply

Hello

I have an Orange Pi too. Could an English speaker provide a summary of this Portuguese thread, please?

Thanks
Bill
threa
(13-04-2016, 08:51)jomimota Wrote:  Bom Dia,

O Armbian é uma adaptação da distribuição Debian para dispositivos ARM, tal como a OrangePI e a RPI, entre outros. A instalação é tão simples como:

Já está.

Até mais.
Reply

Just Type "portuguese english" into google, and copy and paste text to translator window, translation done immediately.

(28-04-2016, 00:22)Bill7300 Wrote:  Hello

I have an Orange Pi too. Could an English speaker provide a summary of this Portuguese thread, please?

Thanks
Bill
threa
(13-04-2016, 08:51)jomimota Wrote:  Bom Dia,

Já está.

Até mais.
Reply

(28-04-2016, 13:46)JT118 Wrote:  Just Type "portuguese english" into google, and copy and paste text to translator window, translation done immediately.
(28-04-2016, 00:22)Bill7300 Wrote:  I have an Orange Pi too. Could an English speaker provide a summary of this Portuguese thread, please?
threa

... or, you can use Google Chrome, right click into the page and choose "translate to language english" ...

Best Regards
Zdenek

[Image: banner.php]
My outdoor AQM-I: here
Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)