Thread Rating:
  • 0 Vote(s) - 0 Average
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Arduino Experimental

Olá a todos.
A algum tempo estava trabalhando na minha estação WeatherDuino mas por força do destino tive que abandonar.

Estou tentando voltar mas por enquanto na forma de experimento sem usar a placa oficial do Werk, meu TX é uma nano em um Shield específico e meu RX é um Uno com uma protoboard, o display é TFT 1,8, para temp e umidade uso DHT22 para ambos (RFX e TX), barômetro, RTC, etc.... Tudo está funcionando, transmitindo legal, sem problemas.

O meu problema é o Cumulus MX. Uso o Linux, consegui a conexão da placa no mono, mas nenhum dado é enviado ao cumulus, tentei de tudo. Li em alguns posts que a placa PRO 2, tem uma chave que deve ser acionada para liberar os dados pela USB (??), essa chave tem alguma referência no código do arduino? será que consigo emular essa chave?

Agradeço a todos pela paciência.

obs: Num dado momento durante os testes, o TX estava ligado a uma porta do computador e eu errei e configurei no CumulusMX.ini nesta porta, o cumulus respondeu mas com valores 0.0 para todos os parâmetros, pelo menos foi possivel demonstrar que as portas e o próprio cumulus mx estavam conectados.
Reply

(03-12-2015, 12:23)Dhnsilva Wrote:  Li em alguns posts que a placa PRO 2, tem uma chave que deve ser acionada para liberar os dados pela USB (??), essa chave tem alguma referência no código do arduino? será que consigo emular essa chave?

Entendeu mal. Não existe nenhuma "chave" por software. Existe é um interruptor físico que permite comutar uma porta-virtual de modo a evitar que o Arduino faça reboot cada vez que a porta de série é acedida, que é o comportamento padrão dele.

Nesse caso, a melhor mesmo talvez seja usar a board fornecida pelo Werk_AG que já tem os "problemas" todos antecipados e resolvidos.
Reply

(03-12-2015, 12:23)Dhnsilva Wrote:  O meu problema é o Cumulus MX.

Olá, faz tempo que não o lia por aqui. Como deve compreender é muito difícil para mim tentar ajudar considerando a utilização de hardware não "standard"

Pelo que relata, deduzo que está a tentar utilizar o software em modo easyweather.dat
Se assim é, o Cumulus não recebe os dados directamente da porta USB do sistema, é necessário que recorra a um RS2323 Data Logger por software.
Se pesquisar no forum irá encontrar um feito especialmente para o sistema pelo MeteoEstarreja, mas apenas corre em windows. Encontrará tambem no forum instruções de como o usar.

Para utilizar o sistema em modo emulação Davis, temo que a sua implentação de hardware possa não o permitir. Mesmo desactivando no software a opção de uso do data logger, o software precisa de escrever dados na eeprom existente no modulo RTC, que no seu caso pode não estar no endereço esperado ou nem ser a indicada (depende do tipo do modulo RTC).

O ideal seria mesmo montar o sistema com base na placa RX que tem (já não recordo a versão), mesmo que ela não suporte o logger, creio que seria possível usá-la em modo emulação Davis, o que tornaria mais facil a ligação ao Cumulus MX, mesmo em Linux.

Reply

Users browsing this thread: 1 Guest(s)