WeatherDuino Forum
Avaria Wifi Pro2plus - Printable Version

+- WeatherDuino Forum (https://www.meteocercal.info/forum)
+-- Forum: Weather Stations - WeatherDuino Pro2 Line (https://www.meteocercal.info/forum/forum-4.html)
+--- Forum: General Talking (https://www.meteocercal.info/forum/forum-23.html)
+---- Forum: Suporte Geral em Português (https://www.meteocercal.info/forum/forum-22.html)
+---- Thread: Avaria Wifi Pro2plus (/thread-1209.html)

Pages: 1 2

Avaria Wifi Pro2plus - CT7AEB - 29-08-2017

Bom dia,

Necessito de ajuda para resolver uma possível avaria no Wifi da placa pro2plus.

A estação esteve a trabalhar durante 2 meses e de um momento para o outro deixou de se conectar ao router, tudo funciona excepto o wifi.

Diagnóstico que já fiz:

-Reset ao router e verifiquei que não detecta o IP da estação.
-Aproximei a Estação do Router para despistar o sinal fraco do Wifi
-Reset ao Meduino
-Substituição do Meduino com nova programação.
-Falta-me medir as tensões no modulo Wifi

Quando a avaria sucedeu verifiquei que o Led Azul do Wifi estava sempre acesa, fiz reset ao Meduino e depois disso nunca mais acendeu.

Alguém que me dê mais umas luzes do que podera ser?

Cumprimentos.

Nélio Simões

RE: Avaria Wifi Pro2plus - tobyportugal - 29-08-2017

(29-08-2017, 12:47)CT7AEB Wrote:  Bom dia,

Necessito de ajuda para resolver uma possível avaria no Wifi da placa pro2plus.

A estação esteve a trabalhar durante 2 meses e de um momento para o outro deixou de se conectar ao router, tudo funciona excepto o wifi.

Diagnóstico que já fiz:

-Reset ao router e verifiquei que não detecta o IP da estação.
-Aproximei a Estação do Router para despistar o sinal fraco do Wifi
-Reset ao Meduino
-Substituição do Meduino com nova programação.
-Falta-me medir as tensões no modulo Wifi

Quando a avaria sucedeu verifiquei que o Led Azul do Wifi estava sempre acesa, fiz reset ao Meduino e depois disso nunca mais acendeu.

Alguém que me dê mais umas luzes do que podera ser?

Cumprimentos.

Nélio Simões

Bom tarde,

Talvez uma pista: ver se outra rede WIFI for levada de recepção.
Tenho um problema similar com um servidor audio desde os meus vizinhos têm de WIFI (conflito).

Boa coragem

RE: Avaria Wifi Pro2plus - werk_ag - 29-08-2017

Olá Nélio Simões,

Já verificou se existe comunicação entre o Meduino e o modulo WiFi?
Durante o arranque, se abrir o Serial Monitor do Arduino IDE deverá ver algumas mensagens provenientes do modulo WiFi. Se tal não acontecer, efectivamente pode existir um problema com o modulo WiFi, ou algum mau contacto com a board.
Se assim for, com cuidado tente reaquer todos os pontos de soldadura do modulo com a board.

Uma questão: O Meduino que está a usar tem o diodo mostrado na imagem abaixo retirado?

[Image: Mega_mini_USBmod.jpg]

RE: Avaria Wifi Pro2plus - CT7AEB - 29-08-2017

Boa noite Werk!

Quanto ao diodo sim removi antes de por a placa em uso.

No monitor serie aparece estes caracteres estranhos (em anexo) não sei porquê?

Já confirmei os 3.3v no modulo wifi e medi as resistências que o rodeiam parece tudo ok 

Vou refazer as soldaduras do modulo wifi

O que é estranho é que o led azul não acende nem pisca em nenhuma situação.

Obrigado.

Nélio

RE: Avaria Wifi Pro2plus - werk_ag - 30-08-2017

Olá Nélio,

Por favor coloque o Baud Rate do serial monitor a 19200, para poder ver o que sai e depois coloque aqui.
Sim, é extranho que o Led azul do modulo WiFi não pisque ligeiramente quando faz reset.

RE: Avaria Wifi Pro2plus - CT7AEB - 30-08-2017

Olá Werk,

Não sabia acerca do baudrate.

Estou convencido que o problema é mesmo do modulo wifi, quando refiz as soldaduras obtive conecção à rede e pensei que estivesse resólvido, fiz novamente reset e o modulo wifi ficou com a luz azul sempre acesa e a estação não reinicia, pareçe que fica bloqueado. Fiz vários resets e a luz continua sempre acesa até que desliguei a alimentação por algumas horas e quando liguei novamente a luz já não acende outra vez nem obtive rede, mas reiniciou normalmente.
Já medi a continuidade entre os pinos do modulo Wifi e as pistas da placa e parece estar tudo ok.

Na minha perspectiva quando o modulo aqueceu com o ferro de soldar ficou ok por momentos mas depois voltou a avariar, parece-me um problema interno no módulo wifi.
Mais logo vou fazer o serial printer novamente para ver o que acontece.

Obrigado.

Nélio

RE: Avaria Wifi Pro2plus - CT7AEB - 30-08-2017

Boas,

Envio o serial print.

Cumprimentos

Nélio

RE: Avaria Wifi Pro2plus - werk_ag - 31-08-2017

(30-08-2017, 11:12)CT7AEB Wrote:  ... quando refiz as soldaduras obtive conecção à rede e pensei que estivesse resólvido...

Olá Nélio,

Isto faz-me mesmo achar que provavelmente uma ou mais soldaduras possam ter ficado "frias".
Se desejar eu posso trocar-lhe o modulo WiFi, mas antes disso sugeria-lhe que volta-se a tentar resoldar todas as soldaduras do modulo verificando tambem as soldaduras de todos os components que se encontram à volta dele (algumas resistências e condensadores).

O ESP8266 muitas vezes só reinicia completamente após desligar (esperar pelo menos 5 segundos) e voltar a ligar.
Os dados mostrados no Serial Monitor confirmam que efectivamente não está a existir comunicação com o modulo WiFi.

Se definitivamente não conseguir "reanimar" o modulo WiFi, e quiser que o substitua, combinamos isso por PM.

Cumprimentos

RE: Avaria Wifi Pro2plus - CT7AEB - 31-08-2017

Olá Werk,

Vou fazer isso que sujeriu de refazer as soldaduras nos componentes que rodeiam o módulo.

Depois digo como correu.

Obrigado.

Nélio

RE: Avaria Wifi Pro2plus - CT7AEB - 01-09-2017

Olá Werk,

Refiz as soldas dos componentes que rodeiam o modulo wifi e ficou na mesma, voltei a soldar o modulo e começou a comunicar.
Mais tarde desliguei a alimentação para ver se o problema tinha ficado resólvido mas o modulo deixou de reagir novamente (luz azul sempre apagada), fiz varios resets mas sem sucesso.

Acho que o problema não é nas soldas mas sim um mau contacto interno no modulo wifi.

Envie os seus dados por MP para eu lhe enviar a placa sffv.

Obrigado.

Nélio