O meu sensor de temperatura, anda quase sempre um a dois graus acima das estações da vizinhança, quer seja de dia ou de noite.
A minha primeira ideia foi que a estação estivesse demasiado baixa e que a leitura estivesse a ser influenciada pela radiação terrestre. Subi a altura da estação mas continuo com o mesmo problema, embora a diferença tenha ficado eventualmente ligeiramente menor.
Alguma ideia?
O sensor é o SHT11.
O software WeatherDuino não efectua qualquer cálculo extra, ou correção ao valor da temperatura lida directamente do SHT11, pelo que essa diferença que regista, poderá até nem ser um problema. frequentemente as temperaturas variam de um local para outro, mesmo perto. Poderia dar-lhe um exemplo, eu tenho dois SHT11 instalados, um a 1.8 metros do solo (é o que utilizo para reportar dados na minha estação) e um outro instalado particamente junto ao anemometro (mais ou menos a 10 metros do solo). O que está mais alto, frequentemente regista temperaturas mais elevadas (um a dois graus), e durante a noite a diferença é ainda mais acentuda, em alguns dias chego a registar diferenças de 3 a 4 graus. Confesso que sei pouco de meteorologia para explicar isto.
De qualquer forma, tal como faço sempre vou registar esta informação para posterior investigação. Caso exista algum erro, ele apenas poderá estar na livraria utilizada para a leitura do SHT11, embora não exista qualquer reporte de erro com mesma, que é usada tambem em muitos outros projectos para além do WeatherDuino.
Pelo que relata, parece-me que o problema estará com os SHT11. O normal será a temperatura diminuir com a altitude (aprox. 2ºC / 1000 pés). Já teve oportunidade de comparar outro tipo de sensor?
Estive a comparar as diversas constantes usadas pela livraria do SHT1x com os valores indicados na datasheet da Sensirion para os SHT1x e está tudo correto.
Eu não duvido que o SW esteja correcto.
O meu veio do oriente, e provavelmente será uma cópia ...
Também não sei qual a fiabilidade dos originais.
O que me ocurreu é que podesse ter existido mudanças nas constantes de calibração, como acontece entre as v3 e v4 dos SHT, mas em qualquer caso essas diferenças só se aplicariam às leituras da humidade, para as leituras da temperatura, tanto os v3 como os v4 usam as mesmas constantes de calibração.
Os meus tambem vieram do oriente... e até acredito que sejam originais, não à muita razão para falsificá-los.
Pode até ser que tenha algum tipo de micro-clima na zona, as estações mais perto ficam a que distância? Mais elevadas ou mais baixas no terreno? Alguem entendido em meteorologia possivelmente poderia até ter uma explicação para situações destas. Por vezes vejo no meteopt descrições de situações semelhantes, onde para uma mesma localidade, diferentes localizações resultam em medições diferentes, talvez não 1 a 2 graus. Quem sabe seria uma questão interessante para colocar no meteopt, tem lá gente muito entendida na matéria.
Sim também já reparei que quando o vento tem menor velocidade a diferença aumenta.
No que respeita à orientação, penso que a minha estará mais ou menos correcta, pois tem uma antena direccional logo por cima que foi cuidadosamente apontada. Agora quando a velocidade do vento é baixa ou quase nula o cata-vento tem tendência para muitas vezes começar a andar à roda, e pode dar erros de leitura. Em relação à declinação magnética, aqui é de cerca de 3.5ºW, será provavelmente inferior ao erro do próprio cata-vento.
É também interessante notar que essa estação aqui mais perto tem normalmente temperaturas mais baixas do que as outras estações aqui do Oeste, mas o valor apresentado pelo wunderground é sempre o dela. Deve ser uma questão de antiguidade.
(16-11-2015, 22:37)jomimota Wrote: [ -> ]...
É também interessante notar que essa estação aqui mais perto tem normalmente temperaturas mais baixas do que as outras estações aqui do Oeste, ...
Talvez então esteja aqui a explicação! Duvido que o sensor das PCE seja mais preciso do que os SHT11, mas existem tantas outras coisas que podem afectar a medição da temperatura, tipo do solo ou material por baixo do local de instalação do sensor, reflexão de superficies próximas (paredes, edificios), eficácia do RS, altura ao solo, exposição ao vento.