WeatherDuino Forum

Full Version: Voltagem da bateria, diferença na
You're currently viewing a stripped down version of our content. View the full version with proper formatting.
Boa noite,

Se bem entendi, na ligação "Bat+" da unidade TX 2.5 é suposto ligar-mos o respectivo terminal no pressuposto de que a voltagem deste difere da da saída do regulador solar, normalmente identificada com um ícone de uma lâmpada, para aplicações DC.

No meu caso elas são na prática idênticas. Portanto, o que irá em 12v e em Bat+ terá o mesmo valor.

O que constato neste instante - testando usando um adaptador de tomada - é que com uma voltagem de entrada de 11,43v obtenho uma leitura de 13,41v na unidade RX. Já com uma voltagem de 15v obtenho uma leitura de 17,28v na RX.

Portanto diferenças na casa dos 2v, o que é apreciável.

Daquilo que (não) entendo do esquema, parece-me que a medida se faz por referência à subtracção dos 9v do regulador (7809), medido a diferença na escala de referência menos precisa de 5v do Arduino.

O meu Arduino, a julgar pelo que meço na porta EXP (pins 5V e GND), parece crer que 4,2 volts são 5v. Será este diferencial na tensão de referência que justifica o que me está a suceder (pelo menos parece proporcional)?[/b]

Por outro lado, se de facto o processo é como imagino entender, 9+5=14v. O que é que sucede quando a bateria é sujeita a voltagens superiores (por ex. de equalização)?
Quote:Portanto diferenças na casa dos 2v, o que é apreciável.

Se utilizou os valores corretos para as resistencias R9 e R10, e dentro da tolerância especificada, é impossível obter um erro de 2V. Os valores apresentados podem ter (e têm) algum erro (decimas de Volt), mas nunca dessa magnitude.
Faça um teste, lige a unidade TX e o terminal +Bat a uma fonte estável de 12V e veja a leitura que obtem.
Não se esqueça que o valor apresentado como a tensão em +Bat é uma amostragem feita a cada 90 segundos, não uma leitura constante, além disso se está a basear-se no valor mostrado no Cumulus a coisa pode ser pior ainda, pois essa informação é actualizada com uma frequência ainda menor. Faça duplo click no botão de pressão e veja o que tem no ecran System Info.

Quote:Por outro lado, se de facto o processo é como imagino entender, 9+5=14v. O que é que sucede quando a bateria é sujeita a voltagens superiores (por ex. de equalização)?

O processo não é o que descreve.
O terminal +Bat aceita com segurança tensões até 19V.

Quote:O meu Arduino, a julgar pelo que meço na porta EXP (pins 5V e GND), parece crer que 4,2 volts são 5v

Esta a medir isto com a unidade TX alimentada a partir de 12V?
Se sim, tenho muitas duvidas que a linha 5V esteja com um valor de voltagem tão baixo.

Não estará a confiar demais na precisão ou nas capacidades do voltimetro que utiliza?

Já agora, não chegou a confirmar se ficou resolvida a questão que colocou num outro topico sobre os valores da pluviosidade antes do primeiro "meteorological day roll over".
(21-04-2015, 04:01)Werk_AG Wrote: [ -> ]Se utilizou os valores corretos para as resistencias R9 e R10,

Confirmei que as resistências têm os valores correctos. R9=3K e R10=1K.
No PDF das spec.s fala em "5% Metal Film Resistor". Estou a usar com uma tolerância de 1% (como na RX), mas presumo que isso não seja questão.

Quote:Faça um teste, lige a unidade TX e o terminal +Bat a uma fonte estável de 12V e veja a leitura que obtem.
Mudei a fonte para uma fixa que parece dar os 12v certos (de uma box da Nos). No display da RX estou a ler "14,04v".

Quote:Faça duplo click no botão de pressão e veja o que tem no ecran System Info.
Tenho-me estado a basear exclusivamente nesse valor. Dando um tempo.

Quote:"O meu Arduino, a julgar pelo que meço na porta EXP (pins 5V e GND), parece crer que 4,2 volts são 5v"
(...)
Esta a medir isto com a unidade TX alimentada a partir de 12V?
Sim.

Quote:Se sim, tenho muitas duvidas que a linha 5V esteja com um valor de voltagem tão baixo.
Fazendo a medição com uma ligação mais sólida/permanente leio 4,36v.

Quote:Não estará a confiar demais na precisão ou nas capacidades do voltimetro que utiliza?

Porventura, embora os valores nos diversos tipos de medida estejam a bater bastante certos. Sem dúvida deve ter um erro vá lá até uns 0,05v mas não me parece que seja mais do que isso. Medi também com outro analógico (escala de 1 a 10) e aponta no mesmo sentido.

Quote:Já agora, não chegou a confirmar se ficou resolvida a questão que colocou num outro topico sobre os valores da pluviosidade antes do primeiro "meteorological day roll over".

Não confirmei porque ainda não tive as duas unidades ligadas c/ o pluviómetro de forma consistente tempo suficiente. Mas não me esqueci.

EDITADO:

Ora bem. Mudei o Nano. Passei a ler uma voltagem de 5,03v na EXP e o valor declarado da bateria passou a 12,14v.

É portanto de admitir que o outro Nano não esteja bom?
Tive a testar a voltagem fornecida ao DHT22 na unidade RX e leio 5,00v.

Conclusão: dos 3 Nanos que comprei um parece não estar a 100%. Obriga-me a adiar a entrada em funcionamento da segunda unidade TX.

Já encomendei outros 3.

Há um modelo que parece ligeiramente diferente (de outro fabricante?) em que o botão de reset em vez de ser rectangular e branco é redondo e preto. Alguém tem alguma experiência com este segundo?

[Image: %24_57.JPG]
(21-04-2015, 13:02)hvalentim Wrote: [ -> ]Há um modelo que parece ligeiramente diferente (de outro fabricante?) em que o botão de reset em vez de ser rectangular e branco é redondo e preto. Alguém tem alguma experiência com este segundo?

Boa tarde,
em princípio não haverá diferenças. Existem muitas "variantes/clones" do verdadeiro arduino, e embora sigam o mesmo esquema, por vezes existem pequenas diferenças como essa referida.
O que importa é o chip e o bootloader e até ao momento, de todas as "versões" que pude testar, nunca tive problemas.
[quote='hvalentim' pid='1672' dateline='1429617770']

Há um modelo que parece ligeiramente diferente (de outro fabricante?) em que o botão de reset em vez de ser rectangular e branco é redondo e preto. Alguém tem alguma experiência com este segundo?

Como diz o meteoestarreja, em principio e independentemente do desenho da placa todos eles deveriam ser iguais, mas como cada doido tem a sua mania, eu tambem tenho as minhas e por acaso tenho optado sempre por estes modelos que têm os pequenos LED's logo acima do botão reset, em detrimento de um outro modelo nos quais os Led's estão mais junto ao conector ISP. Se me perguntar se tenho alguma razão para isso, a resposta é não, é pura mania!
Tento é comprar o modelo sem cabo, esses pequeno cabos USB não servem para nada e frequentemente vêm avariados.
(21-04-2015, 18:06)Werk_AG Wrote: [ -> ]Tento é comprar o modelo sem cabo, esses pequeno cabos USB não servem para nada e frequentemente vêm avariados.

Além disso, sem cabo costuma ser mais barato Big Grin