WeatherDuino Forum

Full Version: Propósito do T2 (IRLZ44N) e possibilidade de dissipação conjunta com o IC1 (LM7809)
You're currently viewing a stripped down version of our content. View the full version with proper formatting.
Pages: 1 2
Uma dúvida digamos "académica": que propósito serve o "IRLZ44N MosFET transistor" na unidade TX?

Haverá algum interesse em dotá-lo de um dissipador (ou seja, também tende a aquecer por exemplo em caso de ventoinha permanentemente ligada)?

Pergunto também porque arranjei uns "mega dissipadores" (leia-se uns dissipadores grandes q.b.) de uma fonte de alimentação de um PC a que estavam ligados múltiplos transístores e que me podem servir, por exemplo para ligar simultaneamente o T2 e o IC1 (isto é, os dois num único dissipador, uma vez que estão alinhados).
Não utilize um dissipador comum, a não ser que utilize isoladores!!!

O IRLZ44N dificilmente irá aquecer. Com uma Rds de apenas 0.022 Ohm, seria preciso uma ventoinha muito consumidora (lá para o 10 ou 15 Amp) para o aquecer um bocadinho. A sua função é de servir de interruptor para ligar e desligar a ventoinha do RS.
Mesmo o 7809 aquece apenas ligeiramente, um pequeno dissipador é suficiente.
Na primeira "construção" tive exactamente esse problema, usei um dissipador grande para tudo (que por sinal ainda lá está em serviço) mas não tive em consideração o esquema e não utilizei isoladores, digamos que embora nada se tenha avariado, rapidamente dei com a falta do dito isolador Big GrinBig Grin

(02-03-2015, 23:14)Werk_AG Wrote: [ -> ]Não utilize um dissipador comum, a não ser que utilize isoladores!!!

O IRLZ44N dificilmente irá aquecer. Com uma Rds de apenas 0.022 Ohm, seria preciso uma ventoinha muito consumidora (lá para o 10 ou 15 Amp) para o aquecer um bocadinho. A sua função é de servir de interruptor para ligar e desligar a ventoinha do RS.
Mesmo o 7809 aquece apenas ligeiramente, um pequeno dissipador é suficiente.
(03-03-2015, 12:33)meteoestarreja Wrote: [ -> ]não utilizei isoladores, digamos que embora nada se tenha avariado, rapidamente dei com a falta do dito isolador

Para que melhor possa capitalizar essa experiência: o que é que se entende aqui exactamente pela necessidade de aplicar "isoladores"?

Na fonte de alimentação de onde o desmontei, reparei que o dissipador tinha vários componentes ligados em simultâneo estando o contacto entre eles e a superfície de metal do dissipador separado por uma fina película de um material que me parece homólogo ao papel (provavelmente "papel de mica", ver infra), e tencionava reusar. É disto (desta separação) que estamos a falar?

Se sim, em alternativa, suponho que se optar por "serrar" o dissipador ao meio, "isolando" o IRLZ44N do 7809 isso deixa de ser problema? Ou mesmo assim é conveniente algo como isolador?

EDIT: Parece que uma opção é por exemplo usar um pedaço de "mica".
Boa noite, é exactamente isso.
Essa película retirada da fonte pode ser aproveitada e em princípio será melhor até que a referida e "vulgar" mica.
No caso deste circuito - e se não estou enganado na versão da placa, apenas existem dois componentes no dissipador pelo que, pode-se colocar isolante apenas num dos ditos componentes.
O objectivo é isolar a componente eléctrica permitindo uma transferência térmica.
Cortar o dissipador também funciona e desde que as duas partes não fiquem em contacto, não é necessário material isolante embora que, esteticamente não fique tão bem (digo eu) Big Grin
Muitas vezes não é necessário o dito material isolante porque os componentes que estão acoplados ao dissipador, estão em comum na parte metálica - se é que me fiz entender.
Obrigado pela confirmação.

(03-03-2015, 21:18)meteoestarreja Wrote: [ -> ]Essa película retirada da fonte pode ser aproveitada e em princípio será melhor até que a referida e "vulgar" mica.

De facto a vulgarmente chamada mica ("Fina capa plástica, com abertura superior, que serve para guardar folhas") não deve ser aqui confundida com a "substância composta de lâminas finas, com brilho metálico, que constitui um dos elementos fundamentais do granito"*.

(*) "mica", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/mica [consultado em 04-03-2015].

Parece-me que no post que linko supra essa confusão está presente, pelo aspecto aquilo é um vulgar pedaço de plástico tipo acetato que deve isolar electricamente mas deve ter pouca resistência ao calor.

O papel de mica para este fim deve ter um aspecto fosco (como de facto o material usado na fonte de alimentação):
[Image: 52.jpg]

Ver ainda "Sheet Mica >>" (folha ou papel de mica) na Wikipédia.

Quote:Muitas vezes não é necessário o dito material isolante porque os componentes que estão acoplados ao dissipador, estão em comum na parte metálica - se é que me fiz entender.

Julgo que sim. A ideia é que se os componentes já estão em contacto/comum a montante (na board) acaba por ser irrelevante se são ou não também colocados em contacto a jusante (no dissipador).
Assim como uma nota lateral para esta discussão. Eu gosto bastante deles. Eu só queria que eles estavam um pouco menor. Afigura-se que o material auto-adesivo de transferência de calor também pode ser um isolante .

http://www.jaycar.com.au/productView.asp?ID=HH8580
Ao preço que isto custa na china, nem vale a pena andar com grandes invenções! 10 unidades por menos de 1,50€...
É só procurar no eBay por TO-220 Heatsink

[Image: mij7Mt4HbV3cD4jAZpMP07g.jpg]

Uncle_bob, é bom ver que você tambem acompanha as discussões em lingua portuguesa. Cool
(04-03-2015, 12:42)Werk_AG Wrote: [ -> ]Uncle_bob, é bom ver que você tambem acompanha as discussões em lingua portuguesa. Cool

Eu sou um homem de muitas habilidades Big Grin

Eu importante em quebrar as coisas.
Como você deve ter notado Smile
(04-03-2015, 11:55)uncle_bob Wrote: [ -> ]Afigura-se que o material auto-adesivo de transferência de calor também pode ser um isolante .
Sim. Suponho que a massa térmica usada nos CPU também pode ser útil.

(04-03-2015, 12:42)Werk_AG Wrote: [ -> ]Ao preço que isto custa na china, nem vale a pena andar com grandes invenções!

Homessa! Andar com "grandes invenções" mesmo sem grande necessdade é muito parte da diversão.
Pages: 1 2