Uma dúvida digamos "académica": que propósito serve o "IRLZ44N MosFET transistor" na unidade TX?
Haverá algum interesse em dotá-lo de um dissipador (ou seja, também tende a aquecer por exemplo em caso de ventoinha permanentemente ligada)?
Pergunto também porque arranjei uns "mega dissipadores" (leia-se uns dissipadores grandes q.b.) de uma fonte de alimentação de um PC a que estavam ligados múltiplos transístores e que me podem servir, por exemplo para ligar simultaneamente o T2 e o IC1 (isto é, os dois num único dissipador, uma vez que estão alinhados).
Não utilize um dissipador comum, a não ser que utilize isoladores!!!
O IRLZ44N dificilmente irá aquecer. Com uma Rds de apenas 0.022 Ohm, seria preciso uma ventoinha muito consumidora (lá para o 10 ou 15 Amp) para o aquecer um bocadinho. A sua função é de servir de interruptor para ligar e desligar a ventoinha do RS.
Mesmo o 7809 aquece apenas ligeiramente, um pequeno dissipador é suficiente.
Na primeira "construção" tive exactamente esse problema, usei um dissipador grande para tudo (que por sinal ainda lá está em serviço) mas não tive em consideração o esquema e não utilizei isoladores, digamos que embora nada se tenha avariado, rapidamente dei com a falta do dito isolador

(02-03-2015, 23:14)Werk_AG Wrote: [ -> ]Não utilize um dissipador comum, a não ser que utilize isoladores!!!
O IRLZ44N dificilmente irá aquecer. Com uma Rds de apenas 0.022 Ohm, seria preciso uma ventoinha muito consumidora (lá para o 10 ou 15 Amp) para o aquecer um bocadinho. A sua função é de servir de interruptor para ligar e desligar a ventoinha do RS.
Mesmo o 7809 aquece apenas ligeiramente, um pequeno dissipador é suficiente.
(03-03-2015, 12:33)meteoestarreja Wrote: [ -> ]não utilizei isoladores, digamos que embora nada se tenha avariado, rapidamente dei com a falta do dito isolador
Para que melhor possa capitalizar essa experiência: o que é que se entende aqui exactamente pela necessidade de aplicar "isoladores"?
Na fonte de alimentação de onde o desmontei, reparei que o dissipador tinha vários componentes ligados em simultâneo estando o contacto entre eles e a superfície de metal do dissipador separado por uma fina película de um material que me parece homólogo ao papel (provavelmente "papel de mica", ver infra), e tencionava reusar. É disto (desta separação) que estamos a falar?
Se sim, em alternativa, suponho que se optar por "serrar" o dissipador ao meio, "isolando" o IRLZ44N do 7809 isso deixa de ser problema? Ou mesmo assim é conveniente algo como isolador?
EDIT: Parece que uma opção é por exemplo
usar um pedaço de "mica".
Boa noite, é exactamente isso.
Essa película retirada da fonte pode ser aproveitada e em princípio será melhor até que a referida e "vulgar" mica.
No caso deste circuito - e se não estou enganado na versão da placa, apenas existem dois componentes no dissipador pelo que, pode-se colocar isolante apenas num dos ditos componentes.
O objectivo é isolar a componente eléctrica permitindo uma transferência térmica.
Cortar o dissipador também funciona e desde que as duas partes não fiquem em contacto, não é necessário material isolante embora que, esteticamente não fique tão bem (digo eu)

Muitas vezes não é necessário o dito material isolante porque os componentes que estão acoplados ao dissipador, estão em comum na parte metálica - se é que me fiz entender.
Obrigado pela confirmação.
(03-03-2015, 21:18)meteoestarreja Wrote: [ -> ]Essa película retirada da fonte pode ser aproveitada e em princípio será melhor até que a referida e "vulgar" mica.
De facto a vulgarmente chamada mica ("Fina capa plástica, com abertura superior, que serve para guardar folhas") não deve ser aqui confundida com a "substância composta de lâminas finas, com brilho metálico, que constitui um dos elementos fundamentais do granito"*.
(*) "mica", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
http://www.priberam.pt/dlpo/mica [consultado em 04-03-2015].
Parece-me que no post que
linko supra essa confusão está presente, pelo aspecto aquilo é um vulgar pedaço de plástico tipo acetato que deve isolar electricamente mas deve ter pouca resistência ao calor.
O papel de mica para este fim deve ter um aspecto fosco (como de facto o material usado na fonte de alimentação):
[Image: 52.jpg]
Ver ainda "
Sheet Mica >>" (folha ou papel de mica) na Wikipédia.
Quote:Muitas vezes não é necessário o dito material isolante porque os componentes que estão acoplados ao dissipador, estão em comum na parte metálica - se é que me fiz entender.
Julgo que sim. A ideia é que se os componentes já estão em contacto/comum a montante (na
board) acaba por ser irrelevante se são ou não também colocados em contacto a jusante (no dissipador).
Assim como uma nota lateral para esta discussão. Eu gosto bastante deles. Eu só queria que eles estavam um pouco menor. Afigura-se que o material auto-adesivo de transferência de calor também pode ser um isolante .
http://www.jaycar.com.au/productView.asp?ID=HH8580
Ao preço que isto custa na china, nem vale a pena andar com grandes invenções! 10 unidades por menos de 1,50€...
É só procurar no eBay por TO-220 Heatsink
[Image: mij7Mt4HbV3cD4jAZpMP07g.jpg]
Uncle_bob, é bom ver que você tambem acompanha as discussões em lingua portuguesa.

(04-03-2015, 12:42)Werk_AG Wrote: [ -> ]Uncle_bob, é bom ver que você tambem acompanha as discussões em lingua portuguesa. 
Eu sou um homem de muitas habilidades
Eu importante em quebrar as coisas.
Como você deve ter notado

(04-03-2015, 11:55)uncle_bob Wrote: [ -> ]Afigura-se que o material auto-adesivo de transferência de calor também pode ser um isolante .
Sim. Suponho que a massa térmica usada nos CPU também pode ser útil.
(04-03-2015, 12:42)Werk_AG Wrote: [ -> ]Ao preço que isto custa na china, nem vale a pena andar com grandes invenções!
Homessa! Andar com "grandes invenções" mesmo sem grande necessdade é muito parte da diversão.