Bom dia,
Necessito de ajuda para resolver uma possível avaria no Wifi da placa pro2plus.
A estação esteve a trabalhar durante 2 meses e de um momento para o outro deixou de se conectar ao router, tudo funciona excepto o wifi.
Diagnóstico que já fiz:
-Reset ao router e verifiquei que não detecta o IP da estação.
-Aproximei a Estação do Router para despistar o sinal fraco do Wifi
-Reset ao Meduino
-Substituição do Meduino com nova programação.
-Falta-me medir as tensões no modulo Wifi
Quando a avaria sucedeu verifiquei que o Led Azul do Wifi estava sempre acesa, fiz reset ao Meduino e depois disso nunca mais acendeu.
Alguém que me dê mais umas luzes do que podera ser?
Cumprimentos.
Nélio Simões
(29-08-2017, 12:47)CT7AEB Wrote: [ -> ]Bom dia,
Necessito de ajuda para resolver uma possível avaria no Wifi da placa pro2plus.
A estação esteve a trabalhar durante 2 meses e de um momento para o outro deixou de se conectar ao router, tudo funciona excepto o wifi.
Diagnóstico que já fiz:
-Reset ao router e verifiquei que não detecta o IP da estação.
-Aproximei a Estação do Router para despistar o sinal fraco do Wifi
-Reset ao Meduino
-Substituição do Meduino com nova programação.
-Falta-me medir as tensões no modulo Wifi
Quando a avaria sucedeu verifiquei que o Led Azul do Wifi estava sempre acesa, fiz reset ao Meduino e depois disso nunca mais acendeu.
Alguém que me dê mais umas luzes do que podera ser?
Cumprimentos.
Nélio Simões
Bom tarde,
Talvez uma pista: ver se outra rede WIFI for levada de recepção.
Tenho um problema similar com um servidor audio desde os meus vizinhos têm de WIFI (conflito).
Boa coragem
Olá Nélio Simões,
Já verificou se existe comunicação entre o Meduino e o modulo WiFi?
Durante o arranque, se abrir o Serial Monitor do Arduino IDE deverá ver algumas mensagens provenientes do modulo WiFi. Se tal não acontecer, efectivamente pode existir um problema com o modulo WiFi, ou algum mau contacto com a board.
Se assim for, com cuidado tente reaquer todos os pontos de soldadura do modulo com a board.
Uma questão: O Meduino que está a usar tem o diodo mostrado na imagem abaixo retirado?
[Image: Mega_mini_USBmod.jpg]
[
attachment=1074]
Boa noite Werk!
Quanto ao diodo sim removi antes de por a placa em uso.
No monitor serie aparece estes caracteres estranhos (em anexo) não sei porquê?
Já confirmei os 3.3v no modulo wifi e medi as resistências que o rodeiam parece tudo ok
Vou refazer as soldaduras do modulo wifi
O que é estranho é que o led azul não acende nem pisca em nenhuma situação.
Obrigado.
Nélio
Olá Nélio,
Por favor coloque o Baud Rate do serial monitor a 19200, para poder ver o que sai e depois coloque aqui.
Sim, é extranho que o Led azul do modulo WiFi não pisque ligeiramente quando faz reset.
Olá Werk,
Não sabia acerca do baudrate.
Estou convencido que o problema é mesmo do modulo wifi, quando refiz as soldaduras obtive conecção à rede e pensei que estivesse resólvido, fiz novamente reset e o modulo wifi ficou com a luz azul sempre acesa e a estação não reinicia, pareçe que fica bloqueado. Fiz vários resets e a luz continua sempre acesa até que desliguei a alimentação por algumas horas e quando liguei novamente a luz já não acende outra vez nem obtive rede, mas reiniciou normalmente.
Já medi a continuidade entre os pinos do modulo Wifi e as pistas da placa e parece estar tudo ok.
Na minha perspectiva quando o modulo aqueceu com o ferro de soldar ficou ok por momentos mas depois voltou a avariar, parece-me um problema interno no módulo wifi.
Mais logo vou fazer o serial printer novamente para ver o que acontece.
Obrigado.
Nélio
(30-08-2017, 11:12)CT7AEB Wrote: [ -> ]... quando refiz as soldaduras obtive conecção à rede e pensei que estivesse resólvido...
Olá Nélio,
Isto faz-me mesmo achar que provavelmente uma ou mais soldaduras possam ter ficado "frias".
Se desejar eu posso trocar-lhe o modulo WiFi, mas antes disso sugeria-lhe que volta-se a tentar resoldar todas as soldaduras do modulo verificando tambem as soldaduras de todos os components que se encontram à volta dele (algumas resistências e condensadores).
O ESP8266 muitas vezes só reinicia completamente após desligar (esperar pelo menos 5 segundos) e voltar a ligar.
Os dados mostrados no Serial Monitor confirmam que efectivamente não está a existir comunicação com o modulo WiFi.
Se definitivamente não conseguir "reanimar" o modulo WiFi, e quiser que o substitua, combinamos isso por PM.
Cumprimentos
Olá Werk,
Vou fazer isso que sujeriu de refazer as soldaduras nos componentes que rodeiam o módulo.
Depois digo como correu.
Obrigado.
Nélio
Olá Werk,
Refiz as soldas dos componentes que rodeiam o modulo wifi e ficou na mesma, voltei a soldar o modulo e começou a comunicar.
Mais tarde desliguei a alimentação para ver se o problema tinha ficado resólvido mas o modulo deixou de reagir novamente (luz azul sempre apagada), fiz varios resets mas sem sucesso.
Acho que o problema não é nas soldas mas sim um mau contacto interno no modulo wifi.
Envie os seus dados por MP para eu lhe enviar a placa sffv.
Obrigado.
Nélio